Futebol é símbolo de paixão, vibração e muita alegria. É um esporte que leva multidões, pelo mundo afora, ao delírio. Aqui, no Brasil, esta paixão não se limita apenas aos grandes clubes profissionais, mas também às equipes de futebol amador, motivo de muita alegria e orgulho nas comunidades.

O futebol amador envolve famílias, amigos, comunidades inteiras. É o futebol que revela talentos, que descobre valores, que exerce um importante papel de integração social, de confraternização, de aproximação dos excluídos. Também significa, muitas vezes, a única fonte de lazer para a maioria das vilas, bairros, zonas rurais e até cidades inteiras. Além disto, como toda modalidade esportiva, auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente e como instrumento para tirar muitos jovens dos vícios.

Apesar de toda sua importância, as equipes do futebol amador, em sua maioria, passam por muitas dificuldades. Para diversas equipes, cada etapa, desde a confecção dos uniformes até o dinheiro para despesas do campeonato são difíceis. Assim, muitas equipes têm que correr atrás de patrocinadores, nem sempre com sucesso, ou então, fazer a tradicional “vaquinha” entre o grupo e a própria comunidade.

Apesar de todas dificuldades, o futebol amador luta bravamente para se manter e alimentar a paixão de milhares de torcedores das comunidades, que se distraem e estreitam laços de amizade.
Em Marília, a situação não é diferente. Segundo a Liga dos 20, instituição que organiza Futebol Amador da Capital nacional do alimento, temos diversos times espalhados pela cidade, mas, 40 deles participaram dos campeonatos organizados no ano que passou.

Em visitas que realizamos a grupos do futebol amador ou assistindo competições, ouvimos de diversos dirigentes e atletas as dificuldades que enfrentam para manter em atividade vários times.

Apesar das inúmeras dificuldades, um regulamento instituído pela liga possibilitou realizar ações sociais durante todo o transcorrer do campeonato no ano de 2020. O representante da entidade fez um balanço do que foi arrecadado. Confira;

Foram doados :
* 19 cestas básicas
* 02 cadeiras de rodas.
* 01 cadeira de banho
* 28 pacotes de fraldas

Tudo a arrecadação foi possível graças as penalizações aplicadas junto aos atletas que foram advertidos com cartões amarelos e vermelhos.

Ainda segundo o dirigente, participaram 40 times nas 1 ° e 2° divisão, master e Super master , sendo que foram Campeões : Amigos do De na primeira divisão e 4mm na segunda divisão. No super Master se sagrou campeão o Atlético Marília e no Super master a equipe do Salgueiro.

A liga dos 20 atualmente é administrada pelos times do futebol amador de forma conjunto e democrática e tem como presidentes Cristiano e Ezequiel Pereira

Esse ano a entidade tem como meta, estarem a frente do futebol amador novamente com o apoio de todos os times participantes . A expectativa é o retorno do campeonato em março após a liberação das autoridades de saúde e vigilância, onde mais uma vez a ênfase será para as ações sociais.

Um grande problema enfrentado pelos times, são justamente os palcos ou praças esportivas disponibilizadas para a prática das competições. Estes problemas vão desde a degradação dos espaços, da manutenção e conservação dos chamados campos de “várzea” nas diversas regiões, além claro, de um maior apoio do poder público aos clubes de futebol amador.

Por esta razão a presença das comunidades é de fundamental importância para o sucesso do campeonato, seja contribuindo com o time, ou mesmo comparecendo nos jogos realizados para incentivar os atletas. Afinal, a atividade é dotada de grande potencial de congregar, arregimentar, de mobilizar pessoas, de contribuir para a saúde, a inclusão social, para os processos de socialização e sociabilidade. Só falta mais apoio.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.