Os sinais vão muito além de manchas no corpo. Na maioria dos casos, os quadros apresentem sintomas catarrais, que envolvem coriza, tosse e espirro e febre acima dos 38ºC. 

Diante do aumento dos casos de sarampo na região Sudeste nos últimos meses, em especial no estado de São Paulo, que registrou mais de 630 casos, a Secretaria Municipal da saúde monitora os registros e a vacinação realizada em crianças de 6 a 11 meses.

Até o momento, segundo a assessoria Marília tem oficialmente 01 caso registrado, no entanto, existem 11 sob suspeita aguardando o resultado de exames. Os sinais da doença, podem ser confundidos com patologias mais “simples”, portanto, é necessário muita atenção. 

Se engana quem pensa que o único sintoma do sarampo são manchas vermelhas pelo corpo. A doença que é infectocontagiosa, apresenta quadro parecido com o da gripe. Conhecido como sintomas catarrais, outros sinais podem ser coriza, espirro, tosse, conjuntivite e febre acima dos 38°C.

A doença tem um longo período de incubação, portanto se manifesta de uma a duas semanas depois de contraído e podem ter duração de seis a oito dias. “O grande problema é que dois a três dias antes dos sintomas aparecerem a pessoa já está transmitindo o sarampo”.

Em relação as pintas vermelhas, elas realmente são típicas da doença. Geralmente são um pouco elevadas, não coçam e aparecem primeiramente na face, migrando depois para o restante do corpo, como braços e pernas.O sarampo deixa a pessoa acamada. 

Contágio 

Diferentemente da gripe, que é transmitida por gotículas de saliva, o sarampo se dissemina pelo chamado aerosol, que são partículas muito pequenas de saliva com alcance maior que as gotículas, e é altamente contagiosa.

O maior risco de proliferação do sarampo, são locais onde há aglomerações, como escolas, transporte público e shoppings.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.