Como sempre falamos, a comunicação é tudo. Por incrível que pareça, faltou divulgação para muita gente que na manhã deste domingo sequer conseguiu ouvir o tum, tum, tum. Em alguma cidades de nossa região, várias pessoas se surpreenderam com a repentina parada no sinal dos celulares.

A informação divulgada em alguns poucos veículos de comunicação, era a de que a TIM e a Vivo se preparavam para desligar 2G nas cidades, com menos de 30 mil habitantes, onde fecharam o acordo de compartilhamento de rede. O acordo chegava a abranger 2689 cidades.

A afirmação na ocasião, foi feita pelo CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, durante coletiva de imprensa, depois da teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2020. “Estamos chegando à etapa do switch off. Estamos com um piloto em 20 cidades, e preparamos um roll out maior. Acordos de compartilhamento como estes nos permite sermos mais agressivos″, contou Capdeville.

O desligamento da rede 2G seria feito tão somente nas cidades selecionadas para o piloto para que as operadoras pudessem ver qual seria o impacto na oferta dos serviços. “Não podemos perder a atenção ao consumidor”, diz o CTIO da TIM Brasil. Para Pietro Labriola, CEO da operadora, a sinergia no compartilhamento de rede pode ser transferida para a fibra ótica. “Reduzir custos de forma ordenada é o melhor para o setor. Acordos assim nos permitem discutir como avançar com relação ao desligamento 2G e 3G”, destacou.

Imagem: albertoadan/Pixabay

Ocorre que, a TIM mantém um piloto com a Vivo para compartilhamento da rede 2G (GSM) em alguns municípios, e planeja expandir a estratégia para mais cidades ao longo de 2021. A operadora defende que as redes antigas devem ser desligadas em algum momento e quer discussões com a Anatel para poder concentrar esforços no 4G e 5G.

De acordo com o diretor de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, a parceria com a Vivo permitiu o desligamento do 2G em alguns municípios. As empresas não deixam os usuários da tecnologia antiga desassistidos, uma vez que o sinal GSM continua sendo emitido pela operadora parceira.

De forma surpreendente na manhã de hoje, o sinal 2G desapareceu, prejudicando as pessoas com celulares antigos. Após recebermos reclamações sobre o não funcionamento de celulares, entramos em contato com operadora VIVO, que acabou confirmando que o sinal 2G foi desativado. Para voltar a usar internet, realizar e receber chamadas, os usuários deverão adquirir celulares com tecnologia a partir de 3G.

Atualmente, 50 cidades possuem sinal GSM compartilhado; a TIM é responsável pelo 2G em 25 municípios, enquanto a Vivo fica com outros 25. A operadora diz que o acordo permite otimizar o uso de espectro e liberar capacidade para outras tecnologias. As empresas planejam expandir a divisão da rede para 348 cidades cada.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.