A colônia nipônica e poder legislativo de Marília despertam nesta manhã em luto. Após travar uma grande luta, foi a óbito nesta madrugada o ex vereador e presidente da Câmara Municipal de Marília, Yoshio Takaoka.

Yoshio Sérgio Takaoka nasceu no Distrito de Rosália, no dia 3 de abril de 1961, onde passou toda sua infância. Filho de comerciantes do ramo de secos e molhados cursou Administração de Empresas, na Universidade Eurípides Soares da Rocha. Casado há 20 anos com Cícera Aparecida Takaoka, com quem teve dois filhos: Cássio Murilo Takaoka e Caio Sérgio Takaoka.

Foi Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, na administração 2001 a 2004, onde implantou a coleta seletiva de lixo na cidade de Marília. Desenvolveu as aulas de Educação Ambiental nas EMEFS e Escolas Estaduais do Município. Foi Diretor Adjunto da Codemar na administração 2004 a 2008. Foi suplente de vereador por duas legislaturas.

Foi eleito Vereador no dia 5 de outubro de 2008, com 2.512 votos pelo Partido PSB e exerceu o cargo de Presidente da Mesa Diretora no Biênio 2011/2012. Foi reeleito vereador, para a 18ª Legislatura, 2013-2016, com 2.125 votos pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB.

Juiz condena Takaoka, ex-presidente da Câmara, por improbidade em 2012 -  Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

O ex presidente da Câmara Municipal foi lembrado em 2019, quando ocorreu a condenação em instância final por improbidade administrativa, envolvendo ele e dois funcionários fantasmas nomeados pelo mesmo em ação civil pública.

Os fantasmas eram Moisés Fernando dos Santos e Luiz Carlos Guedes dos Santos. Ficou provado que ambos trabalhavam em outros lugares no horário em que deveriam estar a serviço do gabinete do parlamentar que os nomeou para cargo de comissão.

Já em 2013, o mesmo saiu vencedor. A Justiça condenou o vereador Eduardo Nascimento, a quatro meses de prisão em regime aberto. Para recordar, em 2011, ele e o então presidente Yoshio Takaoka se desentenderam na porta da Câmara. A briga foi filmada pelas câmeras de segurança.

Prefeitura vai cobrar Eduardo Nascimento e Takaoka por gastos ilegais na  Câmara - Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

Nascimento foi condenado por ameaçar e agredir o ex-vereador, Yoshio Takaoka, que na época ocupava o cargo de presidente da Câmara. O caso foi em outubro de 2011. Segundo a denúncia do Ministério Público, o desaparecimento de um DVD com gravações de uma sessão da Câmara foi o motivo do desentendimento entre os vereadores.

Yoshio Takaoka reitera apoio à Japan Fest

Ultimamente, ele estava internado na Santa Casa de Marília para um tratamento de saúde, mas, infelizmente não conseguiu o reestabelecimento. O corpo de Yoshio Takaoka será velado no salão nobre do velório municipal à partir das 11Hs e posteriormente transladado para sepultamento às 17Hs no Distrito de Rosália, onde residia juntamente com seus familiares.

“(Timóteo 4, 6-8) “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz, naquele dia; E não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor Sua aparição.”.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, se solidariza com os familiares e amigos do vereador que realizou um grande trabalho por onde atual em pról da população mariliense, em especial da colônia nipônica. Enviamos aqui, nossos sinceros votos de profundo pesar.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.