As cidades de Itu e Salto, no interior paulista, passarão a serem ligadas, por um trem turístico. O trajeto do Trem Republicano, em referência a Convenção Republicana, ocorrida em Itu em 1873, terá aproximadamente sete quilômetros e será feito em cerca de 40 minutos.

A novidade poderia ser para nossa cidade, mas, não é. Em campanhas passadas chegou a ser anunciado o percurso urbano do distrito de Lácio ao Distrito de Pde Nóbrega. Em discussões recentes, foi se cogitada a possibilidade de uma linha regional ligando Garça a Pompéia passando por Marília, no entanto, nada aconteceu até o momento. Enquanto isso, outros municípios saem na frente na exploração do turismo sob os trilhos.

As cidades de Itu e Salto, no interior paulista, passaram a ser ligadas desde ontem, sábado (19) por um trem turístico. O trajeto do Trem Republicano, em referência à Convenção Republicana, ocorrida em Itu em 1873, terá aproximadamente sete quilômetros e será feito em cerca de 40 minutos. A viagem inaugural foi feita ontem (19).

“O Trem Republicano será um marco na história do turismo das duas cidades e de toda a região. Com a sua chegada, acreditamos que Itu entre na prateleira de produtos das grandes operadoras nacionais. Isso deverá aumentar muito o fluxo de visitantes na cidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton.

O trem será puxado por uma locomotiva a diesel, a número três da Companhia Mogiana, de 1952, e terá três vagões: o convencional, o turístico (com acessibilidade) e uma boutique (onde pets poderão ser transportados). As primeiras viagens abertas ao público ocorrerão até o fim do ano, e as passagens poderão ser adquiridas nas estações.

A linha será operada pela concessionária Serra Verde Express, a mesma que opera o trem turístico que faz a ligação entre Curitiba e o litoral paranaense. Informações sobre passagens podem ser obtidas em https://www.tremrepublicano.com.br .

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.