Como se já não bastasse os recentes escândalos envolvendo o processo de vacinação na cidade como o grande numero de pessoas que tomaram vacina na cidade, mesmo residente em outras cidades até outros estados e a polêmica denuncia realizada pelo jornal Metrópoles e Valor Econômico sobre as vacinas vencidas, outra novela acaba de vir a público.

Virou festa, mas, desta vez, pessoas estariam agindo de má fé para tomar a primeira dose da vacina. Ocorre que, com a mudança dos grupos prioritários, que garante a imunização contra a Covid-19 em pessoas que têm comorbidades e doenças cardiovasculares, um grande leque acabou se abrindo e em razão disto, alguns moradores de Marília têm apresentado receitas de familiares ou declarações médicas falsas nas ações programadas pela pasta, a fim de garantir uma dose da vacina.

Desta feita, a denuncia partiu da própria secretaria municipal de saúde, através da coordenadora da imunização de Marília, Juliana Bortoletto que concedeu entrevista a um canal de TV local; ” Nós encontramos pessoas que levam receitas de familiares, que não é do individuo que está ali no momento, declarações médicas falsificadas, rasuradas, para tentar receber a vacina […] Então nós estamos com uma equipe capacitada para analisar essas informações e, nesses casos, o paciente é orientado a ser retirado do local”, declarou ela.

Facebook

É importante destacar que, para obter o direito a primeira dose a vacina nesta etapa garantir a imunização, os marilienses interessados deverão levar um atestado atualizado (de 2020 ou 2021), comprovando as comorbidades, sem rasura e com assinatura e carimbo do médico.

O processo de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades ou doenças cardiovasculares, da faixa etária de 55 a 59 anos, começou no último dia no 11 ( terça feira ) e, foi concluído no dia de ontem, 13 de maio. Foram disponibilizadas doses da vacina AstraZeneca.

Confira abaixo quais são os grupos de comorbidades:

– Diabetes Mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão arterial Resistente (HAR);

– Hipertensão arterial estágio 3;

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Doenças cardiovasculares:

– Insuficiência cardíaca (IC);

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

– Cardiopatia hipertensiva;

– Síndromes coronarianas;

-Valvopatias;

– Miocardiopatias e Pericardiopatias;

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênita do adulto;

– Prótese valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

– Doenças cerebrovascular

– Imunossuprimidos;

– Hemoglobinopatias graves;

– Obesidade mórbida;

– Cirrose hepática.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, marcou uma nova ação de vacinação contra a Covid-19 para este sábado (15), das 8h às 19h, no ginásio de esportes da Unimar (Universidade de Marília).

A ação será para as pessoas com comorbidades ou doenças cardiovasculares na faixa etária de 50 anos e mais, que poderão receber a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. Irão receber a vacina na ação deste sábado as pessoas que fizeram o agendamento prévio pelo link disponibilizado pela Prefeitura.

Além do documento que comprova a comorbidade, o morador precisa levar, no dia da vacinação, um documento com foto e o comprovante de agendamento de horário (impresso ou pelo celular). Segundo a prefeitura, não será permitida a entrada de crianças no local de vacinação.

Como a própria secretaria municipal da saúde conseguiu identificar a apresentação irregular dos atestados falsificados por parte de alguns oportunistas de plantão, fomos informados de que, até o final da tarde de hoje, a pasta estará comunicando quais providências o município estará adotando para tentar inibir está prática delituosa em uma nova ação.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.