Ministério da Saúde divulgou hoje (19) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 38.654 casos confirmados da doença e 2.462 mortes foram registradas. A taxa de letalidade continua em 6,4%. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 2.055 novos casos e 110 mortes.

O número de recuperados não foi atualizado e permanece em 14.026, que representa cerca de 38% dos infectados. Os últimos dados sobre as pessoas curadas são de ontem (18), quando o número de casos confirmados estava em 36.599.

A Região Sudeste registra 21.285 (55,1%) casos confirmados da doença. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 9.300 (24,1%); Norte, com 3.691 (9,5%); Sul, com 2.816 (7,3%), e Centro-Oeste, com 1.562 (4%).

Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de coronavírus em todos os países. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Estados Unidos ultrapassam a marca de 40 mil mortos por coronavírus

coronavírus Estados Unidos

O número de mortos pelo novo coronavírus nos Estados Unidos superou, neste domingo (19), a marca de 40 mil, de acordo com um levantamento da Universidade Johns Hopkins. Segundo a pesquisa, o país tem pelo menos 40.585 mortes e 742.442 casos confirmados. Com isso, as economias ocidentais agora representam cerca de dois terços dos casos de coronavírus em todo o mundo, segundo a Johns Hopkins.

Na manhã deste domingo, alguns governadores de Estados norte-americanos afirmaram ainda não possuírem capacidade suficiente de testes que permitisse a reabertura das economias.

Em entrevista à NBC, o governador de Ohio, Mike DeWine, lembrou dos protestos contras as ordens de permanecer em casa e afirmou que vai fazer o que acha que é certo. “Queremos tentar reabrir a economia, mas com muito cuidado para não termos muitas pessoas mortas”, disse o republicano.

O governador de Maryland, Larry Hogan, disse em entrevista à CNN que é injusto sugerir que os Estados tenham testes suficientes para avançar na reabertura, como afirmado por autoridades do governo Trump. “Todo governador nos Estados Unidos tem pressionado e lutado para conseguir mais testes, não apenas do governo federal, mas de todos os laboratórios particulares dos Estados Unidos e de todo o mundo.

E continuamos a fazê-lo”, disse. A afirmação foi corroborada pelo governador da Virginia, Ralph Northam, que disse que Trump era “ilusório” por pensar que os Estados tinham capacidade suficiente de testes para afrouxar as restrições. “Nem sequer temos cotonetes suficientes, acredite ou não”, disse à CNN.

Em contrapartida, alguns Estados estão começando a reabrir a economia, como Vermont, Minnesota e o Texas, cujo governador, Greg Abbott, disse que as compras, caminhadas e alguns procedimentos médicos podem voltar ao normal na próxima semana.

Europa

No dia em que a Europa passou de 1 milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus, a Itália teve o menor registro diário de mortes em uma semana. Nas últimas 24 horas, foram 433 novas vítimas fatais, elevando o número total de óbitos para 23.660.

A quantidade de novos infectados também diminuiu para 3.047 ante os 3.491 observados no sábado. A aparente desaceleração é usada por algumas autoridades para pedir o afrouxamento das restrições. Apesar disso, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, descartou a possibilidade de reabertura da economia em algumas regiões em detrimento de outras. O período de isolamento social no país está em vigor até o dia 3 de maio.

Estado de São Paulo ultrapassa mil mortes causadas pela Covid-19. Mais de 1500 Profissionais da saúde são afastados.

Ala do hospital Emílio Ribas, em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Foram 24 novas mortes e 373 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O estado de São Paulo ultrapassou mil mortes causadas pela Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 24 novos óbitos registrados neste domingo (19) e o número passou para 1.015 mortes no estado e 14.267 casos confirmados.

novo número de casos representa um aumento de 2,68% em relação aos 13.894 casos anunciados no sábado (18). No caso das mortes, o crescimento foi de 2,42% em relação aos 991 óbitos do dia anterior.

O estado passou o número de mil mortes após 32 dias da primeira confirmação de morte pelo novo coronavírus no país.

Entretanto, apesar do alto crescimento de casos e mortes, o estado de São Paulo possui 7 mil testes de coronavírus que aguardam confirmação no estado de São Paulo.

Em São Paulo, já são 228 cidades com pelo menos um caso e 93 municípios com no mínimo uma morte. A capital paulista concentra o maior número de mortes até este domingo.

Entre as vítimas que morreram, 599 eram homens e 416 eram mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 78,7% das mortes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 5,6 mil pessoas estão internadas em hospitais de São Paulo com quadro suspeito ou confirmado de coronavírus. Desses pacientes internados, 3.279 estão em leitos de enfermaria e outros 2.345 em leitos de UTI do estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 17 abril apenas a capital registrou 743 mortes confirmadas por Covid-19. Porém, outras 1.192 mortes eram consideradas suspeitas da doença, ou seja, no total são quase 1.935 óbitos, sendo que 62% ainda não tem confirmação.

Profissionais afastados

O estado de São Paulo tem 1.557 profissionais de saúde afastados do trabalho por suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

Para tentar minimizar a ausência na linha de frente do combate à doença, o Governo de São Paulo afirma que vai contratar 1.185 profissionais em caráter emergencial. Deste total, 260 são de vagas remanescentes de concursos públicos e as outras 925 são novas contratações por tempo determinado.

“O afastamento se dá imediatamente quando o profissional de saúde começa a apresentar um quadro chamado síndrome gripal (febre com tosse, falta de ar e coriza). Então, ele é suspeito, porque pode ter a síndrome por vários tipos de agentes etiológicos, principalmente virais. Eles têm prioridade para fazer o teste em tempo real para dizer se é o coronavírus ou não, e isso vem sendo feito pela rede laboratorial”, afirmou Paulo Menezes, coordenador de Controle de Doenças.

Assessoria da Prefeitura de Marília divulga boletim conotando situação estabilizada na cidade.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa na tarde deste domingo ( 19), um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Este é o 44º informativo e conota uma estabilidade nos casos na cidade. Confira :

91 casos suspeitos (aguardando resultados)
5 internados
62 descartados
11 casos confirmados
2 óbitos em investigação
1 óbito confirmado

OBS: Os 10 casos positivos evoluíram bem em relação aos sintomas, não apresentam comprometimentos a saúde e segundo informações do acompanhamento da Vigilância Epidemiológica os mesmos se encontram saudáveis. Apenas uma pessoa evoluiu para óbito como já informado.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.