O Brasil registrou neste domingo (12), 99 novas mortes provocadas pela covid-19 e 1.442 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde.

Com isso, em todo o País, o número de mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 1.223 com um total de 22.169 casos. No dia anterior, eram 20.727 casos confirmados.


Um coveiro é visto durante o enterro de Ester Melo da Silva, 67 anos, que morreu em razão da doença por coronavírus (COVID-19), no cemitério Parque Tarumã em Manaus, AM, Brasil. 10/04/2020. REUTERS/Bruno Kelly

O Estado de São Paulo continua sendo o mais afetado, com 8.755 casos e 588 mortes, seguido por Rio de Janeiro (2.855 e 170 óbitos), Ceará (1.676 e 74 ) e Amazonas ( 1.206 e 62).

Neste sábado (11), a adesão da população de São Paulo ao isolamento social como forma de evitar a propagação do novo coronavírus ficou em 55%. Na quinta-feira, o índice de isolamento social atingiu apenas 47%. O governo de São Paulo afirma que o ideal é 70% de isolamento para conter o avanço da doença no Estado, o mais afetado no País, com o maior número de mortes e casos confirmados.

A taxa de isolamento vem sendo medida pelo governo paulista com o apoio das operadoras de telefonia e é referente a 40 cidades com população acima de 30 mil habitantes. Em nenhuma delas o índice chegou aos 70%. As cidades com o menor índice neste sábado foram Limeira e Presidente Prudente, interior do Estado, com apenas 47% de isolamento. Já São Vicente foi a cidade com o maior índice, 62%.

Na última quinta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu tomar medidas mais rigorosas caso a adesão popular ao isolamento social não cresça espontaneamente nesta semana. Entre essas medidas estão a aplicação de multa e até a prisão de quem desrespeitar o distanciamento, visto como essencial para mitigar a propagação do novo coronavírus. “Espero que não tenhamos que chegar nesse patamar, mas se for necessário faremos em defesa da vida.”

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus no mundo.

O premiê britânico, Boris Johnson, que estava internado em decorrência do novo coronavírus, deixou o hospital neste domingo, mesmo dia em que o Reino Unido ultrapassou as 10.000 mortes pela Covid-19. Pela manhã, o Papa Francisco celebrou a missa de Páscoa na Basílica de São Pedro, na qual pediu que os países mais ricos não sejam egoístas e não ignorem os mais pobres durante a pandemia. 

Arábia Saudita estende o toque de recolher indefinidamente

O rei Salmán da Arábia Saudita decretou a extensão do toque de recolher em vigor no reino árabe devido ao coronavírus até uma nova ordem devido à velocidade com que a doença se espalha por todo o país, que confirmou mais de 400 infecções no país nas últimas 24 horas. O toque de recolher foi imposto pela primeira vez em 23 de março e, logo depois, o deslocamento entre as treze regiões do reino foi banido. Essa restrição também foi imposta nas duas cidades mais sagradas do Islã, Meca e Medina. O anúncio, feito pelo Ministério do Interior e coletado pela agência de notícias oficial saudita, SPA, indica que todas as medidas anteriores ainda estão em vigor. As autoridades pediram à população “que cumprisse a ordem real de preservar sua saúde e segurança”. O Ministério da Saúde da Arábia Saudita registrou neste domingo 429 novas infecções e sete novas mortes no país, elevando o número total de mortes para 59 e o número total de casos para 4.462, com 65 pessoas em terapia intensiva

O presidente do Equador e seu gabinete reduzem seus salários em 50%

O presidente do Equador, Lenin Moreno, anunciou por meio de sua conta no Twitter que determinou um corte em seu salário e no de seu vice-presidente, ministros e vice-ministros, devido à pandemia de coronavírus. A medida também será aplicada aos 24 governadores e aos 137 membros da Assembléia Nacional. No Equador, foram detectados mais de 7.000 casos de coronavírus e 300 mortes por causas relacionadas à Covid-19.

Chile controla os respiradores nos setores público e privado

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1586720342-b8e3a20059ed63d32f60275b459ac5a9.jpg

Os hospitais chilenos estão se preparando para as semanas difíceis do coronavírus, que são esperadas no final de abril e no início de maio. Em um país onde quase 80% da população é atendida em um sistema público instalado em meados do século XX –robusto, apesar do desmantelamento sofrido durante a ditadura, embora com múltiplas deficiências–, as autoridades de saúde estão constantemente aumentando os leitos disponíveis para internações. Os infectados chegaram neste domingo aos 7.213 casos confirmados e já houve 80 mortes, o que revela um baixo nível de mortalidade (cerca de 1%).

Nova York ultrapassa 9.000 mortes por coronavírus

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, relatou que 758 novas mortes ocorreram nas últimas 24 horas e o número total subiu para 9.385 óbitos com a Covid-19. Durante sua entrevista coletiva diária, Cuomo indicou que no sábado registraram outras 758 mortes, um número “trágico”, lamentou. “Cada um deles é um rosto, um nome e uma família que está sofrendo neste fim de semana e, para muitos neste Estado e nesta nação, é uma data religiosa muito importante”, disse. Cuomo afirmou que “os nova-iorquinos fizeram tudo humanamente possível” para tentar salvar suas vidas e anunciou que aumentará o número de testes para detectar o coronavírus

França excede 14.000 mortes com coronavírus

As autoridades francesas registraram 561 mortes nas últimas 24 horas, uma ligeira queda em relação ao número do dia anterior, que foi de 635 vítimas. Com os dados deste domingo, o número de mortos subiu para 14.393. Em relação à situação global no país, o Ministério da Saúde registrou 31.826 pessoas hospitalizadas por coronavírus, 6.845 pacientes gravemente enfermos na UTI e 27.186 recuperados.

Número de mortes na Itália cai: 431 em um dia

É o número mais baixo desde 19 de março. No total, 19.899 pessoas morreram no país europeu, o segundo com mais mortes, depois dos Estados Unidos. 4.092 pessoas também foram infectadas desde ontem, elevando o saldo positivo para 156.363. Além disso, pelo nono dia consecutivo, o número de pessoas em terapia intensiva no país diminuiu. Neste sábado havia 3.381, e hoje há 3.343 — menos 38 pacientes em unidades de terapia intensiva. Boas notícias pelo nono dia consecutivo no que diz respeito à UTI. O número de pessoas nessa condição  depende de novas infecções, mas também de pessoas que se recuperaram e morreram no último dia.

Sobe para 588 o número de mortos por coronavírus em SP; 1 a cada 4 municípios do estado tem caso da doença

Fila de covas abertas no cemitério Vila Formosa, na Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Cidades com pelo menos um caso confirmado cresceu 63,6% em uma semana. Casos confirmados chegam a 8.755. Entre as vítimas fatais, estão 339 homens e 249 mulheres.

O número mortos por coronavírus no estado de São Paulo subiu para 588 neste domingo (12). Há mais de uma uma semana, em 4 de abril, eram 260 mortes, segundo divulgou a Secretaria Estadual de Saúde. No sábado (11), eram 560 mortes confirmadas. Saúde.

Entre as vítimas fatais, estão 339 homens e 249 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 73,4% das mortes. As mortes foram registradas em 63 municípios do estado.

O número de casos confirmados foi de 8.419, no sábado, para 8.755 neste domingo. Já são 162 cidades com pelo menos um caso, o que representa um município em cada quatro do estado, crescimento de 63,6% em uma semana.

O estado de São Paulo tem 39% das confirmações da doença no Brasil e mais de 3 vezes o número do Rio de Janeiro, segundo local mais afetado no país.

Isolamento social.

Após ter subido dez pontos percentuais entre quinta feira (9) e a sexta feira (100, a taxa de isolamento social caiu de novo no sábao (11) e chegou a 55% no estado de São Paulo segundo o sistema de monitoramento inteligente do governo estadual feito com base nos dados dos celulares da população. (saiba como o sistema funciona).

Na segunda (6) e terça (7), o estado tinha taxa de 54% de isolamento, que caiu para 49% na quarta e chegou a 47% na quinta (9), menor taxa já registrada desde o início da quarentena. Na sexta, o índice subiu para 57% e caiu para 55% neste sábado.

Segundo o governo estadual, para controlar a disseminação da Covid-19, o índice ideal é de 70%. O estado nunca chegou a esta taxa: o ápice da quarentena em São Paulo ocorreu no último domingo (5), com 59% de adesão. O índice de isolamento social caiu 12,9% na última semana.

O governador João Doria (PSDB) prometeu tomar medidas mais rígidas na segunda-feira (13), inclusive com prisão para quem desrespeitar as orientações, caso o isolamento não chegue a mais de 60% neste final de semana. Nesta sexta (10), o prefeito da capital, Bruno Covas, disse à GloboNews que atua em conjunto com o governo do estado e que medidas de “intervenção de algumas ruas” da cidade não estão descartadas.

As medidas de isolamento social foram adotadas para tentar conter o avanço do coronavírus, com quarentena que vai até 22 de abril em todo o estado.

Em Bauru quase 10% dos pacientes testados pelo HC está com Covid-19

Os testes que vêm sendo realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para diagnóstico da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, revelaram que quase 10% dos pacientes testados estão com a doença.

O balanço, divulgado neste domingo (12) pelo HC, leva em conta os exames realizados até a última sexta-feira (10). De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, no total, foram realizados 466 testes.

Além de internados no HC e em outros hospitais, foram submetidos a exames pacientes em atendimento ambulatorial na unidade. Deste total, 43 testaram positivo para a Covid-19, o que corresponde a 9,2%.

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Botucatu anunciou que todos os moradores da cidade que procurarem as unidades de saúde com sintomas de gripe farão testes para o diagnóstico da doença.

A testagem será precedida de avaliação médica. Recentemente, a prefeitura firmou convênio com o HC e a Unesp que prevê realização de cerca de 20 mil testes pelo Hemocentro no período de quatro meses.

NOVA MORTE

Neste domingo, o HC também registrou a quinta morte de paciente internado na unidade com Covid-19. A vítima, Ronaldo Beraldo, 55 anos, era vereador e presidente da Câmara Municipal de Arandu, na região de Avaré, e estava internada na UTI.

Ronaldo Beraldo, que era presidente da Câmara Municipal de Arandu, morreu na madrugada deste domingo (12)

A Câmara de Arandu emitiu nota de pesar pelo falecimento e informou que, nesta segunda-feira (13), irá decretar luto oficial de sete dias. As outras quatro pessoas que morreram no HC em decorrência da doença eram moradoras de Botucatu (1), São Manuel (1) e Laranjal Paulista (2).

Ourinhos registra morte de paciente que testou positivo para Covid-19

Ourinhos registrou na madrugada deste domingo (12) a morte de uma mulher de 48 anos que havia testado positivo para Covid-19 no teste rápido e estava internada na Santa Casa.

Moradora do Jardim Guaporé, a paciente era portadora de diabetes e estava em internação clínica. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, durante a madrugada, foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), vindo a óbito.

A Secretaria de Saúde agora aguarda a contraprova para confirmar o resultado pelo Instituto Adolfo Lutz. Até às 17h deste domingo, Ourinhos contabilizava 5 casos confirmados de coronavírus.

Quatro das cinco pessoas foram identificados por teste rápido, entre elas a paciente que acabou morrendo, e submetidos à contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmação.

O primeiro caso positivo da cidade recebeu alta nesta sexta-feira (10). O pacientte é um homem de 76 anos e era portador de Diabetes melittus. 10).

Até o dia 12 abril, a cidade contabiliza 118 casos suspeitos e duas mortes estão sob investigação, aguardando resultados de exames.

Segundo a assessoria de imprensa, Marília mantém situação estabilizada.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou uma situação estabilizada neste domingo e, no seu 37º boletim informa o seguinte quadro a respeito dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

70 casos suspeitos (aguardando resultados)

15 internados

48 descartados

6 casos confirmados

4 óbitos em investigação

1 óbito confirmado

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.