A recomendação da Secretaria de Saúde para as mães de crianças com idade inferior a seis meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo, que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença.
Única forma de prevenir a doença é a vacinação .

Com 2,3 mil casos confirmados de sarampo de nos últimos três meses, o Brasil vive um surto da doença. O epicentro da epidemia está localizado no estado de São Paulo, onde foram confirmados uma morte e 2.299 casos – 98% do total.

Em seguida vêm Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4) e Distrito Federal (3), além de oito estados com um caso cada: Bahia, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Piauí.

Diante da evolução do surto no país, o Ministério da Saúde anunciou esta semana a aquisição de mais 18,7 milhões de doses de vacina contra o sarampo. O governo tem intensificado a imunização com foco em crianças de até 1 ano e adultos jovens.

Neste mês, o governo anunciou ainda uma nova recomendação para imunização de crianças. No intuito de conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde recomenda que crianças entre seis meses e 01 ano recebam uma dose extra da vacina, com uma imunização denominada “dose zero”. A iniciativa visa a diminuir a incidência nesta faixa etária – grupo com maior presença proporcional de casos, com 38,3 em cada 100 mil habitantes, contra uma média geral de 4,10 em cada 100 mil habitantes.

O ESTADO DE SÃO PAULO.

O estado de São Paulo contabiliza 2.457 casos confirmados de sarampo. Deste total, 66,6% se concentram na capital, com 1.637 ocorrências. A doença já matou duas crianças e um homem de 42 anos.

A Secretaria de Saúde informou ontem, sábado (31) que segue vacinando bebês com idade entre 6 meses e menores de 12 meses, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos, e representa cerca de 13% do total de casos registrados em SP. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

O primeiro caso ocorreu na terça-feira (27), com a morte de um homem de 42 anos, sem histórico de imunização contra a doença.

A recomendação da Secretaria de Saúde para as mães de crianças com idade inferior a seis meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo, que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.

NÚMEROS EM MARÍLIA.

A mobilização da Secretaria Municipal da Saúde de Marília já dura mais de um mês, quando o estado passou a viver surto da doença, a partir da Capital. No dia 5 de agosto foi confirmado o primeiro caso importado na cidade, quando um morador de SP doente esteve no município.

A Vigilância Epidemiológica Marília informou total de dez casos de sarampo este ano, sendo sete autóctones, ou seja, contraídos no município e três importados. Já foram descartados quatro suspeitos. O total de notificações chegou a 36.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.