Acidente com Super Tucano A-29 aconteceu nesta quarta-feira (27), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Esquadrilha faria apresentação especial no aniversário de 164 anos de Lençóis Paulista. Momento foi registrado por moradores e compartilhado nas redes sociais

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu nesta quarta-feira (27), em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, distante 305 quilômetros de Marília. A aeronave era do modelo Super Tucano A-29. 

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Brasileira, logo após a decolagem, os dois tripulantes precisaram se ejetar e o avião acabou colidindo com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliação médica. Investigadores da FAB foram encaminhados para o local com o objetivo de apurar a ocorrência. Em publicação nas redes sociais, moradores da região compartilharam vídeo do momento em que a aeronave caiu.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o cancelamento da apresentação da Esquadrilha da Fumaça que ocorreria nesta quinta-feira (28), no aniversário de Lençóis Paulista, distante de Marília 152 quilômetros, em decorrência da queda de uma aeronave da esquadrilha na tarde desta quarta feira, em uma área da Academia da Força Aérea (AFA ), em Pirassununga.

De acordo com informações da Força Aérea, dois tripulantes, o piloto e um mecânico, estavam na aeronave e conseguiram ejetar antes da queda. Uma equipe de resgate da AFA socorreu a dupla, que foi atendida no hospital da AFA e passa bem. Moradores da região registraram a fumaça e o momento do resgate.

Os dois estavam a bordo de uma aeronave A-29, que é usada para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil. Apesar do cancelamento da apresentação, a Prefeitura de Lençóis Paulista confirmou que o ato cívico em comemoração aos 164 anos da cidade e toda a programação cultural seguem normalmente.

O ato cívico está programado para começar às 8h, com a presença de escolas, orquestra e bandas da cidade. Em nota, o município prestou solidariedade e desejo de melhoras ao capitão Moreno e ao mecânico. A esquadrilha faria a apresentação, em homenagem ao município, por volta das 10h, no Estádio João Roberto Vagula (Vagulão).

Nota da FAB

O Comando da Aeronáutica informou que a aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação. Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.