NEVE. Sim é isso mesmo, a próxima onda de frio será de forte intensidade e sim, será uma das mais fortes desde 1955, quando parte do sul e sudeste registrou temperaturas negativas e neve. Desta vez, uma forte massa de ar polar que se desprenderá da Antártida, hemisfério sul, deverá atuar entre os dias 30 e 31 de julho e 01 e 02 de agosto com temperaturas congelantes no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

O Centro de Monitoramento Paulista emitiu nota na última sexta feira para esta nova onde de frio que se aproxima e que deverá provocar temperaturas baixíssimas em nossa região. Estima-se temperaturas inferiores a -6 graus negativos em cidades como Santa Maria, Bagé, Pelotas entre outras, e até mesmo -18 graus negativos nas serras. Em Marília os termômetros deverão oscilar entre entre 1ºC a -2ºC.

Ainda segundo Freitas, a frente fria começa a avançar na segunda-feira principalmente no Rio Grande do Sul. A partir de terça-feira (27), Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e extremo-sul de São Paulo também passam a sentir a mudança no tempo, com chance de chuva.

“Atrás deste sistema, dessa frente fria, a gente tem a entrada de uma massa de ar de origem polar que deve derrubar as temperaturas também. Essa queda deve ser sentida também inicialmente no Rio Grande do Sul e, depois, na terça-feira em outros estados”.

Já, de acordo com o site METSUL, o ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça (27) e a quarta-feira (28), “trazendo queda enorme da temperatura que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana”. Ainda segundo o site, “Modelos têm indicado que a temperatura no nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1.500 metros de altitude, que é parâmetro usado em Meteorologia para identificar a quão quente ou fria é uma massa de ar, ficaria entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil”.

Para se ter ideia do que isso representa, somente ondas de muito frio intensas atingem valores tão baixos e que raramente são observados. As ondas de frio intensas de julho de 2000 e de julho de 2007, por exemplo, tiveram valores nestes patamares.

Chama atenção que os modelos têm indicado valores muito baixos no nível de 850 hPa não apenas no momento inicial do ar frio, por um ou dois dias como via de regra ocorre, mas para o período da quarta-feira até sábado da semana que vem, ou seja, por vários dias seguidos.

Isso representaria um período extremamente frio com mínimas e máximas muito baixas mais prolongado que o habitual. Há dados, inclusive, sinalizando que o ar polar se reforçaria na sexta.

“Por enquanto, a gente está sob a atuação de uma massa de ar quente e seco, não tem chuva nenhuma acontecendo em boa parte do país. A chuva ainda está concentrada em áreas do Norte do Nordeste e da região Norte”, explicou a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo.

“O que acontece é que entre o finalzinho do domingo e o início da segunda-feira a gente tem uma nova frente fria se formando na costa da Argentina e deve avançar ao longo dos próximos dias pela região Sul, Sudeste e Centro-Oeste provocando chuva em alguns pontos e queda na temperatura”, completou.

Ainda segundo Freitas, a frente fria começa a avançar na segunda-feira principalmente no Rio Grande do Sul. A partir de terça-feira (27), Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e extremo-sul de São Paulo também passam a sentir a mudança no tempo, com chance de chuva.

Não bastasse, no que também é pouco incomum, a linha de 0ºC no nível de 850 hPa alcança São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, o ar polar poderia alcançar latitudes do Centro do Brasil com intensidade rara.

Se nada mudar até esta data, o estado de São Paulo também será acometido por temperaturas negativas e veremos elas logo abaixo:

  • Possibilidade de Neve em Campos do Jordão
  • Piracicaba e Região Metropolitana – 3 Graus
  • Campinas e Região Metropolitana – 2 Graus
  • Botucatu e Região- 2 Graus
  • Avaré, Sorocaba, Apiaí e regiõesde -4 a -1 graus
  • Ourinhos , Marilia, Prudente e Assis de -2 a 1 Graus
  • Araçatuba, Dracena, Bauru e Regiões de 1 a 2 Graus
  • Rio Preto, Franca e Barretos de 1 a 2 Graus
  • Ribeirão Preto e Pirassununga junto a suas Regiões 2 a 4 graus

Ainda não temos previsão de chuvas significativas para os meses de Agosto e Setembro. Os radares do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, não estão detectando chuva no estado de São Paulo, nem nas demais áreas de cobertura para este domingo.

Segundo o Instituto, durante hoje, domingo (25) e terça feira (27), uma massa de ar frio e seco mantém a condição de Tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens no estado de São Paulo. Temperaturas estarão amenas durante a madrugada/manhã e em gradativa elevação no decorrer do dia. No período da tarde, a umidade do ar atinge valores abaixo de 30% na maioria dos municípios paulistas.

Já entre quarta feira (28) e quinta feira (29), uma nova frente fria é esperada em São Paulo com o decorrer do dia da quarta-feira. Como consequência, há previsão de chuvas e trovoadas isoladas em parte do estado, até quinta-feira, quando as temperaturas começam a entrar em acentuado declínio.

Na Sexta-feira (30/07), uma forte massa de origem polar atinge o estado de São Paulo, com baixas temperaturas e previsão de geadas. Portanto se agasalhem..

Defesa Civil emite nota sobre massa de ar polar no Estado

Defesa Civil emite nota sobre massa de ar polar no Estado

Foto: Valdelino Pontes/AEN

Sobre as informações veiculadas recentemente em relação a uma massa de ar polar com temperaturas extremamente baixas, A Defesa Civil esclarece o que segue:

“As informações trazem dados de previsões baseadas em modelos matemáticos que refletem as temperaturas em altitudes de aproximadamente 1.500 metros. Ressalta-se o fato que em grandes altitudes as temperaturas são mais baixas, sendo que mais próximo à superfície não se traduzem no mesmo valor.

Nesse contexto cabe informar à população que teremos uma massa de ar polar entrando no Estado, trazendo temperaturas mais baixas. Entretanto, por mais que a temperatura caia, não deve permanecer dentro dos padrões típicos de inverno do Sul do país. Isso quer dizer que os invernos não tão frios que tivemos recentemente refletem padrão atípico para o inverno de nossa região.

Mesmo assim a Defesa Civil Estadual permanece atento e monitorando esses possíveis eventos severos a fim de avisar e apoiar a população do Estado”.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS COM INFORMAÇÕES DO MET-SUL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.