Prefeitura de São Paulo decidiu baixar uma portaria com algumas regras proibindo a circulação pelas calçadas e tornando o uso de capacete obrigatório.

Patinetes elétricos fazem sucesso nas grandes cidades, mas riscos preocupam.

Os patinetes elétricos chegaram às grandes cidades e fazem sucesso. É um transporte muito prático, não requer esforço nem muita habilidade. Não polui e é uma boa alternativa para escapar do trânsito. Mas e os riscos? Tem gente se machucando feio e tratando o patinete como um brinquedo e não como um meio de transporte. Só a cidade de São Paulo já tem quatro mil patinetes para serem alugados via aplicativo de celular. E quem controla tudo isso? A novidade veio sem nenhuma regulamentação.

As regras variam pelo mundo. Em Nova York, o patinete elétrico compartilhado está proibido. Quem tem o seu, roda a no máximo 25 quilômetros por hora, mas é raro encontrar alguém usando capacete. Já em Londres, mesmo sendo proibidos de circular pelas ruas ou calçadas, eles estão no espaço público, só que todo mundo usa capacete.

São Paulo regulamenta uso de patinete e capacete passa a ser obrigatório

Esse meio de transporte que tem se multiplicado nas ruas das maiores cidades brasileiras e provocado discussões sobre segurança foi regulamentado na ultima segunda feira, em São Paulo.

Desde a chegada dos primeiros, há quase nove meses, a liberdade para circular com eles foi quase total. O uso do patinete elétrico compartilhado foi se multiplicando e começaram os conflitos, principalmente nas calçadas.

“As pessoas não sabem usar, não sabem respeitar, se acidentam. Eu já vi vários acidentes, então está bem complicado ainda”, disse o coordenador de TI Flávio de Matos.

Só que, ainda mais grave que a disputa de espaço, são os tombos, o aumento dos acidentes como o que o Fantástico mostrou no domingo (12).

O bueiro rebaixado derrubou a Amanda. “Na hora, já caí, bati a cabeça, bati o rosto, acabei apagando”, contou.

O amigo dela se assustou, acabou caindo e quebrando a clavícula. “A princípio, vai demorar dois meses para poder voltar à vida normal”, disse.

São Paulo foi a primeira cidade do país a receber os patinetes elétricos compartilhados e vai ser a primeira a criar regras para eles. O uso obrigatório do capacete é uma das exigências de um decreto que a prefeitura divulgou na última segunda-feira (13).

As normas vão valer por 90 dias até que termine a discussão com empresas e representantes da sociedade para apresentar uma regulamentação mais detalhada e definitiva.

Além de exigir o uso do capacete, será proibida a circulação em calçadas e em vias onde carros circulam a mais de 40 km/h. Algumas empresas já fornecem capacete.

“As multas são aplicadas em cima das empresas que detêm o patinete. Da mesma forma que a gente multa uma empresa dona, locadora de veículos. Aepois a locadora, depois a dona do patinete, pode passar essa multa para o usuário. A gente aposta na micro mobilidade, mas não é porque as pessoas usam, estão gostando, – e a gente precisa respeitar isso -, que nós vamos fazer de qualquer forma”, disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).

O mundo passou a discutir os patinetes compartilhados. Nova York proibiu, Londres libera só para quem tem o seu próprio e Paris criou regras bem rigorosas depois da invasão de mais de 15 mil patinetes.

Marcelo Loureiro, empresário do setor, reconhece que as regras são importantes. “A gente é super a favor da recomendação, da regulamentação porque somente a regulamentação vai poder acalmar os ânimos da discussão que estão acontecendo neste momento”, declarou o gerente nacional de empresa de patinete.

As regras são de responsabilidade das prefeituras. Poderão variar de uma cidade para a outra, mas serão importantes para todas elas.

“Se todo mundo fosse educado naturalmente, eu acho que dava tudo certo”, afirmou a aposentada Ina Rodrigues.

Em Marília, a moda ainda não engrenou, no entanto, se antecipando ao futuro eminente algum nobre edil deveria se atentar ao fato e, ao invés de se preocupar com a criação do “Dia do Meteorito”, poderia já apresentar um requerimento ou projeto de lei a respeito do assunto.

Regras para o uso de patinetes na cidade de São Paulo — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

Regras para o uso de patinetes na cidade de São Paulo — Foto: Wagner Magalhães/Arte G1

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.