Taxa de isolamento no estado foi de 59% no domingo (3), mas cidades do interior tiveram índices de até 44%. Governador disse que municípios precisam ter mais de 50%, mas não deixou claro se meta é para finais de semana ou dias úteis. Marília registrou 48%.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) disse, no início da tarde desta segunda-feira (4), que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio.

A declaração foi feita após a leitura da lista de cidades que registraram piores índices de isolamento social no domingo (3), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A taxa estadual foi de 59%, ligeiramente superior à registrada no domingo anterior, com 58%. No entanto, em alguns municípios do interior, o índice ficou abaixo de 45%.

“Todas estas cidades precisam melhorar os seus índices, principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo o índice superior a 50%, já por este item as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização [da quarentena]”, disse Doria.

A taxa de isolamento é calculada para as 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia. “As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus”, afirma o governo.

“Se não tivéssemos feito isolamento a partir de 24 de março a previsão e que em SP teríamos mais de 26 mil mortes”, completou o governador.

Veja abaixo as cidades com as melhores e as piores taxas de isolamento social:

Cidades com maiores taxas de isolamento no domingo (3)

  • São Sebastião 69%
  • Ubatuba 67%
  • Lorena e Cruzeiro 64%
  • Ribeirão Pires, Caraguatatuba e Itanhaém 62%
  • São Vicente, Pindamonhangaba e Cajamar 61%
  • Itaquaquecetuba, Mairiporã, Ibiúna e Bebedouro 60%
  • Itapecerica da Serra, Sertãozinho, Poá, Caieiras, Caçapava e Pirassununga 59%

Cidades com piores taxas de isolamento no domingo (3)

  • Sorocaba, Jundiaí e Americana 50%
  • Assis, Itapeva, Sumaré, Itatiba, Piracicaba, Santa Barbara d’Oeste e Barueri 49%
  • MARÍLIA 48%
  • Matão e Ribeirão Preto 47%
  • São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara 46%
  • Limeira 45%
  • Araçatuba, Presidente Prudente e Catanduva 44%

Isolamento no sábado

A adesão ao isolamento social no estado de São Paulo caiu para 53% no sábado (2). Na sexta-feira (1º) o índice chegou a subir para 56% depois que na quinta-feira (30), o estado registrou a pior taxa desde o inicio da quarentena (46%) iniciada em 24 de março. Antes, o menor valor era de 47%, registrado na quarta-feira (28), terça-feira (27) e em 8 de abril.

De acordo com o governo de São Paulo, a quarentena só deve ser flexibilizada à partir de 11 de maio em regiões que atingirem 50% de isolamento social. As autoridades de saúde, no entanto, afirmam que a taxa ideal para conter a propagação do coronavírus seria de 70%. O estado nunca alcançou a marca ideal, sendo que o máximo atingido foi de 59% em alguns domingos.

O isolamento social é medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente ( Simi ), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes por meio de sinal de aparelhos celulares.

Fontes ligadas ao Palácio dos Bandeirantes, de forma não oficial, garantem que, no próximo dia 08 ( sexta feira ) o Governador deverá flexibilizar apenas para cidades abaixo de 30 mil habitantes e, que não tem possuam nenhum caso de coronavírus registrado, sendo que, as cidades consideradas polos regionais como Marília deverão ter a quarentena prorrogada.

DIRETO DA REDAÇÃO COM FONTE DO G1.COM

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.