O Google confirmou o encerramento do Android Auto, o assistente de trânsito do sistema operacional móvel, para os smartphones a partir da atualização para o Android 12. A empresa estará substituindo o utilitário pela interface do modo de direção do Google Maps, já inclusa nativamente no programa, ou pelo Google Assistente.

A suspeita veio após alguns usuários repararem que o aplicativo do Android Auto para Smartphones joga uma mensagem, informando que o programa estaria apenas disponível “para interface de carros”. A tela imediatamente indica aos usuários para utilizarem o Google Assistente, que recebeu um modo nativo voltado à navegação de trânsito.

Em nota ao XDA Developers, o Google afirmou que “a partir do Android 12, o modo de direção do Google Assistente será o aplicativo padrão de orientação veicular”. Todos os usuários que utilizarem o Android Auto serão transicionados para a nova função nativa do Android.

A empresa não declarou mais informações sobre a decisão do encerramento do Android Auto para celulares. O aplicativo continua funcionando na sua versão para computadores de bordo compatíveis.

Android Auto no painel de automóvel

Desde 2019, o Google vinha tratando o Android Auto como sucata, então seu encerramento não é uma surpresa. A partir da versão 10 do sistema operacional móvel, a empresa decidiu passar a maioria das funções diferenciais do auxiliar de trânsito como recursos nativos da interface, descontinuando o app. Motoristas com veículos sem compatibilidade ao sistema operacional dependiam do utilitário para facilitar a navegação nas ruas.

Os planos do Google envolviam a criação de um app substituto, o modo de direção do Google Assistente. No entanto, percalços de desenvolvimento levaram a big tech a botar um tapa-buraco — no caso, o próprio Android Auto para Smartphones. Agora que o modo de direção do Google Assistente já está com o recurso de pé, a interface para carros permanecerá reservada apenas a carros mesmo.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.