Além de ajudar a aliviar os sintomas de doenças físicas nos pets, ela atua como coadjuvante para tratamento de saúde mental

A acupuntura canina é um procedimento que apresenta grandes benefícios, que envolve sessões de relaxamento, qualidade de vida e alívio de sintomas relacionados a várias doenças. Esta técnica muito usada por humanos, também pode ser aplicada em cães e não possui contraindicação, sendo recomendada para diversos outros animais.

É claro que não podemos deixar de frisar sempre que, por mais que o tratamento tenha seus benefícios, é importante a recomendação veterinária. A acupuntura é considerada uma técnica oriental, que no ano de 1995 foi nomeada uma especialidade médica aqui no Brasil. Apesar disso, ela não é só indicada para tratamento alternativo de humanos. Mas sim, promove grandes benefícios os animais.

acupuntura canina

Acupuntura canina – O que é e para que serve?

A acupuntura é considerada uma técnica oriental, que no ano de 1995 foi nomeada uma especialidade médica aqui no Brasil. Apesar disso, ela não é só indicada para tratamento alternativo de humanos. Mas sim, promove grandes benefícios para os animais.

E além de ajudar a aliviar os sintomas de doenças físicas nos pets, ela atua como coadjuvante para tratamento de saúde mental. Você sabe como a acupuntura nos cães é feita? Se quiser conhecer mais sobre a técnica, continue a leitura deste artigo que vai responder essa e outras dúvidas sobre o assunto.

Como é feita a acupuntura canina?

A acupuntura, de um modo geral, atua através de estímulos de determinadas partes do corpo, através de diversas terminações nervosas do organismo. Sendo assim, com o uso de uma agulha, o acupunturista, fisioterapeuta ou médico especializado, estimula as áreas meridianas do animal.

Esses pontos são pré-determinados, pois possuem fortes concentrações de terminações nervosas que se comunicam diretamente com sistema nervoso central. Uma sessão pode durar em média de 30 a 40 minutos. Mas não se preocupe, o cãozinho vai ficar bem relaxado, ao ponto de nem sentir dores durante as sessões.

Benefícios da acupuntura em cães

A acupuntura veterinária traz muitos benefícios para os pets. Inclusive, é uma técnica terapêutica que não apresenta efeitos colaterais. Aliás, qualquer animal pode fazer, desde os selvagens, animais de estimação e até cavalos, sendo este um procedimento alternativo da medicina veterinária natural.

Entre os principais benefícios estão o aumento do fluxo sanguíneo, estimulação do sistema imunológico, alívio de dores e recuperação motora. O aumento da secreção de neurotransmissores, neuro hormônios e melhora do funcionamento das funções endócrinas também pode ser tratado com a acupuntura em cães.

Assim como a aroma terapia para animais, a acupuntura também promove um estímulo, com ação regenerativa e de relaxamento animal.

acupuntura canina

Quando a acupuntura canina é indicada?

A acupuntura canina pode ser aplicada em paralelo às terapias e outros procedimentos médicos. Porém, precisa ser orientada pelo profissional. Possui muitos benefícios, não afeta negativamente o tratamento convencional com medicamentos e demais terapias, sendo assim considerada uma alternativa complementar opcional.

Confira para quais indicações a acupuntura para cães pode ajudar na resolução de problemas de saúde, incluindo doenças crônicas e tratamentos fisioterápicos.

  • Alívio de sintomas neuromusculares: sequelas da cinomose, doenças degenerativas nas articulações, displasias, inflamações nos ossos e articulações;
  • Doenças musculares: Artrose em cães, lombalgias, hérnia de disco e inflamações nos músculos;
  • Doenças respiratórias: Bronquite em cães, asma e pneumonia;
  • Distúrbios neurológicos: Epilepsia em cães, AVC, paralisia facial e convulsões;
  • Distúrbios digestivos: Diarreia em cachorro, pancreatite e outras doenças do sistema digestivo;
  • Doenças do sistema urinário: Incontinência urinária e displasia renal;
  • Tratamento de doenças metabólicas: Diabetes em cães e hipotireoidismo;
  • Reabilitação pós-cirurgia: controle das dores e recuperação;
  • Tratamento para problemas comportamentais e psicológicos: ansiedade por separação, hiperatividade canina e depressão;
  • Dores agudas e crônicas de um modo geral.

A técnica de acupuntura também se torna uma excelente aliada no tratamento de cachorros idosos e oncológicos, trazendo bem estar e qualidade de vida. Os grandes efeitos do tratamento, são: controle das dores, promovida pelo relaxamento do corpo e diminuição dos efeitos colaterais de procedimentos invasivos.

Contudo, é preciso entender que a técnica oriental está em processo de pesquisa, mas os resultados são observados em situações que levam o bem estar do doguinho. Então, busque sempre um acompanhamento profissional e jamais faça esse tipo de tratamento em casa e sem um auxílio veterinário, ok?

E você, já tinha ouvido falar da acupuntura canina? Agora que você conhece um pouco mais sobre esta técnica, que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Cuide bem do seu dog, e, se você gostou desta seção, envie um comentário para nossa redação; (14) 99600-6375.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.