As verdadeiras razões ainda são uma incógnita. Voltando as redes sociais, uma corrente garante que foi devido a péssima repercussão desde a publicação no Diário Oficial do Município no dia 31 de dezembro. Outros já mencionam puro teatro para se auto promover, ou seja: a velha política de criar dificuldades para apresentar facilidades.

Verdade é que, após as duas matéria publicadas pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA em defesa da população e manifestando sua indignação em um comparativo com os reajustes aplicados em outros cidades de destaque no interior do estado, acabou surtindo efeito.

Na manhã desta segunda feira (4), primeiro dia útil do ano, o prefeito municipal Daniel Alonso através de sua página do Facebook divulgou um vídeo ao lado do secretário Levi Gomes, anunciando a revogação do reajuste de 24,5% anteriormente autorizado e, que causou grande manifestação negativa dos internautas no final de semana prolongado.

Em sua fala, o gestor municipal afirmou que enviará a câmara municipal de Marília um projeto de lei com a mudança no indexador de reajuste para a decisão dos vereadores. Com isto, uma sessão extraordinária deverá ser convocada pelo presidente da casa Marcos Rezende nos próximos dias para a apreciação e posterior votação do projeto.

Pela proposta criada pela sua equipe técnica da secretaria da fazenda será anulada a utilização do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), passando a se acompanhar o IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para reajustes do referido imposto que, em caso de ser aprovado aumentará o IPTU 2021 da cidade em 4,31%, índice praticado pela maioria das cidades.

Outra alteração anunciada foi sobre o vencimento do IPTU deste ano que, será adiado de 15 de fevereiro para o dia 15 de março para pagamento à vista ou a primeira parcela no caso de parcelamento entre março deste ano a janeiro de 2022. Os carnês não serão mais impressos para distribuição, segundo ele, por questões de economia. O contribuinte receberá apenas uma correspondência com o código de barras de cada mês.

IPTU da capital paulista teve aumento de até 50% nos últimos anos | Rede  Jornal Contábil - Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Sobre a tão aguardada anistia por parte dos inadimplentes, Daniel Alonso anunciou que enviará à Câmara um projeto de lei com proposta de nova anistia de juros e multas para contribuintes em débitos com a Prefeitura e o Daem até o dia 31 de dezembro de 2020.

A adesão para a anistia está prevista para o mês de março. As regras finais serão definidas no projeto após a apreciação dos vereadores, no entanto, ele antecipou que sua proposta será de que o contribuinte tenha desconto de 100% sobre multas e juros para pagamento a vista e 80% para o pagamento parcelado em até 10 parcelas.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.