O Brasil registrou nesta quarta-feira 204 novas mortes provocadas pelo novo coronavírus, número igual ao dia anterior. Em relação aos novos casos, porém, o País teve um recorde: foram mais 3.058 pessoas confirmadas com a covid-19. 

Com isso, em todo o Brasil, são 28.320 casos confirmados e 1.736 mortes causadas pelo novo coronavírus. Até terça-feira, eram 25.263 casos e  1.532 vítimas fatais.

O Estado de São Paulo continua sendo o mais afetado, com 778 óbitos e 11.043 casos já confirmados da doença. Rio de Janeiro (3.743 casos e 265 mortes), Ceará (2.157 casos e 116 mortes), Amazonas (1.554 casos e 106 mortes) e Pernambuco (1.584 casos e 143 mortes) completam a lista dos cinco Estados com maiores números.

Últimas notícias sobre o coronavírus no mundo

Bolívia distribuirá títulos sociais de cerca de 300 reais

O governo boliviano anunciou que alocará entre 2,28 e 2,56 bilhões de reais para pagar vários títulos as famílias e aliviar a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. “Nos títulos, calculamos entre 3 e 3,5 bilhões de bolivianos, que vão diretamente para as casas, para as famílias, e vão reativar o tema da economia “, afirmou em entrevista coletiva o ministro da Economia, José Luis Parada. A quarentena decretada em 17 de março até 30 de abril paralisou grande parte do comércio e das empresas privadas. Os vínculos são destinados a idosos, desempregados, grávidas, deficientes e pais de crianças em idade escolar. O valor por pessoa varia de 400 a 500 bolivianos (262 a 340 reais). Até o momento, a Bolívia registrou 400 infecções e 28 mortes pelo novo coronavírus.

Procurador-geral da Venezuela atribui a “carma” o retorno de migrantes venezuelanos devido à pandemia

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, atribuiu ao “carma” o fato de que milhares de venezuelanos que decidiram cruzar a fronteira para escapar da crise política e humanitária no país tiveram que retornar por causa da pandemia de coronavírus . “Carma ou a roda do tempo? Venezuelanos que negaram publicamente a nação, depois de se sentirem indignados nos Estados Unidos, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Espanha, etc, retornam à Venezuela graças ao plano Vuelta a la Patria, projetado pelo presidente Nicolás Maduro”, escreveu o chefe do Ministério Público no Twitter. Mais de cinco milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos. A maioria optou por países da região, entre os quais se destaca a Colômbia, que recebeu 1,8 milhão de migrantes venezuelanos, de acordo com o saldo atualizado da Agência de Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). O governo colombiano informou nesta semana que mais de 33.000 retornaram à Venezuela após a crise do coronavírus. O Conselho Norueguês para Refugiados (CNR) já alertou na semana anterior que centenas estavam retornando porque “estão perdendo seus meios de subsistência”. 

Número de pacientes internados com Covid-19 sobe para 2,3 mil em SP; Emílio Ribas tem 100% de ocupação na UTI

Leito isolado do Hospital das Clínicas de São Paulo é reservado para pacientes graves do coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

Estado de São Paulo registra 778 mortes confirmadas do novo coronavírus. Quase metade das 2.332 pessoas internadas com a doença no estado estão na UTI.

O estado de São Paulo registrou um novo recorde de internações pelo novo coronavírus: há 2.332 pessoas internadas com a doença na tarde desta quarta-feira (15). Dessas, 1.200 estão em leitos de enfermaria e 1.132 em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Há ainda 3.663 internações de casos suspeitos, que aguardam resultado do teste de Covid-19, 2.287 em enfermaria e 1.376 em UTI.

A taxa de ocupação das UTIs dos hospitais mais procurados na capital varia de 62%, percentual registrado no Hospital São Paulo, a 100%, valor verificado na UTI do Hospital Emílio Ribas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

“O Emílio Ribas tem hoje 30 leitos de UTI e os 30 leitos estão ocupados. Vão abrir mais 20 leitos em um prazo de duas semanas. Então, o Emílio Ribas que tem hoje 30 leitos terá, em duas semanas, 50 leitos”, prometeu o médico David Uip, coordenador do centro de contingência contra a doença no estado.

Em coletiva de imprensa nesta tarde também foram divulgadas as taxas de outros hospitais da capital com grande ocupação de leitos em UTI e enfermaria:

Maiores taxas de ocupação de UTI:

  • Hospital Emílio Ribas: 100%
  • Hospital Geral de Pedreira: 87%
  • Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha: 86%
  • Hospital das Clínicas: 83%
  • Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos: 67%
  • Hospital São Paulo: 62%

Maiores taxas de ocupação na enfermaria:

  • Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha: 86%
  • Instituto Emílio Ribas: 80%
  • Hospital São Paulo: 73%
  • Hospital das Clínicas: 73%
  • Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos: 71%
  • Hospital Geral de Pedreira: 71%

Para David Uip, os dados mostram que o coronavírus já está pressionando o sistema de saúde de São Paulo.

“Isso mostra claramente a pressão no sistema público de saúde através da observação de grandes hospitais na região metropolitana de São Paulo. Nós temos hospitais já com números elevados de pacientes na enfermaria e na unidade de terapia intensiva”, disse David Uip.

Nesta terça-feira (14), 2.153 pacientes estavam internados (14), para tratar o novo coronavírus, um recorde desde o início da pandemia, segundo a pasta. Ainda na terça, o secretário da Saúde, José Henrique Germann, afirmou que no estado como um todo a taxa de ocupação de UTI é de cerca de 60% atualmente.

“Nós temos no estado 7 mil leitos públicos de terapia intensiva, sendo que aproximadamente 3.700 são destinados a pacientes adultos. Eles estavam trabalhando [antes da pandemia] em uma ocupação em torno de 70, 75% e agora eles estão trabalhando em uma ocupação de 60%. Essa diminuição se dá por uma coisa que o dr David Uip falou: a população se retrai, você tem menos acidente e assim por diante”, afirmou.

Leitos lotados em maio

Na manhã desta quarta, o secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, disse que a primeira reserva de leitos de UTi do estado deve lotar em maio.

De acordo com Germann, o estado de São Paulo tem duas reservas de leitos. A primeira é constituída pelos leitos já existentes e a segunda por leitos que ainda serão entregues. Esta segunda reserva deve lotar até o final de julho.

Situação em Marília é considerada estável até o momento.

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

83 casos suspeitos (aguardando resultados)
2 internados
49 descartados
7 casos confirmados
3 óbitos em investigação
1 óbito confirmado

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.