O processo eleitoral já se iniciou com as devidas regras que antecedem o chamado “Dia D”, onde as urnas concederão o resultado final. A direção do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA já definiu que irá realizar um dialogo com todos os pré candidatos e, já está formatando o modelo de apresentação e como será levado ao ar ( debate ou entrevistas individuais ).

Para isto, Lourivaldo Carvalho Balieiro, um dos diretores, já começou a contactar as respectivas assessorias de imprensa e, alguns parceiros de outros veículos de comunicação para a realização de um pool de empresas jornalísticas na cobertura deste evento de suma importância e, que mexe com o destino de todos os munícipes e empresas da cidade.

“Nossa ideia não é monopolizar a realização desta, digamos, ´prestação de serviço para a cidade, mas, sim, ampliar o leque de pessoas a acessarem o conhecimento dos pré candidatos que, na contra partida poderão apresentar suas propostas e responder a perguntas e questionamentos dos repórteres, convidados e da população em um verdadeiro “PINGA FOGO da verdade”, declarou Lourivaldo que também é colunista do jornal.

Até o momento, 09 candidaturas já se apresentam como oficiais e, que deverão ser aclamadas em convenção, caso, não haja nenhuma surpresa. Algumas candidaturas, embora se apresentem como pré candidatos, negociam nos bastidores e de repente podem aparecer durante neste período de intensas negociações compondo dobradinhas com outros candidatos de maior potencial, porém no cargo de vice. Tudo deverá ser definido nos próximos 15 dias.

Aliás, em todas as situações o cargo de pré candidato a vice nunca esteve tão disputado, pois, pelo atual cenário, parece ser ele, o fiel da balança para convencer o eleitor. Outro fator importante é que, a escolha da sigla partidária pode representar mais dinheiro em caixa para se investir na campanha. No entanto, até a publicação desta matéria apenas uma das candidaturas havia definido.

Os nomes confirmados até o momento são; Pela situação, o atual prefeito Daniel Alonso ( PSDB), que segundo pesquisas realizadas no inicio do ano e no período permitido enfrentava uma rejeição muito grande junto a população, mas, que aos poucos parece estar sendo recuperada com algumas inaugurações e sob o eco de suas ações de enfrentamento no período de pandemia.

Pela oposição aparece o ex prefeito Abelardo Camarinha ( PODEMOS), que garante ser ele mesmo o candidato, mesmo com as pendências jurídicas. O ex deputado tenta se valer de um efeito suspensivo de sentença já proferida para se candidatar pela quarta vez a prefeitura da cidade de Marília, apesar do desgaste politico natural do decorrer dos anos.

Correndo por fora e se apresentando pela linha independente surge o atual vice prefeito Tato Ambrósio (MDB) que rompeu com o atual prefeito no final de 2018 por não concordar com forma de administração da cidade. Tato vem trabalhando por fora, pois até o seu gabinete foi retirado e o mesmo começou a fortalecer ainda mais suas ações sociais e recentemente gravar vídeos de conscientização e cobranças de serviços não realizados que foram prometidos na campanha de 2016 pelo atual prefeito.

Como novidade, surge o nome da enfermeira e ativista Nayara Maziny (PSOL) que se torna historicamente a primeira mulher a disputar a cadeira do segundo andar. Nayara, substitui o popular Markito, servidor publico que até então havia anunciado sua candidatura, mas, por motivo de mudança de cidade, acabou por abortar a candidatura.

Mantendo a esteira de esquerda na cidade, um nome já conhecido, porém por uma outra legenda, se apresenta com a candidatura lulista na cidade. Professor Juvenal Aguiar ( PT), nome tradicional do combativismo em defesa dos professores estará mais uma vez na disputa.

Quem saiu da duvida ainda no final da tarde de ontem, sexta feira (28), foi o PSL, onde o candidato natural seria o policial da reserva e especialista em trânsito, Marcos Farto, que, até o momento se apresenta impossibilitado de disputar as eleições devido a erros na prestação de contas da campanha passada cometidos pelo seu contador de confiança. Como até o momento o mesmo não conseguiu reverter a situação, Farto gravou um vídeo anunciando a decisão do partido e lançando surpreendentemente o empresário Marcos Kohlmann e como vice, outra novidade; Regiane Mello, mananger da Escola Microlins e, que, passa a ser a segunda mulher a disputar um cargo majoritário nesta eleição até o momento.

Como Incógnita, ainda temos o nome do empresário e radialista Juliano da Campestre ( PRTB) que se apresenta como candidato a prefeito, mas, surge também em outros cenários como pré candidato a vice. O empresário no entanto, se afastou do cargo dentro do prazo previsto e a definição de sua candidatura majoritária deverá ocorrer até esta segunda feira, se apresentando com uma chapa pura sangue ou dobrando com outro partido.


Já o PV que até meses atrás era parceiro da atual administração, passou por mudanças internas e está tentando emplacar o nome do empresário Laerte Bedendo como pré candidato a prefeito. O mesmo chegou a anunciar que na última sexta feira anunciaria o nome de seu vice que, segundo ele, seria a cereja do bolo, no entanto, até o momento desta matéria nada havia sido divulgado.


Por último temos o empresário e ativista social Adão Brito (PDT) que caso não consiga consolidar uma parceria, já anunciou que irá mesmo tentar candidatura de chapa pura na disputa majoritária com o seu nome para ser avaliado pelo eleitor mariliense. Pelo que apuramos, o mesmo não havia conseguido fechar a mencionada parceria até a publicação desta matéria. Com isso, o mesmo deverá confirmar sua candidatura ao executivo mariliense.

O período permitido para as convenções começa nesta segunda feira, (31 de agosto ) e, se estenderá até o dia 16 de setembro, quando então, teremos um cenário definido para as disputas. Dois partidos já anunciaram oficialmente suas datas.

O Progressistas foi o primeiro partido em Marília a marcar convenção para escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores. O evento ocorrerá no dia 12 de setembro, às 10 horas, no antigo Clube dos Bancários de Marília. 
Nesse compasso, o presidente local da legenda e pré-candidato a vereador, Rogério Alexandre da Graça, articula o nome do comerciante Paulo Alves para a vaga de vice na chapa do pré-candidato a prefeito, Abelardo Camarinha (Podemos).

O PSDB extra oficialmente também agendou sua convenção para o dia 12 de setembro, onde na oportunidade, serão aclamados os candidatos a vereança e confirmado o nome do atual prefeito para reeleição. A grande surpresa pode ser a indicação do nome do companheiro de chapa (vice). Nos bastidores da politica, comenta-se a apresentação da chapa pura sangue com o vereador José Luiz Queirós, como vice. Por um outro lado, surgem rumores de que, o vice poderia ser uma indicação do PL por exigência do Deputado Federal Capitão Augusto, com os nomes do vereador Cicero do Ceasa ou ainda o sindicalista Mário Herrera.

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA com sua linha editorial independente estará divulgando após a realização das convenções, maiores informações sobre o assunto, nesta que será um ação importantíssima para o eleitor conhecer melhor seus candidatos e definir quem será o novo mandatário da cidade à partir de 1º de Janeiro de 2021.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.