Frente fria deve derrubar os termômetros na capital paulista a partir desta quarta-feira (3).

Após um mês de junho mais quente do que o normal, a capital paulista poderá ter sua primeira onda de frio nesta semana. No sábado e no domingo, a temperatura mínima registrada na cidade pode chegar a 5ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e o Instituto Climatempo. 


De acordo com CGE e o Climatempo, o motivo para a queda brusca nas temperaturas da capital paulista é a chegada de uma frente fria, acompanhada de uma forte massa de ar frio de origem polar. O tempo deve começar a mudar na quinta-feira, mas o frio se acentuará nos dias seguintes. Nas madrugadas de sábado e de domingo, os termômetros na capital podem marcar 5ºC e nas regiões de Marília até 3ºC.

Os alertas de frio estão sendo emitidos para todo o País com o frio intenso que ocorrerá entre a 5ª feira (4) e o domingo (7), principalmente. As temperaturas devem oscilar entre os 5 e os 7 graus no Sudeste; no Sul, ficarão ainda mais baixas. Esta deverá ser a mais forte onda de frio do ano, até o momento.

A mínima registrada na capital neste ano foi de 9,4ºC no dia 9 de junho. Já em Marília a minima registrada foi de 7ºC. A onda gelada atingirá todo o País que deverá sentir os efeitos da massa de ar polar. Na Bahia e em Goiás, de acordo com a Climatempo, podem ocorrer temperaturas em torno dos 10ºC. Também há possibilidade de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Calor

Apesar da onda de frio prevista para esta semana, a tendência para julho é de que as temperaturas continuem mais altas do que o normal. Isso porque o Brasil sente o efeito do El Niño, fenômeno de aumento na temperatura das águas do Pacífico Equatorial e, consequentemente, das temperaturas atmosféricas. A média das mínimas para julho é de 12,6°C, segundo o CGE.

O mês de junho terminou com pouca cara de inverno: foi o sexto mais quente em 76 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para este cálculo, o órgão levou em conta as temperaturas máximas durante o mês. A média dessas temperaturas ficou em 24,2°C, a maior desde 2007. Em pleno inverno, os termômetros chegaram a marcar 28ºC, na sexta-feira passada. 

CHUVAS

A previsão de chuvas é de até 20 milímetros (probabilidade de 80%). Na 6ª feira, deve diminuir para 10 mm, passando a céu ensolarado do sábado em diante. Quinta os termômetros deverão oscilar dos 13 graus aos 23 graus; no dia seguinte, dos 9 aos 20 graus; sábado e domingo, entre 5 e 7 graus de mínima, ficando a máxima entre os 15 e os 19 graus. Menos intenso, o frio deverá seguir na 2ª feira (8). Portanto, é importante deixar os agasalhos e cobertores de prontidão.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.