A Defesa Civil de São Paulo emitiu uma alerta para a possibilidade de tempestades severas, com raios e ventos fortes na maior parte do estado de São Paulo nesta quarta-feira, principalmente na Baixada Santista e região metropolitana da Capital.

De acordo com alerta, em função do acúmulo de umidade no solo, é necessário redobrar a atenção para a possibilidade de deslizamentos em áreas de risco.

A previsão para a Capital é de sol com muitas nuvens e chuvas no final da tarde é à noite. A temperatura máxima prevista para esta quarta-feira é de 29ºC.

Os radares do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, estão detectando chuvas moderadas/fortes no estado de São Paulo.

O fluxo de ar quente e úmido predominante e a circulação de vento em níveis médios e altos da atmosfera tem sido bastante favoráveis à formação de grandes instabilidades e a ocorrência dos temporais em muitas áreas do estado de SP desde o último domingo (10), inclusive na capital.

Nesta quarta-feira (13) uma frente fria se aproxima do litoral paulista e reforça estas instabilidades que se espalham ao longo do dia pela Grande São Paulo, pelo litoral e pelo interior do Estado. Estas nuvens ficam ainda mais carregadas durante a tarde e a noite por conta do aquecimento diurno e do fluxo contínuo de umidade vindo do Norte e da entrada de umidade marítima. O risco de chuva forte, acompanhada de raios e vento forte, com rajadas de vento, variando em média de 50 a 70 km/h, é alto em todas as regiões paulistas.

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios, deslizamento de terra em áreas de encosta, potencial para queda de árvores e destelhamento de imóveis durante os eventos de ventania. A mínima registra foi de 20 graus e a máxima não deverá ultrapassar os 30 graus.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.