Por mais que tentássemos informar de uma forma tranquila e sem tecer nenhum comentário negativo, ponderando sempre pelo lado da critica construtiva, fica difícil se calar perante a mais esta errata da gestão expertise da administração municipal através da secretaria de saúde.

Conforme divulgado amplamente pela grande imprensa, o Governador João Doria anunciou na última quarta-feira (2) o “Dia C de Vacinação” neste sábado (5) para a imunização das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A ação segundo ele, acontece em parceria com os 645 municípios, que abrirão as unidades básicas de saúde para a vacinação do público infantil.

A coletiva para informar a ação foi bem claro quando relatou que mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h (consulte a programação do seu município) para a aplicação da primeira dose da vacina. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a Covid-19.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizou R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

“Será uma grande ação envolvendo todos os municípios do estado para ampliarmos a cobertura vacinal das nossas crianças. É fundamental que os pais e responsáveis compareçam com seus filhos aos postos de vacinação e se protejam contra o coronavírus”, destacou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Marília adota o Dia C´ da vacinação com pouco mais de 4 horas de atendimento e em apenas 6 unidades de saúde.

Não h´a explicações sobre a medida adotada, mas, fato é que: ao contrário dos outros 644 município que disponibilizará o atendimento por 12 horas, Marília se limitou a apenas 4 horas e meia e em apenas 6 unidades de saúde.

No site prefeitura o informe detalha que a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará neste sábado, dia 5 de fevereiro, o “Dia C” da vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, aplicação de primeira, segunda e dose adicional para adultos e atualização de registro das doses nominais no sistema VaciVida. A ação vai ocorrer das 8h às 12h30 em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde): São Judas, Cascata, Alto Cafezal, Santa Antonieta, Chico Mendes e Planalto.  As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, lembrando que será permitida a entrada de apenas um acompanhante no ato da vacinação. Crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de 6 a 11 anos serão vacinadas com a CoronaVac.

Em meio a mais de 40 unidades de saúde, apenas seis estarão funcionando, ou seja: uma para cada região da cidade, excluindo os distritos mais longínquos como Rosália, Avencas, Dirceu e Amadeu Amaral. Para complicar ainda mais, novamente fomentando a formação de filas devido a grande demanda a ser coberta por cada unidade. Na zona sul por exemplo, a população estimada é de quase 100 mil pessoas.

Enfim, fica registrado mais uma vez uma falta de sintonia em ações de combate ao coronavírus. Por mais que esteja havendo um certo e irresponsável desinteresse dos pais em vacinar seus filhos, compete ao governo municipal fazer a sua parte enquanto facilitador, mas, em se tratando de Marília…está difícil.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.