Este final de semana que passou foi marcado por uma grande mobilização via redes sociais de moradores dos bairros Maracá, Montana e Triste Cavicchiolli, na zona norte de Marília. Nas postagens diversas reclamações sobre os valores cobrados na conta de energia elétrica e sobre a conduta duvidosa de um leiturista da empresa.

Revoltados, um dos moradores chegou a filmar o itinerário do leiturista para demonstrar a maneira como o mesmo efetua a leitura do consumo de energia em cada residência. O região hoje, é constituída de mais de 6.000 casas com uma população mesclada de moradores da classe, B e C.

No vídeo que encabeça essa matéria, cedido por um dos moradores, é possível constatar o ritmo desenvolvido pelo leiturista ao efetuar a leitura nas residências. As reclamações focam os altíssimos valores cobrados. Confira abaixo algumas das postagens realizadas, cujo nome das pessoas foram preservados;

Nossa reportagem foi acionada por dezenas de moradores que além de nos enviar o vídeo e as postagens acima, relataram situações particulares sobre o dia a dia de cada um, não justificando os altos valores cobrados. Após os relatos, entramos em contato com CPFL para que democraticamente pudesse se manifestar a respeito do assunto. Vamos lá !!!

CPFL se coloca a disposição de cada morador pelo 0800.

De acordo com o protocolo de número 9193978939, mantivemos na tarde ontem, segunda feira (5) contato com o profissional que se identificou como J.S e que exercia a função da atendente de telemarketing comercial, que, nos prestou um atendimento cordial respondendo ao que lhe foi questionado em relação as queixas dos moradores. Confira;

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA : Como se explica os valores cobrados pela empresa nas contas de energia elétrica nos últimos meses motivando a grande manifestação dos moradores nas redes sociais neste último final de semana ??

ATENDENTE CPFL : Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a CPFL possui um canal aberto para reclamações a qualquer momento, bastando apenas ligar o 0800 010 10 10. Outra situação importante; é que o país vive um momento de crise hídrica o que vem provocando um aumento automático nas contas de acordo com o próprio órgão que regulamenta o serviço. E por último, é sempre bom lembrar que cada caso é um caso. Veja bem, de repente a pessoa tem um financiamentos, cartão de todos, empréstimos e por último tem eventualmente os juros e multa por pagamento em atraso. Se faz necessário que a pessoa antes de focar no valor final, deve checar o histórico das cobranças e o consumo de energia em separado. A pessoa as vezes autoriza cobrança na conta da boleto da CPFL e acaba esquecendo. Não estou dizendo que é em todos os caso, mas, em algumas situação já detectamos isto.

JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : O procedimento realizado pelo leiturista que consta na filmagem realizada por um morador, está correto ??? É possível o mesmo detectar o consumo apenas passando em frente a residência parar para checar ??

ATENDENTE CPFL : É necessário checar se neste novo loteamento foram já implantados os aparelhos de telemetria. Estes aparelhos possibilitam a leitura rápida bastando apenas o leiturista passar em frente a residência que o aparelho já detecta. Agora se for outro tipo de aparelho, então volto a frisar que basta apenas ligar o 0800 para que possamos na hora orientar a pessoa a fazer a leitura e pela numeração constatada, checar de acordo com os dias e a última leitura, a média geral que mostrará se está ocorrendo alguma irregularidade. Outra questão também, é saber se não está ocorrendo irregularidades na própria instalação interna da pessoa, que também pode provocar alta no consumo.

JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : Quais são os tipos de aparelho que medem o consumo de energia elétrica ?

ATENDENTE CPFL : Existem alguns modelos de medidores de energia elétrica: analógico (ponteiros), ciclométrico e eletrônico digital. No MODELO ANALÓGICO existem quatro ou cinco círculos semelhantes a um relógio, cada um deles com um único ponteiro (modelo da figura ABAIXO). Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo. O MEDIDOR DIGITAL OU CICLOMÉTRICO apresenta os algarismos em formato digital. Neste tipo de medidor os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura. O leiturista precisa apenar ler os números que aparecem na tela, e subtrair a última medição para obter a medição atual. O ELETRÔNICO DIGITAL OU TELEMEDRIA como já citei, é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados. Através do uso de recursos para realizar medições e coleta de dados, o sistema de telemetria realiza uma comunicação com um receptor que, por sua vez, faz o  processamento destes dados. Por meio da telemetria, é possível medir informações de mais interesse da empresa e que facilitem o trabalho dos operadores. Em localidades que necessitam de leiturista, o registro é captado através de uma antena portátil instalada em carro ou moto. Assim, o leiturista pode realizar as leituras em movimento, sem necessidade de passar de casa em casa.

Como acompanhar e controlar o seu consumo de Energia Elétrica

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Como a pessoa deve proceder caso esteja se sentido lesada e perceba valores altos em relação às últimas contas recebidas ?

ATENDENTE CPFL : Como já mencionei, basta ligar o 0800 010 10 10 e nos auxiliar fornecendo as informações que precisamos para embasar a sua reclamação ou não. Porém, para todos os casos, nós temos uma orientação para fornecer aos clientes, e repito, cada caso é um caso, por esta razão se faz necessário que a pessoa nos ligue, anote o protocolo e faça o que lhe é de direito, reclamar. Se for necessário, nós enviaremos um técnico no local para chegar o que está ocorrendo. Se houver irregularidades pode ter certeza que serão sanadas, seja a nosso favor ou a favor do cliente.

Após as explicações, voltamos a entrar em contato com uma das moradoras residente no bairro Montana. Em seu relato, a mesma havia declarado que sua conta de uma hora para outra subiu de uma forma absurda chegando a quase triplicar o valor. A nossa duvida era saber qual o tipo de medidor instalado e a mesma nos enviou a foto ao lado; ou seja; No caso específico dela, trata-se de um modelo analógico, onde se faz necessário o leiturista parar para efetuar a leitura, sendo impossível realiza-la em movimento. No entanto, cabe lembrar, que: cada caso é um caso, e depende do aparelho instalado em cada residencia.

Desde já, o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA orienta os consumidores a checarem sempre a numeração constante no relógio, independente do modelo de aparelho, para posteriormente entrar em contato com o 0800 formalizando uma reclamação.

Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar. A dúvida poderá surgir no caso de o ponteiro estar entre dois algarismos. Nesse caso, opte sempre pelo algarismo menor. Quando o ponteiro estiver entre o 9 (nove) e 0 (zero) deve ser considerado o nove para efeito de leitura. O medidor ciclométrico apresenta os algarismos digitais. O número mostrado é o valor da leitura.

A sugestão é anotar o consumo em um dia e horário determinado. No dia seguinte, no mesmo horário, fazer a leitura novamente e então, subtrair o primeiro valor do segundo e chegar ao consumo em 24 horas (um dia completo). Se o consumo de um dia for aproximadamente o mesmo durante um mês, então basta multiplicar o resultado por 30 (trinta) dias, obtendo-se o consumo mensal estimado.

Os maiores consumidores de energia
Os principais aparelhos domésticos que consomem mais energia elétrica são: a geladeira, o chuveiro, a tv, o ferro elétrico, a máquina de lavar, ar condicionado e também a iluminação. O uso correto destes aparelhos pode ajudar a economizar energia em casa. Veja como:

Geladeira

  • Coloque-a em um lugar ventilado, longe de lugares quentes, como fogão, forno elétrico e raios solares
  • Evite que a porta permaneça aberta desnecessariamente
  • Reduza o número de vezes em que abre a porta. Coloque ou retire os alimentos de uma só vez
  • Evite colocar alimentos quentes, embalados em papel jornal ou caixa de papelão
  • Degele periodicamente, limpe e mantenha a geladeira em bom estado de conservação
  • Deixe livre a parte traseira. Não utilize a grade para secar roupas, toalhas e tênis. Isto pode prejudicar o seu funcionamento
  • Coloque líquidos em recipientes com tampas
  • Não forre as prateleiras da geladeira. Isto dificulta a circulação de ar
  • Caso se ausentar por muito tempo da residência, esvazie a geladeira e desligue-a
  • A escolha adequada da geladeira para as necessidades da família pode contribuir para uma maior economia, uma vez que o tamanho influência diretamente no consumo de energia
  • Mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta. Para testar, pegue uma folha de papel e feche a porta da geladeira prendendo a folha. Em seguida puxe a folha, se ela se soltar com facilidade, é sinal de que a borracha deve ser trocada

Chuveiro Elétrico

  • Evite tomar banhos longos e demorados
  • Use a chave na posição verão nas épocas quentes. A posição inverno consome 30% mais energia
  • Feche a torneira quando se ensaboar. Lembre-se que a economia de água é fundamental para a economia de energia
  • Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações. Esse procedimento aumenta o consumo de energia e causa sérios danos à instalação e ao chuveiro
  • Ligue o aquecedor central apenas durante o tempo necessário
  • Limpe sempre a saída de água do chuveiro

TV

  • Não deixe a TV ligada sem necessidade. Desligue o aparelho se não tiver ninguém assistindo
  • Evite o hábito de dormir com a TV ligada
  • Use o “timer” para programar o desligamento automático

Ferro Elétrico

  • Acumule uma boa quantidade de roupas passe-as todas de uma vez
  • Use o ferro elétrico na graduação correta de aquecimento para cada tipo de tecido. Comece pelas roupas mais pesadas, desligue o ferro e utilize o calor remanescente para passar as roupas mais leves ou finas
  • Desligue o ferro sempre que precisar interromper o serviço. Se ficar 1 hora ligado diariamente, ele pode acrescentar cerca de 30 kWh na conta de luz no final do mês
  • Depois de terminar de passar as roupas, desligue o ferro e retire-o da tomada para evitar acidentes

Máquina de lavar

  • Utilize a máquina usando os seus níveis máximos de uso. Evite usar quando há uma quantidade pequena de roupas
  • Use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxague
  • Limpe o filtro da máquina com frequência

Ar-Condicionado

  • Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente
  • Evite o frio excessivo, ajustando o termostato para o nível efetivamente necessário
  • Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado
  • Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. A circulação de ar externa ao ambiente com ar-condicionado, faz com que ele gaste mais energia
  • Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação
  • Limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente
  • Evite instalar o aparelho em áreas que fiquem expostas de maneira contínua ao sol
  • Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você tiver que se ausentar do ambiente por tempo prolongado

Lâmpadas e Iluminação

  • Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, habituando-se a utilizar melhor a iluminação natural do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas
  • Apague as lâmpadas dos cômodos desocupados, salvo aquelas que contribuem para a sua segurança
  • A iluminação deve ser adequada a cada tipo de ambiente. Tanto a falta como o excesso de iluminação prejudicam a visão
  • Pinte tetos e paredes internas com cores claras, aproveitando mais a luz natural (luz do sol) e evitando assim o uso de lâmpadas de maior potência ou por mais tempo
  • Utilize somente lâmpadas de voltagem (Volts) compatível com a voltagem da rede da concessionária de energia elétrica
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes os locais que fiquem com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 Watts ilumina mais que uma incandescente de 150 Watts. E dura dez vezes mais
  • Nos corredores externos utilize sensores de presença que se acenderão somente quando houver circulação de pessoas

Dicas Gerais

  • Outro meio de economizar é optar pelos aparelhos elétricos identificados com o selo da PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Produtos que apresentam notas A ou B, possuem uma maior eficácia energética, ou seja, consomem menos energia que as que apontam notas D ou E
  • Reduza o uso de aparelhos elétricos de grande consumo durante o horário de pico, entre as 18h e 21h. O custo de energia é maior do que no resto do dia
  • Quando aparelhos elétricos como computadores, TVs e DVDs ficam em “stand-by” (modo de espera), eles continuam gastando energia. Portanto, desligue-os da tomada
  • Use fios de espessura adequada. Quando fazer as instalações elétricas, consulte sempre um técnico especializado para que ele dimensione os fios e a proteção da instalação elétrica
  • Se possível, instale aquecedores solares. Dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ajudam a preservar o meio ambiente
  • Use a opção de economia de energia de seu computador. Quando você não estiver usando o computador, esta opção desliga o monitor após um determinado tempo
  • Desligue acessórios de computador que não estiver utilizando, como exemplo impressoras, caixas de som, e estabilizador
  • Evite usar o forno microondas para aquecer líquidos. Use o fogão para isso

GOSTOU DA MATÉRIA ??? ENTÃO COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E AMIGAS, GRUPOS DE TRABALHO E ETC… AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE E IMPARCIAL A AJUDAR A VOCÊ.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.