Sem sensacionalismo e apenas trabalhando com os números divulgados, já se é possível diagnosticar a situação crítica pela qual atravessa o município de Marília. Os dados e as informações foram divulgados pela própria assessoria de imprensa da prefeitura municipal, através da secretaria de saúde e da vigilância epidemiológica.

Segundo os boletins divulgados, no dia 1º de janeiro de 2021, Marília registrava 8.171 casos, contra 12.188 registrados no dia de ontem, 31 de janeiro de 2021, ou seja; um aumento de quase 50% no numero de contaminados em apenas 30 dias.

No número de óbitos, o percentual é ainda pior. No dia 1º de janeiro de 2021 eram anunciados 105 óbitos confirmados do 1 caso suspeito, sendo que, no dia 31 de janeiro, portanto ontem, eram confirmados 168 óbitos com 3 casos suspeitos, ou seja; um aumento de 60% no número de óbitos pela Covid-19 nos últimos 30 dias. Confira abaixo :

Os dados vão contra os dados divulgados pelo governo do estado no inicio desta tarde, onde, segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Estado registra variação semanal – comparação entre os sete últimos dias e os sete anteriores – positiva de novos casos, em 5,2%, e negativa em óbitos, -1,6%, e em internações, -7,9%.

Os dados refletem mais uma vez a ineficácia de algumas ações implantadas e a falta de medidas mais pertinentes para a situação, como por exemplo a implantação de um percentual de passageiros para os ônibus de transporte coletivo objetivando coibir as aglomerações nos ônibus de transporte coletivo e multa em caso de desrespeito, como ocorrido em outras cidades,c como por exemplo, Maringá (PR).

Outras medidas são defendidas pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA como a implantação de barreiras sanitárias no terminal rodoviário e no terminal urbano de Marília, com inclusive a instalação de cabines de desinfecção; a distribuição de máscaras gratuitamente nos locais de grande fluxo de pessoas; a fiscalização efetiva no interior dos ônibus de transporte coletivo e nas garagens para comprovar o processo de sanitização; a limpeza e higienização das ruas e locais de grande fluxo de pessoas e tantas outras que infelizmente não são adotadas por picuinhas ou outro motivo que nos foge a sã consciência.

Fato é que, não é a linha deste JORNAL fazer terrorismo ou sensacionalismo com uma situação tão grave. Basta apenas checar os números e constatar que a pandemia em Marília está fora de controle. Além de cidadãos comuns, já estamos perdendo médicos e profissionais de enfermagem e, apenas medidas politiqueiras são adotadas, sem nenhuma ação efetiva que possa resultar na amenização da situação.

No boletim de número 337 divulgado no final da manhã desta segunda feira, 1º de fevereiro, um novo aumento no número de casos, saltando para 12.336 confirmados, com 3.245 suspeitos. Mais 3 óbitos foram confirmados subindo para 171 registros com ainda 2 suspeitos. Nos hospitais, se encontram 98 internados e 117 contaminados em transmissão.

O primeiro óbito foi de um homem, de 60 anos, com diagnóstico de diabetes como condição de risco. Ele iniciou sintomas dia 1º de janeiro e foi internado dia 5 na Santa Casa, onde colheu exame para Covid-19, que confirmou resultado positivo, indo a óbito no último sábado, dia 30 de janeiro.

O segundo óbito foi de um homem, de 25 anos, com diagnóstico de neoplasia cerebral. Em sua notificação hospitalar não há informação de início de sintomas. No dia 29 de janeiro realizou testagem rápida com resultado positivo para Covid na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, sendo encaminhado nessa data para internação na Santa Casa, onde chegou apresentando febre, tosse, falta de ar e prostração, indo a óbito no próprio dia 29 de janeiro.

E o terceiro óbito é de um homem, de 92 anos, com diagnóstico de doença cardiovascular crônica. Ele começou a ter sintomas no dia 3 de janeiro e foi internado na Santa Casa de Adamantina dia 14, já com resultado para Covid positivo, indo a óbito no último dia 24 de janeiro. A Vigilância Epidemiológica de Marília informa que obteve a confirmação desse óbito apenas nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, através de consulta no sistema de informações sobre mortalidade; e ressalta que não obteve a notificação do caso suspeito em tempo oportuno e a informação do óbito pelo hospital de atendimento.

Roraima registra mais dois óbitos e chega a 1589 casos confirmados - Folha  de Boa Vista

Enfim, no sentido de se contribuir, como sempre foi o papel do JORNAL DO ÕNIBUS de MARÍLIA, algo precisa ser feito. Em um momento onde todas as cidade da região passam por dificuldades e o nosso HC ( Hospital das Clinicas ) é referencia de atendimento para 62 cidades, é hora da cidade de Marília chamar a responsabilidade e criar um Fórum Regional de Combate ao Coronavírus.

Pela Preservação de vidas, pela manutenção dos postos de trabalho, medidas e estratégias precisam ser adotadas de forma conjunta para que possamos colher melhores resultados. É de fundamental importância que médicos especializados, clínicas, MP, clubes de serviço, políticos e empresários sentem em uma mesma mesa, onde o objetivo seja um só: SALVAR VIDAS, SALVAR O COMÉRCIO E SALVAR A ECONÔMIA. ” UMA CAMPANHA DO JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, PENSANDO NO POVO.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.