Chamado Oniomania, o transtorno compulsivo por compras é caracterizado pelo descontrole do desejo de comprar os mais variados itens, causando diversos prejuízos financeiros e interferindo nos relacionamentos e na vida pessoal do indivíduo afetado pelo problema.

Os consumidores compulsivos compram por prazer e, diferentemente das pessoas que compram por necessidade, são afetados por uma série de emoções associadas às compras, tais como: ansiedade, euforia, prazer, gratificação, culpa, arrependimento e vergonha. Quando são impedidos de comprar, podem sentir angústia, frustração e irritabilidade.

Quem sofre de transtorno compulsivo por compras sente tanta satisfação no ato da compra que se torna incapaz de avaliar possíveis prejuízos, e pode acabar deixando de pagar suas contas básicas para gastar com supérfluos.

Principais características da Oniomania:

  • Escondem suas compras da família ou do parceiro;
  • Mentem sobre o valor dos itens comprados;
  • Compram quando estão tristes ou deprimidos;
  • Sentem euforia ou ansiedade durante as compras;
  • Sentem culpa e vergonha depois das compras;
  • Encontram formas irreais de encaixar os gastos em suas contas pessoais;
  • Compram coisas sem necessidade ou utilidade;
  • Não resistem ao impulso quando querem algo;
  • Prejudicam-se financeiramente pela falta de controle emocional;
  • Compram coisas que não usam;
  • Gastam mais do que ganham e compram mesmo que não tenham dinheiro para isso;
  • Sentem alívio imediato e momentâneo no momento da compra.

Por que as pessoas se tornam consumistas?

Existem muitos motivos que levam uma pessoa a fazer uma compra: necessidade, desequilíbrio emocional, diversão, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, status ou a influência do comércio e da mídia. Alguns aspectos da infância também podem interferir diretamente na forma como a pessoa consome, por exemplo:

  • Pessoas que tiveram pais consumistas tendem a se tornar adultos consumistas ou com aversão a compras, uma vez que as crianças repetem ou repelem os comportamentos dos pais;
  • Pessoas que tiveram pais ausentes e que compensavam isso com bens materiais crescem com a ideia de que as compras são capazes de suprir o amor e o vazio emocional;
  • Pessoas que tiveram todas as necessidades atendidas prontamente também têm uma grande tendência ao consumismo, pois crescem sem limites e com dificuldade para lidar com frustrações;
  • Pessoas que foram rejeitadas ou muito comparadas com outras crianças durante a infância podem criar o hábito de comprar para se sentirem aceitas. Essas pessoas são muito influenciadas pela mídia pelos padrões de moda e beleza.

Como vencer o transtorno compulsivo com a Inteligência Emocional

Tenha autopercepção

Perceba em que momentos você se descontrola e descubra qual o gatilho emocional relacionado a seu consumismo. Você compra para se sentir aceito, para se sentir seguro, para se punir ou para ser como outra pessoa?

Identifique no seu dia a dia o que te faz agir dessa forma e crie maneiras mais saudáveis de suprir essa necessidade – seja fazendo uma atividade física, estudando ou se dedicando a alguma atividade que aumente sua autoconfiança.

Identifique valores

Descubra o que é importante para você além dos bens materiais: estar entre amigos, ter liberdade, sua família, os momentos de emoção, os estudos ou a prática de um esporte. Faça o possível para incluir essas atividades em seu dia a dia, de forma que você possa se sentir completo e feliz sem precisar comprar.

Cuide de suas emoções

Aprenda a lidar com suas emoções e direcionar cada uma delas para não descontar o desequilíbrio emocional em nenhum tipo de compulsão. Entender suas emoções e encontrar alternativas para aliviar a pressão interna é essencial para que elas não sabotem você.

A Inteligência Emocional é uma excelente aliada para quem quer vencer qualquer tipo de descontrole, justamente porque treina as emoções e a forma como elas afetam sua vida.

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