Agora é prá valer. Radares são homologados e começam a fiscalizar motoristas na SP-333 em Marília à partir desta terça feira ( 12 ).

A partir desta terça-feira, 12 de maio, três radares de fiscalização entram em operação e passam a autuar motoristas que desrespeitarem a velocidade regulamentada em três pontos da SP-333, em Marília. Um deles no km 326+560 (oeste), outro aparelho no km 326+300 (leste) e o terceiro no km 334+500 (leste).

O início da fiscalização e autuação ocorre amanhã após a publicação da homologação dos equipamentos pelo DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagem) no Diário Oficial de sábado (9) e com respectiva aferição realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A velocidade regulamentada nesses trechos com a presença de radares varia de 60 a 80 km/h. CONFIRA OS LOCAIS NA TABELA ABAIXO:

 Localização Velocidade limiteTipo
SP333Km326 + 560mOeste60 km/hLombada
SP 333Km326 + 300mLeste80 km/hFixo
SP 333Km334 + 500mLeste60 km/hLombada

A instalação e manutenção operacional de radares estão previstas no contrato assinado por meio do Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, submetido à fiscalização da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Antes da implantação de radares, medida que só ocorre após avaliação da ARTESP, a Concessionária realiza estudos com o objetivo de mapear os pontos das rodovias com maior incidência de acidentes e a média de velocidade registrada nesses locais.

O gestor de segurança viária da Concessionária, Fábio Ortega, reforça que são iniciativas que objetivam reduzir o número de acidentes e preservar vidas. “A instalação dos equipamentos soma-se a outras medidas que a empresa desenvolve, com foco na conscientização e educação no trânsito. Todo o trecho é sinalizado e com placas que indicam a presença dos radares de velocidade, então o usuário tem condições de seguir a recomendação de velocidade”, reforça Ortega.

A Entrevias reforça ainda que concessionárias de rodovias não têm poder de polícia, ou seja, de fiscalizar ou aplicar multas – que são processadas pela tecnologia dos equipamentos. Os pontos onde são instalados radares e a gestão dos dados e de multas são atribuições do Poder Público por meio do DER – Departamento de Estradas de Rodagem e da Polícia Militar Rodoviária.

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