Ministério da Saúde confirma 57 mortes por coronavírus no Brasil e casos chegam a 2.433. Bolsonaro defende isolamento parcial e abertura de comércios. Governadores e presidente trocam críticas.

O ministério da Saúde confirmou 57 mortes provocadas pelo novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, sendo 48 no Estado de São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul, uma morte em Pernambuco e um óbito no Amazonas. Até esta quarta-feira, o Brasil tinha 2.433 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-Cov-2.

Pela manhã, o presidente Jair Messias Bolsonaro voltou a minimizar a crise e defendeu a reabertura do comércio, com o isolamento parcial (da população acima de 60 anos). Bolsonaro se reuniu com os governadores do Sudeste para tratar da pandemia e trocou ataques com João Dória (SP). Governadores do Nordeste divulgaram uma carta em que afirmam que manterão as medidas preventivas “baseadas na ciência”.

A posição de Bolsonaro foi criticada até mesmo pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um antigo aliado. “Será que toda a comunidade científica do mundo está errada?”, disse em coletiva de imprensa.

Por um outro lado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (25) a chegada ao Brasil dos primeiros kits de teste rápido para detectar a presença de coronavírus, responsável por causar a doença covid-19. A expectativa do Ministério da Saúde é colocar em circulação, nos próximos dias, 5 milhões de unidades.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, com o teste de imunocromatografia “o cidadão ficará sabendo se já foi contaminado e curado” da doença. A identificação da presença ou não do vírus demora de 15 a 30 minutos. 

Com o resultado em mãos, segundo o presidente, pessoas que integram os serviços considerados essenciais poderiam voltar a circular livremente. “Esses imunizados poderiam circular livremente com mais tranquilidade, como, por exemplo, profissionais de saúde, segurança e transporte”, escreveu no Twitter. 

No entanto, ainda não há evidências científicas que indiquem a imunização de pacientes curados. O Japão, por exemplo, já identificou casos de pessoas que voltaram a testar positivo para o vírus desde o início da pandemia. 

Espanha supera a China em mortes por coronavírus com 3.434 óbitos

Imagem do Hospital 12 de Octubre, de Madri, na Espanha. Pacientes aguardam atendimento no chão nesta quarta-feira.

Contaminados aumentam em 20%, chegando a 47.610, de acordo com o Ministério da Saúde

A Espanha já supera a China em mortes por coronavírus com 3.434 falecidos, o que significa um aumento de 738 casos, ou seja, 27% a mais do que na terça-feira. Na China, onde a pandemia já está controlada, os mortos chegam a 3.287. Com esses números, a Espanha se transforma no segundo país do mundo em mortes por coronavírus, atrás somente da Itália ( com mais de 6.800 ) de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde.

“Houve um aumento de casos de 20%, equivalente ao que vimos nos últimos dias e mais baixo do que na semana passada. Esses aumentos são variáveis nas diversas comunidades autônomas”, disse Fernando Simón, coordenador de Emergências do Ministério da Saúde. O especialista destacou que o aumento no uso de unidades de terapia intensiva (UTI) foi menor do que o do dia anterior, com 18%, de modo que é de se esperar que, infelizmente, ” a carga sobre os serviços de saúde , continue crescendo nos próximos dias”.

Em relação aos contaminados, já são 47.610, ou seja, 7.937 a mais do que nas 24 horas anteriores, ou seja, um aumento de 20%. Como comparação, no dia anterior os falecidos cresceram 23%, enquanto os infectados também aumentaram em 20%. Há 26.960 pessoas hospitalizadas, das quais 3.166 estão na UTI, enquanto 5.367 já receberam alta.

Nesta quarta-feira se rompeu a tendência dos dois últimos dias, em que ocorreram mais casos novos na Catalunha do que em Madri. Nas últimas 24 horas foram registrados 2.245 novos infectados em Madri, enquanto na Catalunha foram 2.073, elevando os casos a 14.597 e 9.937, respectivamente. O número de pessoas internadas nas UTI das duas comunidades, entretanto, é mais próximo, com 1.150 em Madri e 781 na Catalunha. Nesse sentido, Simón afirmou que os hospitalizados aumentaram em quase 50% na Catalunha, enquanto em Madri não chegam a 10%. “Isso pode se dar pelo atraso na comunicação dos casos”, disse.

O objetivo das medidas de confinamento é reduzir os contatos de risco e, segundo Simón, “esse objetivo foi atingido”: “Temos uma mobilidade muito reduzida, entre 5% a 10% do normal. E uma redução dos contatos sociais quase completa”. Por isso, agora resta um trabalho pedagógico para que também se reduzam os contatos no próprio domicílio. “O risco não está só fora. Se uma pessoa começa a ter sintomas em casa, precisa se afastar da unidade familiar em um quarto. É tão importante quanto evitar os contatos de risco fora do domicílio”, afirmou.

OMS vê potencial para que EUA se tornem novo epicentro de coronavírus

Homem atravessa rua vazia perto da Times Square, em Nova York, em meio à pandemia do novo coronavírus nos EUA — Foto: Mark Lennihan/AP

Segundo porta-voz da OMS, país enfrenta aceleração grande de casos.

A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) informou que está vendo “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia, informou a agência Reuters.

Questionada sobre essa possibilidade, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse aos repórteres: “Estamos vendo aceleração muito grande nos casos dos EUA. Então há potencial.”

Os EUA registraram até o momento um total de 44.183 casos de Covid-19 e ao menos 544 mortes, segundo o balanço mais recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Casos suspeitos de coronavírus aumentam para 71 em Bauru e prefeito Gazetta impõe multa.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Bauru, o número de casos suspeitos de coronavírus aumentou para 71 na cidade nesta quarta-feira (25). Até terça-feira (24), as suspeitas somavam 60.

Uma paciente de 74 anos estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa e faleceu com suspeita da doença. É a terceira morte com suspeita de coronavírus registrada em Bauru. 

NOVO CANAL

Fiscais da prefeitura têm rodado Bauru diariamente para verificar o cumprimento do decreto municipal. Estabelecimentos com atividades não essenciais flagrados abertos são notificados e estão sujeitos à multa de R$ 2 mil.

Como forma de ampliar o canal de denúncias e cumprimento da lei, a Ouvidoria da Prefeitura lançou um canal online, que pode ser acessado por meio do site: www.bauru.sp.gov.br. O formulário pode ser preenchido de forma anônima e deve indicar os estabelecimentos que desrespeitaram o decreto.

Denúncias do tipo e também aglomerações de pessoas podem ser comunicadas por meio do telefone (14) 3235-1156 e por meio do número de urgências da Policia Militar, o 190.

São Bernardo (SP) quer restringir circulação de idosos por coronavírus

Prefeitura de São Bernardo do Campo quer restringir circulação de idosos

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, quer restringir a circulação de idosos com mais de 60 anos de idade nas ruas do município a partir deste domingo (29) por causa da pandemia de coronavírus.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) vai autorizar em decreto a proibição de circulação na cidade sem que haja uma boa justificativa. Exceções como ida a hospitais, postos de saúde, fazer exames ou compras em farmácias e mercados, caso não tenham quem faça, serão permitidas.

Se o idoso desrespeitar a medida, poderá ser multado em R$ 200. Agentes da prefeitura estarão nas ruas para fiscalizar e abordar as pessoas com mais de 60 anos durante a quarentena de combate à propagação do coronavírus.

Marília tem 37 casos suspeitos, mas, nenhum caso oficialmente confirmado. Ruas desertas marcaram o dia, porém teve comércio aberto e Prefeito anunciando novo decreto com o transporte coletivo.

O novo boletim de nº 16 divulgado na tarde de hoje, quarta feira ( 25 ) através da Vigilância Epidemiológica, informa um aumento de apenas um caso suspeito do Coronavírus na cidade: são atualmente 37 casos suspeitos, 4 deles internados e 6 descartados.

O Prefeito Daniel Alonso publica nesta quinta-feira (26) um novo decreto liberando os ônibus coletivos para os trabalhadores das INDÚSTRIAS, FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS, todos mediante apresentação da carteira funcional, carteira de trabalho ou crachá. As novas medidas entrarão em vigor na sexta-feira (27).

Os horários ofertados seguirão a tabelas de horários base Domingo com cortes fora dos horários de pico. Faixas horárias: 05h00 às 8h59, 11h00 às 14h59, 16h00 às 19h59 e 21h00 às 23h59. Todas as informações, bem como, os itinerários de todas as linhas poderão ser consultados no site

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.