Ato de protesto e cobrança, aconteceu na manhã de ontem, sábado (8). Cruzes de madeira e cartazes foram colocados na Praça Saturnino de Brito para chamar a atenção das autoridades sobre as pessoas que morreram devido à doença aguardando leitos de UTI.

Quem passou na manhã desta sábado pela Avenida Sampaio Vidal, nas proximidades do prédio da prefeitura municipal se deparou com uma cena triste na tradicional Praça Saturnino de Brito.

Uma espécie de memorial foi montado de forma improvisada para homenagear todos os moradores da cidade que perderam a vida para a Covid-19 enquanto aguardavam por leitos de UTI em hospitais.

Foram colocados cruzes de madeira e cartazes no local que simbolizam o momento difícil enfrentado por milhares de famílias que sofrem com alguém contaminado e vivem a angustia de não precisar ir até a UPA norte ou PA sul temendo a fila de espera que na maioria das vezes acaba chegando com uma vaga quando já não há mais tempo.

Por esta razão, o protesto principal focou justamente aqueles que perderam pessoas para a doença ainda na fila de espera. Coincidência ou não, a cidade ultrapassou a marca das 515 vítimas, em um dos últimos informes e os manifestantes cobravam maior atenção do prefeito Daniel Alonso para ações mais efetivas que resultassem em salvação de vidas.

Infelizmente, medidas restritivas de maior impacto não foram tomadas, como citamos aqui por reiteradas vezes. Hospitais de campanha, que foram prometidos em junho do ano passado, não foram abertos a tempo e, as aglomerações em ônibus do transporte coletivo e sanitização em ruas não foram adotadas, causando uma propagação ainda maior do vírus que já contaminou já quase 23.000 mil pessoas.

Enquanto a população chora pelos seus mortos, e diante de pífias e tardias ações realizadas pela administração municipal, o Ministério Público já recebeu denuncias a respeito do assunto para que possa efetuar investigações e a Câmara Municipal ensaia que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que, em tese, terá como obrigação dar uma satisfação plena e transparente para a população. Pelo menos é o que se aguarda…

A montagem deste memorial, que já foi desmontando ontem mesmo, é mais uma tentativa de sensibilizar as autoridades sobre a gravidade da pandemia, que já causou 526 mortes até o momento e infectou 22.907 pessoas em Marília. Não conseguimos a informação de que o mesmo se repetirá novamente.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.