Na apresentação de resultados financeiros do Facebook realizada na última semana de julho, Mark Zuckerberg revelou o que muitos já estavam especulando: o próximo produto da gigante das redes sociais é o óculos inteligente do Facebook, sendo lançado ainda em 2021. Porém, decepcionando alguns, foi revelado que o produto não terá realidade aumentada.

Pouco foi revelado do óculos inteligente do Facebook até agora, além de por hora não usarem realidade aumentada e que sua armação irá seguir o padrão encontrado em outros acessórios feitos pela Ray-Ban. Porém, há planos para no futuro outros modelos, com a realidade aumentada, chegarem ao mercado.

Os óculos inteligentes muito provavelmente focarão sua tecnologia em experiências de áudio, simulando salas de conversas de áudio no dispositivo, a partir de novas ferramentas recentemente integradas a rede social, para competir com o Twitter e com o Clubhouse. Além disso, insiders da indústria afirmam que o dispositivo irá funcionar de forma muito parecida com outros produtos presentes no mercado, como o Snapchat Spectacles e o Amazon Echo Frames, ou seja, ele irá depender de conexão com um smartphone para funcionar, somente passando as informações recebidas pelo celular sem que o usuário precise tira-lo do bolso.

Irlanda questiona privacidade do smart glass do Facebook

Óculos inteligente do facebook

Segundo informações, o Óculos Inteligente do Facebook irá funcionar parecido com o Snapchat Spetacles.

Porém nem foi lançado oficialmente, o revolução ótica começa já a enfrentar problemas. Um órgão de regulamentação de privacidade da Irlanda questionou se o Ray Ban Stories, o smart glass do Facebook em parceria com a fabricante de óculos Essilor Luxottica, é realmente eficiente em informar às pessoas que estão sendo captadas pelo dispositivo.

A Comissão de privacidade de Dados da Irlanda (DPC) apontou dúvidas se a lâmpada LED do dispositivo possui dimensões e iluminação adequada para informar o entorno que está gravando ou tirando fotos. A instituição que é a regulamentadora do Facebook na União Europeia, divide as mesmas preocupações de outro órgão de vigilância de dados, a italiana Garante.

“Com os óculos, há um indicador muito pequeno que liga quando a gravação está acontecendo. Não foi demonstrado à DPC e a Garante que testes elaborados em campo foram feitos pelo Facebook ou pela Ray-Ban para garantir que uma lua LED é o suficiente para avisar da gravação,” avisa a instituição em declaração.

O questionamento vem do fato do Facebook não informar nenhum teste ou avaliação para o mecanismo, nem de responder às questões levantadas pela Garante no dia 10 deste mês. A reguladora italiana emitiu um comunicado exigindo da rede social as adequações do smart glass à legislação europeia de privacidade.

Óculos inteligentes podem invadir privacidade de outros

Óculos inteligente do facebook

A preocupação da Irlanda é que o smart glass do Facebook infrinja a privacidade do entorno do usuário. Os óculos inteligentes, que permitem tirar fotos, vídeos e ouvir música, também permite publicações diretamente na rede social através de um app exclusivo.

“Enquanto é aceitável que muitos mecanismos, incluindo smartphones, podem gravar terceiros, geralmente nestes casos a câmera ou telefone está visível enquanto a gravação está sendo feita, logo fazendo as pessoas cientes de estarem sendo gravadas”.

As instituições avisam que o comunicado é uma campanha de informação para a rede social se conscientizar a respeito. O Facebook ainda emitiu declarações oficiais sobre o assunto.

Facebook fecha parceria com a Ray-Ban para lançar seu primeiro óculos  inteligente - Olhar Digital

No futuro, nosso próximo lançamento será o primeiro óculos inteligente em parceria com a Ray-Ban. O óculos irá manter seu formato icônico, e permitir que você tenha ótimas experiências. Estou empolgado para colocar na mão do público esses dispositivos e continuar nossa jornada rumo aos dispositivos de realidade aumentada no futuro.
Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook.

A reunião dos investidores também não falou sobre uma data de lançamento, mas assim como a informação que os dispositivos não contarão com realidade aumentada, que veio do anúncio deles ano passado, a janela de lançamento para 2021 é conhecida. Se o lançamento realmente for esse ano, ele dá espaço para que o Facebook possa testar os produtos no mercado sem competição da Apple, que segundo relatos está desenvolvendo óculos de realidade aumentada mas que só irão ser lançados em 2023.

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