O Itaú enviou uma notificação para seus clientes dizendo que vai ressarcir eventuais prejuízos com as falhas ocorridas nos sistemas do banco. Na última quinta-feira (3), o aplicativo e site ficaram fora do ar, impedindo a realização de pagamentos e transferências. Além disso, algumas pessoas relataram terem o valor de seu saldo modificado, alguns com registros maiores do que o anterior e outros que perderam dinheiro durante o período. A instituição diz que o erro foi corrigido. No entanto, houve relatos de problemas na sexta-feira (4).

Itaú diz que vai ressarcir 

“Pagaremos normalmente. Juros e encargos de 03/03 serão ressarcidos”, diz a notificação enviada pelo banco para clientes. Segundo o Itaú, a falha teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. A empresa ainda negou que tenha ocorrido qualquer tipo de evento externo, como a ação de hackers.

“O Itaú Unibanco informa que os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos. Já o acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, explica a nota.

No Twitter, ainda há relatos de clientes com problemas, mas em um volume bem menor do que o registrado ontem. Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, os problemas diminuíram por volta das 19hrs de ontem. Hoje, os registros de erro são baixos. 

Procon-SP notifica Itaú por falhas em aplicativos e plataformas

O Procon solicitou que o banco esclareça quando constatou o problema e quais as providências e protocolos de segurança foram aplicados

O Procon de São Paulo notificou o Grupo Itaú por problemas enfrentados pelos clientes nos aplicativos e na página do banco na quinta feira (3). Segundo o órgão de defesa do consumidor, foram relatadas dificuldades para cessar contas, efetuar transações e erros em extratos bancários.

O Procon solicitou que o banco esclareça quando constatou o problema e quais as providências e protocolos de segurança foram aplicados. Também devem ser informados quais serviços e quantos clientes foram afetados pela instabilidade.

O órgão de defesa do consumidor também deseja que o Itaú explique quais são as medidas tomadas para proteger os dados pessoais dos clientes e evitar vazamentos acidentais ou ilícitos de informações.

O Procon explicou que os consumidores não podem ser prejudicados pelas falhas na plataforma do banco. Caso algum cliente tenha sido impedido de realizar uma transação e o banco não ofereceu alternativas, não poderá haver cobrança de multas ou juros.

A recomendação para quem teve problemas com as falhas no Itaú é registrar uma reclamação pelos canais de atendimento do banco. Caso não seja oferecida solução, o consumidor pode entrar em contato diretamente com o Procon.

Em nota, o Itaú Unibanco disse que prestará todos os esclarecimentos solicitados pelo Procon. “O banco informa, ainda, que a origem do problema teve relação com um atraso no processamento interno de dados, sem qualquer risco de integridade ou vazamento de informações de clientes”, afirmou o comunicado.

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