A cidade de São Paulo pode acontecer de ter “chuva preta” até o próximo domingo (dia 20). Segundo meteorologistas do Climatempo. O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas e incêndios florestais até uma área onde existem nuvens de chuva. Além do estado de São Paulo, ou seja interior também, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e do centro-sul de Minas Gerais.

Possibilidade de chuva escura depende da quantidade de fuligem trazida pelos ventos. Fenômeno ocorreu no ano passado, quando o ‘dia virou noite’, com o céu da capital escuro no meio da tarde, e moradores coletaram água escura em baldes. A ocorrência do fenômeno, no entanto, depende da quantidade de material particulado trazida pelos ventos que sopram do interior do país em direção ao Sudeste. No último final de semana, a chuva de coloração escura ocorreu em regiões do Rio Grande do Sul.

Além da chance de chuva escura, há ainda a possibilidade de que o céu adquira tons alaranjados durante o dia. No caso de São Paulo e interior, a fuligem que pode chegar à capital deve ser originária não apenas do fogo que atinge o Pantanal, mas também das queimadas que ocorrem no interior do estado, explica Alexandre Galvão, meteorologista do Climatempo.

A expectativa é a de que uma frente fria vinda do Sul do país chegue ao estado de São Paulo nesta noite de sexta-feira (18). Há previsão de chuva também para a tarde de sábado (19) e para todo o domingo (20), quando as temperaturas devem cair e as pancadas devem ser mais fortes.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.