A eterna dúvida sobre a banguela: “Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo”

“Jogar o ponto morto” é bom ou ruim? Boris explica que, na verdade, para aproveitar a “banguela”, você precisa analisar o tipo de descida a ser percorrida.

“Nós já comentamos aqui a respeito de jogar a banguela ou ponto morto em uma longa descida na estrada. Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo. Além disso, descer engrenado em uma forte descida poupa também o sistema de freios.

Um ouvinte mais atento pergunta: numa longa e forte descida, onde seria necessário usar os freios, a explicação está correta. Mas se a descida não tiver um ângulo muito acentuado e que nem seria necessário o uso dos freios, não justificaria jogar o ponto morto?

Sim, ele tem razão, se a descida não for muito forte, descer engrenado até prejudica o embalo, o uso da inércia para movimentar o carro, e ainda obrigaria o motorista a pisar no acelerador antes do tempo necessário, desprezando a ajuda gratuita da lei da gravidade”.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.