O risco de roubo de moto atormenta os motociclistas no dia a dia do trânsito em várias cidades do Brasil e, em Marília não é diferente. O veículo de duas rodas é mais vulnerável por natureza, além de ser muito visado pelos bandidos, que as usam para cometer assaltos.

A maioria dos casos de roubo ou furto de moto acontece quando o motociclista está ingressando ou saindo do veículo. Os bandidos se aproveitam do fator surpresa e abordam o motorista quando ele está distraído.

Em outros casos, eles ficam observando a distância a movimentação e logo após o motociclista se afastar os meliantes praticam a ação. Foi o que ocorreu no final da tarde de ontem na zona oeste da cidade e que levou a vítima ao desespero, restando ao mesmo acionar a policia militar através do 190, fornecendo os detalhes de sua moto.

Segundo o histórico do boletim de ocorrências, o proprietário da motocicleta declarou que por volta das 16H estacionou-a na rua Campos Novos Paulista, proximidades de um consultório médico, onde passaria por uma consulta. Ocorre que, ao retornar, por volta das 17h, a motocicleta não estava no local ou seja; já havia sido furtada. Imediatamente ligou para o 190 informando os fatos, que por sua vez, rapidamente irradiou na rede de rádio para as viaturas de serviço, sendo possível a abordagem nos minutos seguintes.

Logo na sequência, durante patrulhamento pela avenida Saudade, a equipe da PM visualizou um indivíduo conduzindo uma motocicleta sem capacete, sendo abordado e submetido à busca pessoal. Não foi localizado nada de ilícito com o larápio, contudo o fato de estar no contato da moto uma chave de carro e as respostas desconexas levantaram as suspeitas das equipes sobre a procedência do veículo.

COMO FAZER CHAVE MICHA COM UM GARFO DE CASA , SE VOCE PERDEU AS CHAVE ISSO  VAI TE AJUDAR !! - YouTube

Ao tentar justificar, o indivíduo acabou confessando que usou uma chave mixa para furtar o veículo. Dada voz de prisão pela prática do furto e dito seus direitos, indivíduo e motocicleta conduzidos à central de polícia judiciária, onde a autoridade policial civil tomou ciência dos fatos ratificando a prisão do indiciado, permanecendo preso à disposição da justiça.

Os pilotos tentam se defender como podem das ações dos criminosos. De equipamentos de segurança ao comportamento no guidão, várias estratégias podem ser usadas para evitar a perda do bem. O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA preparou para você motociclista, 6 dicas para se prevenir contra a ação dos meliantes e o consequente roubo de moto.

Conheça 6 dicas para prevenir o roubo de moto

1. Uso de correntes, travas e cadeados

Para proteger a moto, muitos proprietários utilizam as tradicionais correntes, por possuírem grande resistência — hoje em dia existem alguns modelos protegidos com capas plásticas, para não riscarem a moto. Além disso, há as travas metálicas, que podem ser colocadas no disco de freio ou na coroa da motocicleta. O mercado automotivo também dispõe de diferentes modelos de cadeados para moto, que servem tanto para amarrar a roda dianteira quanto a traseira.

Correntes, travas e cadeados são úteis para evitar o furto da moto, ou seja, quando o criminoso age sem ter contato com o proprietário do veículo. Além desses três dispositivos de segurança, também é essencial utilizar a opção de travamento do guidão, que já vem incluída de fábrica em quase todas as motos atualmente.

2. Cuidado ao estacionar e ao parar

Na correria do dia a dia, existem pilotos que às vezes esquecem a chave na moto. Isso, sem dúvida, facilita a ação de bandidos. Além disso, na hora de estacionar, é importante checar se não há movimento de pessoas suspeitas no local.

De preferência, é recomendável deixar a moto parada em lugares cobertos e seguros, como garagens. Se possível, pare a motocicleta perto de câmeras de vigilância.

3. Rastreadores para combater roubo de moto

Para lutar contra a ação criminosa, o motociclista precisa também utilizar a tecnologia. Por exemplo, existem no mercado automotivo vários modelos de rastreadores, que indicam a localização exata do veículo. Com isso, é possível passar para a polícia as coordenadas do paradeiro da moto.

O rastreador, portanto, pode ser muito útil no roubo de moto propriamente dito, isto é, quando há contato entre o criminoso e o proprietário do bem.

4. Sensores de presença e imobilizadores

Hoje em dia, as chaves das motos já possuem tecnologia agregada, que impedem o acionamento do veículo sem a chave vinda de fábrica. Alguns modelos de bloqueadores só deixam a moto ser ligada se houver um sensor de presença por perto. Além disso, imobilizadores não permitem que seja dada partida no veículo, bem como travam a bomba de combustível da moto.

5. Alarmes

O alarme é um dos dispositivos mais comuns de proteção contra a ação dos bandidos. Afinal, o aparelho emite um sinal sonoro forte, que atrapalha o furto e, em alguns modelos, também envia um sinal para o celular do proprietário.

Hoje em dia já há motocicletas que vem de fábrica com alarme. Em outros casos, o proprietário precisa instalar o dispositivo. Nesse caso, é importante realizar o serviço em locais especializados, que possuam o conhecimento técnico necessário para não danificar as partes elétrica e eletrônica da moto.

6. Atenção na hora de pilotar

Como na moto o piloto fica exposto, diferentemente do motorista de carro, é preciso ter mais cuidado na hora de trafegar. Por exemplo, evite andar à noite em locais desconhecidos, principalmente, se estiver sozinho na via.

Além disso, quem faz filmagens dos percursos, é necessário cuidar para não mostrar exatamente o trajeto de casa. Afinal, um vídeo na internet pode ser “o mapa” que uma pessoa mal intencionada precisava para realizar um crime.

Gostou do post de hoje? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a prevenir o roubo de moto!

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.