Entre as referências que ilustram a “terra da garoa”, 87% concordam que São Paulo é a melhor cidade para trabalhar e 19,3% indicam a Avenida Paulista como o endereço que mais retrata a metrópole

A cidade de São Paulo, uma das mais populosas do mundo com cerca de 12,33 milhões de habitantes, completa 468 anos nesta terça-feira (25) com uma série de atividades para celebrar a data. Além de uma programação cultural completa, a capital irá comemorar o aniversário com ato cívico no Pateo do Collegio, região central da cidade e missa na Catedral da Sé com arcebispo metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Também estão programadas as inaugurações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elisa Maria II, em Brasilândia, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de um Centro Dia para Idosos em Parelheiros, além da entrega da ala de internação do Hospital Integrado Santo Amaro.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, programou eventos culturais para comemorar os 468 anos da cidade. A celebração marca também o início da programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O Projeto 22+100 trará uma série de atividades pontuais no período de 100 dias, contados desde 22 de janeiro, e terá encerramento no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Entre os destaques, o ator Pascoal da Conceição interpreta Mário de Andrade na performance 22+100, inspirada em Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira, amanhã (25), no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

A programação do Aniversário de São Paulo apresenta os novos modernistas, artistas que, da mesma forma com que os modernistas fizeram há 100 anos, rompem com o status quo. Todas as cinco macrorregiões da cidade recebem programações: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Centro; Casa de Cultura da Vila Guilherme, Zona Norte; Casa de Cultura Hip Hop Leste, Zona Leste; Casa de Cultura M’Boi Mirim, Zona Sul; Casa de Cultura do Butantã, Zona Oeste.

Fundação

A cidade de São Paulo teve sua fundação em 25 de janeiro de 1554, mesma data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo. A fundação aconteceu no local hoje conhecido como Pateo do Collegio, onde foi construída a primeira edificação da cidade pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas, a localidade ganhou a condição de cidade em 1711.

Economia

O crescimento da economia em São Paulo se deu durante o ciclo do café e com a chegada dos migrantes. O desenvolvimento da industrialização em conjunto com o fenômeno da urbanização consolidou o papel da cidade na economia do Brasil. Tendo o multiculturalismo como uma de suas marcas, a cidade global abraça grandes comunidades de países como Israel, China, Japão, Itália, Bolívia, Peru, Portugal, entre outros, além dos brasileiros que chegam de outras regiões para tentar a vida na grande metrópole.

A presença dos imigrantes que se fixaram na cidade impactou tanto que o resultado pode ser visto na arquitetura, gastronomia, cultura e em diversos outros aspectos em todas as regiões da capital.

Destino turístico

São Paulo é uma metrópole efervescente, onde acontecem milhares de eventos anualmente. Mas não é apenas a capital dos negócios na América Latina, é também um grande centro de entretenimento. São Paulo é um dos 50 melhores destinos para viajar em todo o mundo. Maior cidade da América Latina, a capital paulista tem a combinação dinâmica entre luxo, design e influência na moda, além de ser um centro metropolitano internacional de arte e cultura. A diversidade na oferta de entretenimento, desde a hotelaria até os museus e a gastronomia são considerados diferenciais.

Segundo dados do Observatório do Turismo e Eventos da prefeitura, a cidade de São Paulo atrai mais de 15 milhões de turistas, sendo quase 20% estrangeiros. O circuito de compras é formado por mais de 50 ruas de comércio especializado. A zona de comércio central, formada pela Rua 25 de março, a região do Bom Retiro e Brás e outras áreas, atrai mais de 400 mil pessoas por ano.

A diversidade cultural é, sem dúvida, uma das marcas da cidade: são mais de 140 museus, 119 teatros e 105 espaços diversos como casas de cultura. No setor gastronômico, são 23 mil estabelecimentos em todas as regiões, que representam mais de 50 tipos diferentes de cozinha.

Roteiros

Para conhecer tudo o que a cidade tem de bom, você pode contar com diversas opções de passeios. Há, inclusive, programas que você pode fazer como se fosse um próprio paulistano, visitando lugares que vão além do turismo tradicional.

Acesse o site www.cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-guiados/ e veja algumas opções de locais para passear na cidade.

Programação grátis no aniversário de São Paulo 2015 - Guia da Semana

Considerada a maior cidade do Brasil e a mais populosa da América do Sul, São Paulo está entre as dez maiores do mundo e comemora 468 anos amanhã, 25. A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, preparou a pesquisa inédita “São Paulo 468 anos” para entender as impressões dos paulistanos sobre a cidade.

Ao todo, 2.900 pessoas foram entrevistadas em São Paulo, de forma digital e em campo, e, entre os respondentes, 13% moram na cidade por opção e há desde aqueles que acabaram de chegar à cidade até moradores que vivem aqui há mais de meio século.

A cidade é multifacetada e agrega múltiplas nacionalidades. Para 77,6% dos paulistanos, a metrópole reúne um pouco de tudo do mundo inteiro. Além disso, tem uma atmosfera única e não é à toa que é conhecida como a cidade que não para e não dorme. 

Setenta e oito por cento compartilham o amor por São Paulo e não pretendem se mudar tão cedo; 71% acreditam que seja um bom lugar para viver e se criar uma família; e 46,6% analisam que São Paulo está melhorando a cada ano. Mas a capital não agrada a todos, e 24,2% assumem que não gostam da cidade e desejam ir embora quanto antes.

Por ser um importante polo econômico, a capital oferece inúmeras oportunidades profissionais, 87% dos paulistanos concordam que é a melhor cidade para trabalhar; 87% também acredita que em São Paulo a vida acontece, principalmente, a profissional.

“Durante a pesquisa, foi muito interessante perceber quanto as pessoas abraçam São Paulo e se sentem acolhidas pela cidade. Com um tempo médio de 17 anos vivendo em SP, os paulistanos mesclam de forma inegável suas histórias com a da capital e têm conhecimento sobre o local que moram”, observa Lígia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

Aniversário de São Paulo terá bolo virtual em 2021

Gastronomia

A metrópole acolhe cidadãos do mundo e isso se reflete na pluralidade da gastronomia paulistana, onde é possível encontrar pratos típicos de diferentes origens. Mas há algumas comidas que mais representam a identidade de São Paulo.

Para 15% dos paulistanos, o pastel de feira está no topo, enquanto o famoso sanduíche de mortadela ficou na última posição. O sanduíche foi indicado por apenas 1,3%, ficando atrás, inclusive, do virado à paulista, indicado por 1,4%. Também foram indicados: pizza (14,6%); prato feito – PF (11,3%); cachorro quente (11%), massa (7,4%); churrasco (7,2%); hambúrguer (6%); churrasco grego (5,1%); feijoada (4,8%); cuscuz paulista (4,5%); pão na chapa (3,2%); sushi (1,8%) e yakissoba (1,6%).

As bebidas que mais representam a capital paulista surpreenderam. Se o pastel de feira se destacou entre as comidas, a sua dupla, o caldo de cana, ficou em quarto lugar, citado por 11,4%. O grande destaque foi o café, indicado por 14,7% dos paulistanos. Ainda foram citados: refrigerante (13,5%); café com leite / pingado (13,4%); cerveja (11,3%); chope (6%); Tubaína (5,5%); caipirinha (4,3%); vinho ( 4,1%); água (3,2%); gim-tônica (2%); cachaça (1,9%); chá (1,8%); uísque (1,3%); suco de laranja (1,3%); vodca (1,1%) e Aperol Spritz (0,7%).

“Na capital da pizza, o pastel de feira se destacou e embora o caldo de cana acompanhe os famosos pastéis, a indicação do café foi muito interessante, pois isso nos remete ao início da construção e crescimento da cidade. A economia cafeeira foi responsável por um desenvolvimento primordial que transformou a São Paulo nesta grande metrópole global”, lembra Lígia Mello.

Avenida Paulista e locais prediletos dos paulistanos

SP 468: conheça a Avenida Paulista | Band

Entre os monumentos e pontos turísticos, parques, museus, imóveis históricos e tombados, há alguns que representam mais a cidade. A Avenida Paulista foi citada por 19,3% dos paulistanos; o Masp ganhou a atenção de 13,9%; Parque do Ibirapuera, 10,9%; Mercado Municipal, 6,6%; Ponte Estaiada, 3,6%; Catedral da Sé 3,2%; e Museu do Ipiranga, 2,8%.

Dentre os endereços que mais traduzem a cidade de São Paulo, a Avenida Paulista saiu na frente, com indicação de 45,8%, quase metade dos paulistanos. Três ruas que dispõem de comércio a céu aberto foram indicadas: a Rua 25 de Março (16,6%), a Rua Oscar Freire (4,9%) e a Rua Galvão Bueno (2,6%).

Endereços que oferecem entretenimento, encontros e gastronomia como Rua Augusta (8,4%); Beco do Batman (2,8%); Rua Avanhandava (1,6%) foram lembrados. Avenidas de passagem e que têm alta carga de trânsito tiveram seu lugar: Marginais (4,4%); Vale do Anhangabaú (4,3%); Avenida Ipiranga (3,1%); Radial Leste (2,6%); Avenida 9 de Julho (1,4%); Avenida Cruzeiro do Sul (1,3%).

“Moro em Jaçanã…”

Bairro do Jaçanã faz aniversário em 14 de setembro - Semanário ZN

Há músicas bem significativas para os paulistanos, a mais indicada foi Sampa (Caetano Veloso), por 10,5%; Trem das Onze (Adoniran Barbosa), um outro clássico, está nas preferências de 10,3%; São, São Paulo (Tom Zé), foi indicada por 5,8%; Augusta, Angélica e Consolação (Tom Zé), por 4,1%; Bipolar (MC Don Juan, MC Davi e MC Pedrinho), 3,4%; Não existe amor em SP (Criolo); 1,9%; Sampa Midnight (Itamar Assumpção), 1,7%; Terra da Garoa (Gabi Bueno), 1,5%; Saudosa Maloca (Demônios da Garoa), 1,5%; Envelheço na cidade (Ira), 1,5%; Hino do Corinthians, 1,3%; Chove Chuva (Jorge Ben Jor), 1,3%; Bum Bum Tam Tam (MC Fioti), 1,3%; Até que enfim (Ferrugem) e 1,3%; Atrasadinha (Felipe Araújo), por 1,1%.

Existem também personalidades icônicas. As cinco que mais representam São Paulo, segundo os paulistanos, são: Silvio Santos (7,7%); Tom Zé (4,7%); Ayrton Senna (3,9%); Adoniran Barbosa (3,7%) e Supla (3,6%).

Momentos de lazer

O Estacionamento do Parque do Ibirapuera fica mais moderno e com novos  recursos - DiárioZonaNorte

Os mais de 80 parques da capital paulista ocupam 20% do território do município e trazem a natureza para o ambiente urbano. Entre tantas opções, quase metade dos paulistanos identificou o Parque do Ibirapuera como sendo aquele que é a cara de São Paulo, ele liderou com 44,3% das indicações. Na sequência, estão o Parque da Água Branca (8,2%); Parque Villa Lobos (5,7%); Jardim Botânico de São Paulo (5,3%) e o Parque Burle Marx (5,1%).

Há quem diga que a praia do paulistano é o shopping. Na metrópole, há mais de 50 deles, e os que são considerados os melhores. De acordo com os paulistanos, os cinco melhores shoppings são: Shopping Ibirapuera (9,6%); Bourbon Shopping São Paulo (7,4%); Shopping Iguatemi (5,4%); Shopping Metrô Santa Cruz (4,8%) e o Shopping Aricanduva (4,1%). Cada um deles está em uma região da cidade, demonstrando a pluralidade de quem vive na capital.

Metodologia

A pesquisa inédita “São Paulo 468 anos” realizada pela Hibou entrevistou 2.900 pessoas, de forma digital e em campo, entre os dias 5 e 15 de Janeiro de 2022. A faixa etária dos entrevistados é formada por 28% com idade de 36 a 45 anos; 23% de 26 a 35 anos; 19% de 46 a 55 anos; 16% de 56 anos ou mais; 14% até 25 anos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.