Pelo terceiro dia consecutivo, o país registra nacionalmente mais de 50 mil contágios e acima de mil mortes pela covid-19. Nesta sexta-feira (31), último dia de julho, o Brasil soma mais 52.383 novas infecções pelo vírus, além de 1.212 novos óbitos de pacientes da doença.

  • 1.212 óbitos nas últimas 24 horas;
  • 52.383 casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • 92.475 mortes;
  • 2.662.485 confirmados;
  • 1.844.051 recuperados.

Os dados foram compilados pelas secretarias estaduais de saúde e divulgados em atualização diária feita pela plataforma Painel Covid-19 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Na quarta-feira (29), foi registrado o recorde absoluto de novos casos, com mais de 72 mil infecções em apenas 24 horas — o maior número desde o início da pandemia. Outro recorde deste âmbito havia sido registrado na semana anterior, que também foi a mais letal e com mais contaminações desde o começo do ano.

Reprodução

Com os números desta sexta, o Brasil chega a 2.662.485 infecções totais, além de 92.475 óbitos. A doença causada pelo novo coronavírus já atingiu 1.267 a cada 100.000 habitantes, além de ter provocado a morte de 44 brasileiros a cada 100.000.

A maior parcela destes números está no Estado de São Paulo, que contabiliza 542.304 casos e 22.997 mortes. O Rio de Janeiro, por sua vez, tem o segundo maior número de mortes (13.477) e o quarto maior número de casos (165.495).

JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA e o giro geral sobre o coronavírus pelo mundo.


Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já infectou mais de 17,3 milhões de pessoas no mundo e, até esta sexta-feira, a Covid-19 havia causado 673.822 mortes no planeta. Com presidentes negacionistas da Covid-19, Estados Unidos e Brasil são os países mais afetados pela crise sanitária: EUA estão próximos de alcançarem 4,5 milhões de infectados e já passaram de 150.000 mortes, enquanto o Brasil totaliza, segundo o último balanço do Ministério da Saúde, 2,6 milhões de pessoas infectadas pelo vírus Sars-Cov-2 e 92.475 mortos pela doença.

Espanha em alerta com aumento dos contágios

As infecções por covid-19 na Espanha estão novamente em ascensão: 1.525 nas últimas 24 horas. Com Aragão (511 casos) e Madri (372) responsáveis por mais da metade das infecções detectadas. 

UE reserva 300 milhões de doses da candidata a vacina da francesa Sanofi

A Comissão Européia anunciou a reserva, em nome dos 27 estados membros, de 300 milhões de doses da candidata a vacina contra a covid-19 do laboratório francês Sanofi. O Executivo europeu também está realizando negociações “intensivas” com outros fabricantes de vacinas, disse em uma declaração. De acordo com Bruxelas, “o contrato com a Sanofi proporciona uma opção para que todos os estados membros comprem a vacina”.

Rapidez dos ensaios das vacinas russas despertam dúvidas na comunidade científica

A Rússia quer se tornar o primeiro país a produzir uma vacina contra a covid-19. As autoridades estão pisando no acelerador para registrar uma das duas vacinas  em que seus cientistas estão trabalhando até 14 de agosto e iniciar a produção em setembro. Entretanto, a velocidade dos testes levanta dúvidas entre os especialistas, que acreditam que o período de preparação é muito curto para que o medicamento seja eficaz e seguro. Ao contrário de outras vacinas em estágios avançados, a Rússia não publicou os resultados de seus testes. Isto alimenta a incerteza, especialmente depois que o Reino Unido, Canadá e Estados Unidos acusaram espiões ligados a Moscou de invadir instituições internacionais para roubar dados de imunização. O Kremlin negou as acusações e a Rússia continua com seu calendário.

Desenvolvida no Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia e financiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (o fundo soberano do país, que tem cerca de 10 bilhões de dólares em capital), a vacina que as autoridades russas consideram mais promissora completou agora a fase dois. Foi testada em voluntários militares e dois grupos de voluntários civis pagos — e também em alguns dos cientistas que trabalham no programa, o que gerou um animado debate ético. Fontes oficiais dizem que não foram detectados efeitos adversos graves nas pessoas que receberam a droga.

O próximo passo é que o Ministério da Saúde registre a vacina Gamaleya — o que equivale a dar sua aprovação — e seja iniciada a fase três, na qual ela será testada em milhares de pessoas na Rússia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A segunda vacina, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa Vektor em Novosibirsk (um dos laboratórios estratégicos do país e como o Gamaleya, público), seguirá um caminho semelhante e as autoridades esperam que esteja pronta em outubro.

KLM vai cortar até 5.000 empregos devido à crise do coronavírus

A companhia aérea holandesa KLM anunciou nesta sexta-feira que entre 4.500 e 5.000 empregos serão cortados devido à crise do coronavírus. No segundo trimestre do ano, a empresa registrou perdas de 493 milhões de euros em receita operacional e uma redução de 95% no número de passageiros — de cerca de 9 milhões para menos de meio milhão. Pieter Elbers, diretor executivo, admitiu que estes são “os piores resultados da história”, uma vez que as perdas destas receitas no primeiro semestre de 2020 totalizam 768 milhões de euros.

Estado de SP registra 287 mortes por Covid-19 em 24h e mantém ‘platô’ com média diária acima de 250 óbitos há 24 dias consecutivos

Covas abertas no Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina, na zona leste da cidade de São Paulo, na tarde deste sábado (25), durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) — Foto: Robson Rocha/Estadão Conteúdo

O estado de São Paulo registrou 287 novas mortes nas últimas 24h, elevando o total desde o início da pandemia para 22.997. A média móvel de mortes, que leva em consideração o índice dos últimos 7 dias, é de 256 óbitos por dia. O índice, apesar de estar em tendência de estabilidade, está acima de 200 mortes por dia há mais de 2 meses – e acima de 250 há 24 dias consecutivos.

Para especialistas, a estabilidade em um patamar alto de mortes diárias – o chamado platô – é “um estado tênue e instável de crise”. Membro do comitê de saúde do governo estadual, Dimas Covas já criticou o que chama dd “explosão de um Boeing 747 por dia” e alertou que o platô pode se estender até o ano que vem, caso não haja aumento no isolamento social.

Nesta sexta, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, reconheceu que o estado está em um platô e disse que, para sair dele, é necessário aumentar a testagem e verificar onde estão os casos confirmados.

“Nós estamos no platô e a única forma de sair dele é saber onde as pessoas que estão com coronavírus estão, onde as pessoas que estão contaminadas estão, para que a gente possa ter essa redução de internações e essa redução de óbitos e para salvarmos mais vidas”, disse Patrícia Ellen em coletiva de imprensa.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 287 mortes
  • 13.298 casos confirmados

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 22.997 mortes
  • 542.304 casos confirmados

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras, devido ao atraso de notificações.

As últimas notícias sobre o Covid-19 nas regiões de Bauru e Marília

Covid-19: Brasil registra 1.212 óbitos e 52.383 casos nas últimas 24h

Regiões de Bauru e Marília são mantidas na fase laranja

Nesta sexta-feira (31), o governo de São Paulo atualizou as fases da flexibilização. Pela avaliação, as regiões que compreendem os Departamentos Regionais de Saúde de Bauru e Marília foram mantidos na fase laranja que estavam nos últimos 15 dias.

Em Bauru está em vigor um decreto municipal publicado no último domingo (26) após idas e vindas na Justiça de lei promulgada pela Câmara de Vereadores. No decreto municipal, a prefeitura estabelece regras para atividades que não previstas na fase laranja como consumo em bares e restaurantes e abertura de salões de beleza.

Já Marília, publicou novo decreto que também estabelece uma flexibilização mais ampla que a fase laranja. Por isso, o Ministério Público entrou com um pedido na Justiça para que a prefeitura seja multada se não cumprir o Plano São Paulo.

Atualização do Plano São Paulo nesta sexta-feira (31 de julho).

Ourinhos tem a 11ª morte

BAlanço Covid-19 Ourinhos

A prefeitura de Ourinhos informou nesta quinta-feira (30) a 11ª morte de um morador da cidade provocada pela Covid-19. Desta vez, a paciente é uma mulher de 79 anos, moradora do centro, que estava internada desde o dia 9 de julho no Hospital da Unimed. Ela não tinha comorbidades. A cidade passou a casa dos mil casos confirmados e registra até agora 1.010 diagnósticos positivos desde o início da pandemia.

Bauru chega à 70ª morte

Balanço Covid-19 Bauru

A prefeitura de Bauru (SP) informou nesta quinta-feira (29) o registro da 70ª morte de um morador provocada pela Covid-19. O paciente é um homem de 60 anos que estava internado no Hospital Estadual e tinha pneumopatia. Bauru soma 3.899 casos confirmados de Covid-19, além de outros 890 casos suspeitos que aguardam resultado de exames.

Região de Marília e Ourinhos tem 5004 casos confirmados, com 103 mortes

  • Ourinhos: 1010; 11 mortes
  • Marília: 993; 19 mortes
  • Assis: 673; 18 mortes
  • Santa Cruz do Rio Pardo: 563; 4 mortes
  • Tupã: 326; 19 mortes
  • Paraguaçu Paulista: 172; 4 mortes
  • Ipaussu: 140
  • Cândido Mota: 121; 2 mortes
  • Maracaí: 113; 1 morte
  • São Pedro do Turvo: 96
  • Garça: 92; 2 mortes
  • Palmital: 70; 1 morte
  • Salto Grande: 67; 1 morte
  • Ibirarema: 65; 1 morte
  • Quatá: 55; 2 mortes
  • Tarumã: 54; 1 morte
  • Herculândia: 38; 2 mortes
  • Bastos: 30
  • Pompeia: 30; 2 mortes
  • Chavantes: 29; 1 morte
  • Campos Novos Paulista: 22
  • João Ramalho: 21; 2 mortes
  • Queiroz: 19; 2 mortes
  • Gália: 18
  • Guaimbê: 17
  • Quintana: 17
  • Lupércio: 15
  • Canitar: 22; 1 morte
  • Oriente 13
  • Ribeirão do Sul: 13
  • Echaporã: 12; 1 morte
  • Ocauçu 11
  • Alvinlândia: 10
  • Júlio Mesquita: 10; 1 morte
  • Vera Cruz: 10; 1 morte
  • Iacri: 8
  • Pedrinhas Paulista: 8; 1 morte
  • Álvaro de Carvalho: 6; 3 mortes
  • Lutécia: 5
  • Oscar Bressane: 5
  • Platina: 3
  • Arco-Íris: 1
  • Borá: 1

Marília confirma 19º e começará o mês de agosto com mais de mil casos.

A assessoria de imprensa da prefeitura de municipal de Marília divulgou o 149º boletim epidemiológico confirmando 23 novos casos de Covid-19 na cidade, que desde o começo da pandemia contabiliza 993 testes positivos para a doença devendo infelizmente adentrar o mês de agosto com mais de 1000 casos registrados.

Dentro deste cenário 76 continuam em fase de transmissão do vírus, 43 se encontram internados, sendo que 27 aguardam resultado de exames e 16 foram confirmados como positivos para a Covid-19.

A situação ainda está pendente na questão dos óbitos, pois, além das 19 mortes confirmadas, dois óbitos estão sob suspeita e aguardam resultado do teste. 726 pessoas estão aguardando o resultado dos exames.

Ainda no boletim, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou o 19º óbito por Covid-19 no município. Trata-se de um homem de 81 anos e portador de doença renal crônica, hipertensão arterial e ex-tabagista. Ele teve contato com irmão na cidade de Americana com resultado de Covid positivo.

O homem teve início de sintomas no último dia 15 de julho e foi internado no dia 22. O resultado positivo para Covid-19 deu-se no último dia 25 pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo que o óbito aconteceu na noite de ontem (dia 30).

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.