As previsões infelizmente se confirmaram no pós período eleitoral. Nosso jornalismo que até o primeiro quadrimestre da pandemia se destacava pela ampla cobertura em toda a região, no estado e no pais, passou a informar de forma esporádica devido a grande quantidade de críticas em função do conteúdo dos informes.

Desde o principio, tratamos o coronavírus como algo grave a ser combatido e não como uma simples gripe ou resfriado. A exatidão das informações e a realidade dos números em franca ascensão acabaram por provocar a ira de diversos leitores que chegaram a taxar o jornal de sensacionalista e percursor da tragédia.

Por esta razão, e, para se evitar confrontos desnecessários, nosso conselho editorial optou por informes esporádicos, embora, com acesso as informações dos hospitais locais e, das principais agência de noticias da região, do estado e do Brasil.

Infelizmente, já não é possível omitir a realidade e, por esta razão, voltamos aos nossos informes. Cabe salientar que, o objetivo nunca foi ou será de explorar o sensacionalismo em cima de uma tragédia como essa, mas sim, de alertar a população para o risco eminente de contágio caso não se coloque em prática medidas preventivas. VIDAS HUMANAS IMPORTAM !!!

Ao nosso ver, a prefeitura tem sim uma parcela de responsabilidade quando não realiza fiscalizações em locais públicos ou quando não implementa ações que podem resultar no preventivo e coibir a proliferação do vírus. No entanto, a população também tem que fazer a sua parte, onde o primordial são as medidas higiênicas e antissépticas e o uso de máscaras. O distanciamento social ainda é um medida a ser respeitada.

ALERTA : Casos positivos e suspeitos de Covid-19 disparam e podem atingir à 7 mil casos antes da passagem de ano.

É inegável que houve um relaxo no que diz aos cuidados no combate ao coronavírus na cidade. No final da manhã de hoje, quarta feira (9) chegou a confirmação do que vínhamos alertando já a semanas. A Prefeitura de Marília informou oficialmente 237 novos casos de Covid-19 e mais 499 pacientes suspeitos de estarem com a doença.

Para piorar a situação, no momento constam 2.111 exames aguardando resultados, ante 1.612 no dia anterior. Entre os já confirmados, figuram 89 mortes – além de dois óbitos sob investigação. Atualmente constam 56 marilienses internados com sintomas de Covid-19, dos quais 39 já foram positivados e 17 esperam resultado de exames.

Em meio a disputa e guerra política das vacinas que, por sinal, ainda não possuem eficácia comprovada, o certo é que a realidade de nossa cidade passa a ser comparada com a do próprio Brasil e dos países europeus e asiáticos que lutam contra a segunda onda do vírus. A grande diferença é que, em todos os lugares ouve uma baixa significativa antes da evolução, sendo que, em Marília os números sempre mostraram uma preocupação.

Brasil chega a 178,9 mil mortes por covid e 6,72 milhões de casos

Movimentação na rua 25 de Março, em São Paulo, nesta quarta-feira

O Ministério da Saúde registrou nas últimas 24 horas 836 mortes por covid-19 e 53.453 novos casos da doença, segundo balanço do Ministério da Saúde desta quarta-feira (9).

Com os números, o país atinge a marca de 6.728.452 casos desde o início da pandemia. Os óbitos somam 178.995.

Do total de infectados, 5.901.511 já se curaram da covid-19, segundo o ministério.

Os estados mais afetados continuam a ser São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles respondem por um terço do total de casos e quase 45% das mortes nesta pandemia.

A média móvel de óbitos últimos sete dias está em 640, um aumento de 35% na comparação com 14 dias atrás.

Já a média móvel de casos diários ficou em 41.686, acréscimo de 32% em relação ao dia 25 de novembro

A letalidade da covid-19 — o percentual de mortos em relação aos infectados — se mantém em 2,7% no país.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.