Não é a toa que a classe política de Marília em um todo se silencia no que diz respeito aos pedágios implantados em todas as rodovias de acesso a cidade. Apesar de discursos inflamados e demagógicos, o que se vê, são reuniões de fachada para se cumpriu um protocolo político, mas, que na realidade não passa de um farsa onde todos acabam de uma certa forma comemorando, afinal, é um recurso que cai de paraquedas, ou melhor do bolso do contribuinte nos cofres da prefeitura sem qualquer esforço.

Segundo o informe da assessoria de imprensa da própria concessionária Triunfo, em um reconhecido sinal de transparência de seus atos, é possível constatar que a PREFEITURA DE MARÍLIA arrecadou somente neste primeira semestre quase R$ 350 mil reais, superando até mesmo a cidade de São José do Rio Preto que possui praticamente o dobro da população.

De janeiro a junho deste ano, a Triunfo Transbrasiliana repassou um total de R$ 3.759.463,55 em Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o
ISSQN, para os 22 municípios lindeiros que margeiam a BR-153/SP. O
repasse segue a Lei Complementar nº 116 de 2003, que estabelece o
pagamento do tributo aos municípios de rodovias pedagiadas.

Todos os municípios os quais possuem território onde a rodovia está inserida recebem da Concessionária o imposto sobre a arrecadação,
independentemente da localização das suas quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz). Para determinar o valor destinado a cada cidade, é realizado um cálculo com base na extensão do território à margem do trecho paulista da BR-153, de acordo com o que determina o contrato de concessão.

Ao todo, 22 municípios lindeiros são contemplados. Os que mais receberam o repasse do imposto no 1º semestre de 2021 foram as cidades de Promissão, Marília e São José do Rio Preto com pagamentos de R$ 367.944,46, R$ 344.129,28 e R$ 332.221,69, respectivamente.

O repasse acontece mensalmente e trata-se de um retorno do Programa de
Concessões Rodoviárias às comunidades. Além do repasse do imposto, que
visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a
Triunfo Transbrasiliana busca desenvolver iniciativas que deixem um legado social, ambiental e econômico. Confira o repasse de impostos aos 22 munícipios lindeiros entre janeiro e junho deste ano:

Os municípios lindeiros

Munícipios lindeiros são aquelas cidades que fazem limites com a BR- 153/SP.  São eles: Icém, Nova Granada, Onda Verde, São José do Rio Preto, Bady Bassitt, Mirassol, Jaci, José Bonifácio, Ubarana, Promissão, Guaiçara, Lins, Getulina, Guaimbê, Marília, Vera Cruz, Ocauçu, Campos Novos Paulista, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Salto Grande e Ourinhos.

Triunfo Transbrasiliana

A Transbrasiliana Concessionária de Rodovia é responsável, desde fevereiro de 2008, pela administração de mais 321,6 km* da BR-153, a quarta maior rodovia do Brasil. A Companhia gerencia o trecho que se inicia na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo no município de Icém (km 0) e termina na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná, no município de
Ourinhos, (km 347,7).

No dia 5 de janeiro de 2015 a Triunfo Participações e Investimentos assumiu a operação da rodovia, passando a chamar Triunfo
Transbrasiliana. Os 25.2 quilômetros no município de Marília estão sob responsabilidade da Concessionária Entrevias (SP-333) e DER-SP (SP-294).

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