A tradicional sexta-feira de promoções requer planejamento, atenção e estratégia para conter o impulso e aproveitar boas oportunidades

Novembro é um mês de grande expectativa para lojistas e consumidores, e neste ano não será diferente. Mundialmente conhecida por Black Friday, a sexta-feira de descontos este ano deverá ganhar um diferencial, o aumento das vendas online.

Dados da ABComm ( Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que o faturamento do varejo digital cresceu 56,8% de janeira a agosto de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, isso se deve a diminuição de pessoas nas ruas e as facilidades que a compra online proporciona.

Espera-se que o mesmo fenômeno ocorra com a Black Friday, ainda de acordo com ABComm, o setor de vendas online e o e-commerce estão preparados para aumentos de demandas pontuais, como é o caso deste dia.

A quantidade de ofertas desse período é grande, porém é fundamental se organizar e manter um planejamento. Compras por impulso podem colocar o orçamento pessoal em risco e para tentar evitar que isso aconteça, a dica é fazer uma lista de desejos sinalizando a real necessidade em adquiri-lo, ou até mesmo definir um valor para gastar.

Gustavo Colombo, docente da área de gestão e negócios do Senac Marília, considera esta uma boa estratégia “Uma das sugestões é tentar delimitar um número para ser gasto, por exemplo eu tenho um orçamento de mil reais e vou realizar as minhas compras com isso. Autoconhecimento também ajuda nesse processo- planejar a compra delimitando quanto poderá ser gasto é mais eficiente do que encher o carrinho como se não houvesse amanhã”.

O planejamento é um ótimo gatilho para lidar com os impulsos. Fazer uma lista de produtos e pensar na real necessidade da compra pode ajudar a evitar a tentação ou a impulsividade, avaliar a impacto do gasto também traz segurança.

Cuidado para não cair em golpes

Black Friday” requer cuidados para cliente não cair em ciladas - O Folha  News

O aquecimento das vendas online traz muitos pontos positivos como a melhoria nos processos de compras e as formas de atendimento, entretanto apresenta também pontos negativos como o aumento dos golpes online.

“Alguns cuidados podem nos ajudar na hora da compra. Por exemplo, pesquisar a idoneidade da empresa, conferindo seus dados através de uma busca rápida – os canais de vendas virtuais são obrigados a fornecer informações como razão social, endereço, telefone e CNPJ. Olhar para as qualidades da escrita também é um ponto importante, desconfie se o site apresenta erros de gramática ou frases sem concordância”, orienta.

Outros pontos de atenção é ler a política do site e a certificação digital. Além de sempre, levar em conta a indicação de amigos, blogs e fóruns.

Política de Trocas para Compras Online = um diferencial

Black Friday 2020: como se preparar para as compras em novembro – DCI


Diferente das vendas realizadas pelas lojas físicas, em que se o produto estiver em perfeitas condições não há obrigatoriedade na troca, para as compras online, o consumidor tem um prazo de sete dias para fazer a devolução sem custo, já que nesse caso, entende-se que a compra online, sem avaliação do produto, pode gerar arrependimento.

“E se a mercadoria apresentar defeitos, as lojas tem um prazo de trinta dias para realizar o conserto, caso esse prazo não seja respeitado o consumidor tem o direito de receber um novo item, ter o seu dinheiro de volta ou até mesmo receber um voucher ou desconto na compra de outro produto” ressalta Gustavo.

Uma facilidade para as transações financeira

Black Friday: ESTES são os cuidados necessários para evitar os golpes » FDR  - Terra

O PIX é um novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, capaz de realizar as transferências bancárias por um aplicativo de banco conectado à internet. O docente do Senac Marília esclarece que com esse sistema a transação financeira acontece em menos de 10 segundos, diferente de outras formas como o TED e DOC.

As vantagens do PIX são várias para as pessoas físicas e os microempreendedores individuais, além de gratuita a transação financeira acontece em menos de 10 segundos de maneira rápida e eficiente, está disponível 24 horas por dia inclusive nos finais de semana.

DIRETO DA REDAÇÃO COM TEXTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.