Instituto britânico aponta elevação de 1,10 para 1,30 no índice chamado Rt (taxa de contágio) na última semana

taxa de transmissão do novo coronavírus (Rt) no Brasil nesta semana é a maior desde maio, de acordo com monitoramento do centro de controle de epidemias do Imperial College de Londres, no Reino Unido. O índice passou de 1,10 no dia 16 de novembro para 1,30 no balanço divulgado nesta terça-feira, dia 24.

A última vez que a taxa de transmissão se aproximou deste patamar no País foi na semana de 24 de maio, quando atingiu 1,31. A taxa de contágio (Rt) indica para quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus. Quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa. Isso representa o avanço da doença. De acordo com os números atuais, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130.

Há duas semanas, o número ficou em 0,68, o menor valor desde abril. A data coincide com o atraso na atualização de casos e mortes por Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Como o estudo considera esses dados, as estimativas também foram afetadas. A taxa de contágio retrata uma média nacional, sem abordar as particularidades de cada estado ou região.

A média móvel diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 496 nesta segunda-feira, 23. O cálculo registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana. Desde ontem, foram registrados mais 17.585 casos e 344 mortes, segundo levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de saúde.

Enquanto isso, Marília divulga mais 102 casos e confirma outra morte somando 81 óbitos por Covid-19

Enquanto isso, passado o período eleitoral, os casos começam a aumentar na cidade. A Prefeitura de Marília, através de boletim epidemiológico, confirmou na manhã desta terça-feira (24) mais uma morte por Covid-19. Agora a somatória na cidade é de 81 óbitos pela doença.

A vítima é um homem de 73 anos, portador de asma e câncer. Ele apresentou início de sintomas no dia 16 de novembro, como tosse e dificuldade de respirar. O mesmo compareceu no PA Sul nos dias 19 e 20, com desconforto respiratório, vindo a óbito no mesmo dia 20. O óbito estava aguardando resultado do exame, que teve confirmação positiva pra Covid-19 hoje (24).

O boletim trouxe ainda 102 novos casos confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, 5.404 pessoas testaram positivo para a doença. O número de casos em transmissão subiu para 79.

Até ontem três mortes estavam em investigação, sendo que uma foi confirmada e outra descartada. Há ainda um óbito sob suspeita. Nos hospitais, são 51 pacientes em hospitais, sendo 31 suspeitos e 20 confirmados.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.