Número de casos confirmados também deu um salto, com 10.381 desde ontem. Situação de Marília começa a preocupar.

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (6), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. Até o momento, são 8.535 óbitos registrados e 125.218 casos confirmados.

O número de casos positivos deu um salto em 24 horas, com 10.503 novas confirmações. Os óbitos também aumentaram, com 615 registros no mesmo período. Esses números são considerados os maiores até então. 

Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos no país, 18 se concentram no Norte e Nordeste. Com os dados atuais, o Brasil registra mais mortes que a China, que possui oficialmente 4.643 óbitos em decorrência da Covid-19.

“São registros atualizados que estavam em investigação”, esclarece Wanderson de Oliveira, secretário de vigilância. Ele explica que 140 dessas mortes ocorreram nos últimos três dias. Há ainda 1.643 óbitos em investigação. Segundo o Ministério da Saúde, 51.370 infectados se recuperaram.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo

Donos de restaurantes de Milão, na Itália, espalham cadeiras vazias no Arco della Pace representando as vítimas da covid-19, nesta quarta-feira.

Donos de restaurantes de Milão, na Itália, espalham cadeiras vazias no Arco della Pace representando as vítimas da covid-19, nesta quarta-feira

Chile expande o confinamento em Santiago ante o avanço “preocupante” do vírus

É na capital chilena que 85% das novas infecções estão concentradas. “Temos que olhar a região metropolitana com muito cuidado (…) A doença está sendo transmitida a distritos de maior risco devido à sua concentração, poder econômico e tipo de moradia”, disse o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich. O Chile rejeitou desde o início decretar o confinamento nacional e fechar completamente a economia e optou por “quarentenas seletivas e estratégicas”, com restrições que são impostas e levantadas em cada comunidade ou cidade com base nas novas infecções. Algumas das comunidades que entrarão em quarentena a partir de sexta-feira e a aumentarão são subúrbios, enquanto as áreas mais ricas do leste, onde os primeiros casos foram detectados no início de março, permanecem sem restrições de movimento.

Reino Unido soma mais 649 mortes

O Governo britânico viu o número total de mortes ultrapassar a barreira dos 30 mil, chegando a 30.076 com os dados atualizados de hoje. Foram detectados ainda 6.111 casos desde ontem no Reino Unido que é, até agora, o país europeu mais atingido pela pandemia em números brutos.

Mortes diárias voltam a subir na Itália

Depois de vários dias com números abaixo das 300 mortes por dia, o Governo italiano registrou nesta quarta-feira 369 vítimas fatais da covid-19, 169 a mais que ontem. Os contágios também voltaram a subir: 1.444 de ontem para a hoje, quase 400 a mais que na terça-feira. Ao todo, o país soma 29.684 mortes e 214.457 infectados desde o início da pandemia, além de 93.245 curados.

Alemanha autoriza volta do futebol

O campeonato alemão será o primeiro grande torneio de futebol que voltará a ser disputado em meio à pandemia do novo coronavírus. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, autorizou hoje a volta da Bundesliga a partir da segunda semana de maio. Entre os 18 clubes do campeonato, apenas o Werder Bremen é contra recomeçar o campeonato no dia 15 deste mês. As nove rodadas restantes deverão ser disputadas entre maio e julho, com todos os jogos de portões fechados. Até esta quarta-feira, o país registrou 167.000 casos e 6.990 mortos pela covid-19.

Suposto remédio milagroso de Madagascar se espalha pela África

Um suposto medicamento chamado Covid-Organics, feito a base de artemísia e criado por um centro de investigação de Madagascar, começou a circular por todo o continente como forma eficaz de combater o novo coronavírus. Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Tanzânia e Senegal são alguns dos países que estão recebendo os primeiros lotes do produto, que é uma bebida engarrafada, para começar a usar na população. A OMS solicitou testes clínicos com o suposto remédio e a União Africana pediu explicações ao Governo malgaxe.

Comunidade indígena do Equador teme ser extinta pela covid-19

Uma das comunidades indígenas do Equador teme ser exterminada agora que as infecções de coronavírus estão aumentando em seu território. O aumento levou dezenas de integrantes a fugirem para a floresta tropical amazônica para se proteger da pandemia, que já matou quase 1.600 pessoas no país. A nação siekopai, que fica na fronteira entre o Equador e o Peru e é formada por 744 integrantes, tem 15 casos confirmados do vírus, e dois líderes idosos morreram nas últimas duas semanas depois de apresentar sintomas da covid-19.

Um grande número de siekopais apresentou sintomas da doença, mas quando procurou ajuda de um centro de saúde do governo na cidade vizinha de Tarapoa. médicos disseram que eles estavam apenas com uma “gripe forte”, disse o presidente da comunidade, Justino Piaguaje. Quando o primeiro dos idosos morreu, em meados de abril, líderes siekopais pediram ao governo do Equador que isolasse a comunidade e examinasse os habitantes, mas não tiveram resposta, afirmou o líder.

Argentina atinge marca de 5.000 casos do novo coronavírus

A Argentina ultrapassou a marca de 5.000 casos de coronavírus nesta terça-feira, enquanto o número de mortes por covid-19 subiu de 260 para 264, segundo informações do Ministério da Saúde argentino. Segundo o relatório diário da pasta, os quatro óbitos correspondem a duas pessoas da província de Córdoba, outra pessoa da cidade de Buenos Aires e uma última de outra cidade da província homônima à capital. As vítimas foram dois homens e duas mulheres de entre 75 e 76 anos.

Ainda de acordo com o ministério, 18,5% dos casos de coronavírus na Argentina são importados, 43,9% são contatos próximos de pessoas contagiadas previamente, 28,8% são resultado da circulação comunitária e 8,8% estão sob investigação epidemiológica. Até o momento, há 1.472 pacientes recuperados.

Situação geral no mundo

O novo coronavírus  já infectou mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas cinco meses depois de ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos pela Covid-19 superou a marca de 259 mil mundialmente. Mais de 1,2 milhão de pessoas se recuperaram da doença.

Estado de São Paulo chega a 3 mil mortes por coronavírus e declara luto oficial.

Centro de SP tem aglomeração em frente à Galeria Pagé nesta terça-feira (5); taxa de isolamento foi de 48% na cidade — Foto: Reprodução/TV Globo

Centro de SP tem aglomeração em frente à Galeria Pagé nesta terça-feira (5); taxa de isolamento foi de 48% na cidade . Marília segue o mesmo modelo.

O estado de São Paulo chegou nesta quarta-feira (6) à marca de 3 mil mortes confirmadas pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O governador João Dória (PSDB) decretou luto oficial em todo o estado de São Paulo a partir desta quinta-feira (7).

São 3.045 óbitos confirmados por exame laboratorial, um aumento de 7% em relação aos números de terça-feira (5). O número de casos confirmados no estado é de 37.853, valor 10% superior ao registrado na terça.

Ao anunciar os dados oficiais em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, disse que os paulistas “precisam tomar muito cuidado” e que aqueles que não respeiram a quarentena estão “brincando com a sorte”.

“Queria reforçar a questão do número de óbitos para que as pessoas olhem para esses números e procurem se salvar em casa. Ficar em casa significa se salvar. Para que ele não se exponha e não adquira a doença, não seja mais um caso confirmado em São Paulo. Isso vai passar. Nós vamos vencer, mas nós precisamos tomar muito cuidado agora, porque nós estamos brincando com a sorte”, disse José Henrique Germann.

Há ainda 8.601 pacientes internados, entre casos confirmados e suspeitos, que aguardam resultado do teste de Covid-19. Desses mais de 8 mil pacientes internados, 3.404 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 5.197 estão em enfermarias.

As UTIs do estado de São Paulo operam hoje com taxa de ocupação de 67%. Na Grande São Paulo, a lotação é ainda maior: 86% dos leitos deste tipo estão ocupados na região metropolitana, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta.

O isolamento no estado de São Paulo na terça feria (5) se manteve em 47%, segundo dados divulgados pelo governo do estado nesta quarta. Na capital, o número também se manteve em 48%.

Em ambos os casos, o índice está bem abaixo da média mínima desejada para qualquer análise futura sobre isolamento social, de acordo com o governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo nesta quarta.

“Nós temos dito e repetido aqui que nenhuma medida de flexibilização será adotada no estado de São Paulo se não tivermos a média entre 50 e 60%. Essa é a orientação da medicina, da ciência e da saúde. Infelizmente não estamos alcançando essa média.” – João Doria

O coordenador do Centro de Contingência para Covid-19, David Uip, disse durante a coletiva que o achatamento e o pico da curva de número de casos dependem de um isolamento de no minimo 55%.

“Nós estamos vendo de um lado uma frouxidão do sistema de isolamento e de outro lado a necessidade, pela quantidade de infectados, de aumentarmos a taxa de isolamento. A única arma que nós temos é o isolamento social. Nós não temos medicamentos, nós não temos vacinas e nem teremos a curto prazo, então é absolutamente fundamental que a população continue se sacrificando. Neste momento é necessário e é a única alternativa.”

Os dados são contabilizados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social no combate à pandemia de coronavírus.

Radar regional com as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Ibitinga confirma a primeira morte por Covid-19

Ibitinga (SP) confirmou nesta quarta-feira (6) a primeira morte causada por complicações da Covid-19. Segundo informações da prefeitura, trata-se de um homem de 79 anos, que tinha fatores de risco, e que morreu no último sábado (2).

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira informa ainda que a cidade possui quatro casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

Balanço Covid-19 Ibitinga

Novos leitos para Covid-19 e tomógrafo em Pederneiras

A cidade de Pederneiras (SP) tem dois casos confirmados de coronavírus, incluindo uma morte pela doença. Mesmo com o número relativamente baixo, a prefeitura está se preparando para combater a Covid-19.

Por isso, o município abriu, na semana passada, 16 novos leitos exclusivos para pessoas com sintomas respiratórios, equipados com respiradores. Além disso, a Santa Casa conta com mais 8 leitos de UTI para a internação de pacientes com Covid-19 de uma forma mais grave.

O prefeito Vicente Minguili também informou que a Santa Casa vai receber na quinta-feira (7) um tomógrafo para auxiliar no diagnóstico da doença. Nesta quarta-feira (6), nenhum dos leitos de Covid-19 do hospital estavam ocupados.

5 mil novos testes de Covid-19 em Botucatu

Prefeitura de Botucatu agenda testes e faz algumas aplicações em casa

Uma parceria entre a Unesp e uma empresa de aviões viabilizou o processamento de cerca de 5 mil testes de diagnóstico da Covid-19 para moradores de Botucatu (SP). Ao todo, são 40 mil testes, que também serão feitos em São José dos Campos e Araraquara.

A Unesp vai realizar o exame que é considerado padrão-ouro e a expectativa é que o resultado saia em até 16 horas depois que o laboratório receber as amostras. Já a empresa vai entrar com a parte financeira, doando R$ 4 milhões para a coleta de amostras, transporte e execução das análises de diagnóstico.

Em Botucatu, os moradores que apresentarem sintomas gripais devem ligar na central de atendimento disponibilizada pela prefeitura, pelo número (14) 3811-1519, para agendar o exame.

Uru registra o primeiro caso de coronavírus

O município de Uru registrou o primeiro caso de Covid-19 nesta quarta-feira (6). Trata-se de um idoso de 75 anos que está internado na UTI do Hospital Estadual em Bauru. A cidade tinha dois casos suspeito, um foi confirmado e o outro descartado.

Centro-oeste paulista tem 563 casos, sendo 34 mortes

As prefeituras divulgam diariamente o balanço. Confira:

  1. Bauru – 132 (7 óbitos)
  2. Botucatu – 88 (5 óbitos)
  3. Jaú – 57
  4. Santa Cruz do Rio Pardo – 30
  5. Lins – 26 (4 óbitos)
  6. Marília – 25 (1 óbito)
  7. Ourinhos – 24 (4 óbitos)
  8. Assis – 22 (2 óbitos)
  9. Agudos – 19 (1 óbito)
  10. São Manuel – 15 (1 óbito)
  11. Barra Bonita – 10 (1 óbito)
  12. Quatá – 9 (2 óbitos)
  13. Garça – 7
  14. Lençóis Paulista – 7 (1 óbito)
  15. Torrinha – 7
  16. Igaraçu do Tietê – 6
  17. Piratininga – 6
  18. Bocaina – 5
  19. Ibirarema – 5
  20. Mineiros do Tietê – 5 (1 óbito)
  21. Areiópolis – 4
  22. Promissão – 4
  23. Tupã – 4 (1 óbito)
  24. Anhembi – 3
  25. Cândido Mota – 3
  26. Ibitinga – 3
  27. Macatuba – 3
  28. Pedrinhas Paulista – 3 (1 óbito)
  29. Pratânia – 3
  30. Bariri – 2
  31. Borborema – 2
  32. Borebi – 2
  33. Guaimbê – 2
  34. Itatinga – 2
  35. Paulistânia – 2
  36. Pederneiras – 2 (1 óbito)
  37. Álvaro de Carvalho – 1 (óbito)
  38. Arealva – 1
  39. Avaí – 1
  40. Chavantes – 1
  41. Dois Córregos – 1
  42. Duartina – 1
  43. Palmital – 1
  44. Pirajuí – 1
  45. Quintana – 1
  46. Reginópolis – 1
  47. Salto Grande – 1
  48. São Pedro do Turvo – 1
  49. Tabatinga – 1
  50. Uru – 1

Testes rápidos: Bauru treina profissionais da saúde para aplicar testes rápidos.

Bauru recebe os testes rápidos de Covid-19

Bauru recebeu 4,8 mil testes rápidos pra Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde. Os exames detectam anticorpos IGM/IGG e os resultados ficam saem em 15 minutos.

Os testes serão destinados aos profissionais de saúde, forças de segurança pública, profissionais e trabalhadores que exercem funções em serviços assistenciais de origem municipal, estadual ou federal, pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de idosos, pessoas portadoras de comorbidades de risco para complicação de Covid-19 e demais pessoas sintomáticas acima de 60 anos. Ao todo a cidade receberá 9,6 mil testes.

Bauru treina profissionais da saúde para aplicar testes rápidos

Bauru treina profissionais da saúde para aplicar testes rápidos (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

A prefeitura de Bauru (SP) iniciou nesta quarta-feira (6) o treinamento dos profissionais que farão a aplicação dos mais de 4 mil testes rápidos de Covid-19 recebidos do Ministério da Saúde na terça-feira (5).

O resultado dos testes sai em 15 minutos a partir de amostra de sangue e deve ser realizado após o 7º dia de início dos sintomas.

Inicialmente receberá o treinamento pelo menos um profissional de cada Unidade de Atendimento ao Covid-19, entre enfermeiras e técnicos de enfermagem, para que já comecem a fazer a detecção de pacientes infectados com o coronavírus.

Aumenta número de casos em Marília e situação começa a preocupar.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou no final da tarde desta quarta feira um novo boletim ( 61 ) dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Mais um caso foi registrado aumentando o número oficial para 25. O fato que preocupa é que; os resultados que estão chegando agora, se referem a coletas realizadas no mês de março, ou seja, estamos na primeira quinzena de maio e ainda falta o resultado dos exames do mês de abril que, pode infelizmente conotar uma nova realidade. Confira os números divulgados:

38 casos suspeitos (aguardando resultados)
13 internados (Apenas três com coronavírus)
186 descartados
25 casos confirmados
1 óbito em investigação
1 óbito confirmado
15 casos curados

NOVO CASO POSITIVO: Homem, 35 anos, morador de Marília, hipertenso, estava em local endêmico (São Paulo). Não necessitou de hospitalização. Mantém isolamento domiciliar.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.