ESTÁ CONFIRMADO. O Processo eleitoral desta ano realmente será diferenciado não só pela digitalização das campanhas, mas, também pelo monitoramento e combate às irregularidades. Está agendada para a próxima terça-feira (27), pela manhã na sede da Polícia Federal em Marília a apresentação dos drones que serão utilizados nas fiscalização das eleições a serem realizadas na cidade.

Trata-se de um programa a nível nacional, onde a Polícia Federal utilizará mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas como ferramenta para inibir a prática de crimes eleitorais durante todo o pleito de 2020.

Os chamados drones de monitoramento, irão sobrevoar as principais zonas eleitorais ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores.

Os equipamentos apresentam tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Ainda assim, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. A PF vai conseguir monitorar também o transporte de eleitores, que, pode indicar irregularidades.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal em tempo real e, a mesma estará preparada para monitorar toda as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Assim, diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão, imediatamente, para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes. Com isso, muitos candidatos já acostumados a agir principalmente nas imediações de locais de votação terão dificuldades em concretizar o delito eleitoral.

Eleições 2020: Polícia Federal vai usar drones em Juiz de Fora | Eleições  2020 na Zona da Mata - MG | G1

O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

Com isso a instituição visa cumprir seu mister constitucional de polícia judiciária eleitoral e mostrar que está preparada para combater os crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de sufrágio dentro da legalidade.

A ação vai ao encontro das orientações da Direção Geral da Polícia Federal, no sentido de utilizar novas tecnologias para prevenir e reprimir ações delituosas.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.