O Natal foi marcado por pouca chuva no estado de São Paulo. A chuva intensa e volumosa se concentrou entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Porém, a tendência agora é de mudança no padrão de circulação atmosférica. A ZCAS irá se dissipar e o transporte de umidade será mais persistente para o estado de São Paulo. Além disso, a presença de um cavado nos níveis médios da atmosfera irá favorecer a formação frequente de áreas de instabilidade.

Neste sábado (26), pancadas localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, já são esperadas para quase todas as regiões paulistas (com exceção do oeste do estado). Porém, no momento da publicação desta matéria, chovia torrencialmente na cidade de Marília.

A partir de amanhã (domingo – 27), grandes áreas de nuvens carregadas tendem a se formar e a previsão é de chuva mais generalizada no estado e com maior potencial para temporais.

Esta condição irá se manter na maior parte da semana e, na Véspera de Ano Novo (31), terá a chegada de uma nova frente fria.

Portanto, até o fim do ano, a climatempo alerta para a ocorrência de fortes pancadas de chuva, que acumulam volumes elevados em curto período, raios, granizo e fortes rajadas de vento. A ocorrência de tempo severo pode ocasionar em alagamentos/enchentes, deslizamentos de terra, destelhamento de imóveis e queda de árvores e postes.

Até o dia 30 de dezembro, os maiores acumulados de chuva (que variam de 50 a 150 mm), são esperados para a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, o Litoral Norte, a região de Campinas e o centro-norte do estado.

Pelo ultimo informe do Climatempo, amanhã na cidade de Marília será parecido com hoje, ou seja; Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima será de 18º e a máxima não passará dos 28º.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.