“Região de Marília foi a única a ser colocada na fase vermelha’, a mais restritiva, na qual apenas serviços essenciais podem operar. Outras sete foram à fase laranja. Capital paulista segue na amarela.

Não foi por falta de aviso ou de sugestões para que o “Vexame” não ocorresse, e o pior; vidas não fossem ceifadas e pacientes marilienses transferidos para outras cidades ficando distantes de seus parentes.

RECUANDO : Após anunciar reabertura nesta quarta feira, Prefeito volta  atrás e decide manter comércio fechado até dia 07. | Jornal do Onibus  Marília

A falta de um política mais séria e técnica no combate a proliferação do Coronavírus com um frente ampla de ações foi sim, a principal responsável pela cidade chegar a esta situação. Marília poderia ter sido um modelo em ações preventivas, no entanto, se tornou um mau exemplo e agora pagou o preço levando a repreensível tinta vermelha do plano São Paulo. O rebaixamento acontece porque a região está com QUASE 100% dos leitos de UTI ocupados.

São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca e Taubaté, que estavam na amarela, agora regridem à laranja, na qual permanecem Sorocaba e Presidente Prudente. As demais regiões, incluindo a Grande São Paulo, seguem na fase amarela.

Com piora nos indicadores de Covid-19 na cidade e a iniciativa do prefeito Daniel Alonso em prolongar o horário de atendimento dos bares até as 23 Hs afrontando as medidas do plano, a reclassificação, prevista para ocorrer em 5 de fevereiro, foi antecipada para esta sexta feira (15) em caráter emergencial.

O anuncio não poderia ter sido pior; Marília passa a ficar na fase mais restritiva da proposta, na qual apenas serviços essenciais podem operar. Bauru e Taubaté, que estavam na amarela, foram rebaixadas para a fase laranja, na qual bares não podem funcionar. Presidente Prudente, Sorocaba e Registro seguem na fase laranja e o restante do estado permanecerá na amarela.

SP registra terceira quebra seguida de recorde histórico na abertura de  empresas | Portal Mariliense

Mais de 49 mil mortes no estado

No dia de ontem, quinta (14), o estado ultrapassou a marca de 49 mil mortes por coronavírus desde o inicio da pandemia, em meio a uma nova alta de casos, óbitos e internações pela doença após as festas de fim de ano.

A média diária de mortes por Covid-19 está acima de 200 há seis dias seguidos, valor que não era observado desde o dia 16 de setembro do ano passado.

A média móvel de mortes diárias, que considera os registros dos últimos sete dias, foi de 217 até ontem, quinta-feira (14). O valor é 55% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta da epidemia. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

Marília registra mais 3 mortes em 24 horas e já tem 10.205 casos confirmados e 3.149 suspeitos, com 133 mortes e 483 pacientes em transmissão.

Para confirmar a situação crítica da cidade, no final desta manhã, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou mais três mortes por Covid-19, chegando a 133 óbitos pela doença no município.

O primeiro óbito foi de um homem, de 54 anos, portador de asma crônica. Ele iniciou sintomas no dia 15 de dezembro, sendo avaliado pelo PA (Pronto Atendimento) Sul no dia 19, apresentando sintomas respiratórios e saturação 93%. Nos dias 22 e 23 retornou ao PA Sul para reavaliação, sendo internado dia 24 de dezembro no Hospital de Clínicas, indo a óbito no dia de ontem, quinta-feira, dia 14.

O segundo óbito foi de uma mulher, de 78 anos, portadora de doença cardiovascular, diabetes mellitus e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Ela teve contato com familiar positivo de Covid e começou a ter sintomas no dia 31 de dezembro. Foi avaliada pelo PA Sul no dia 6 de janeiro, sendo internada no HC no dia 7, onde realizou coleta de exame no mesmo dia, com resultado positivo para Covid, vindo a óbito também, no dia de ontem, quinta-feira, dia 14.

E o terceiro óbito foi de um homem, de 68 anos, portador de hipertensão arterial. Ele teve início de sintomas no dia 8 de dezembro. Foi avaliado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Castelo Branco no dia 19, referindo tosse esporádica, com quadro de diarreia e perda do apetite. Houve uma melhora do quadro clínico após quatro dias, porém ao sentir mal estar e fadiga, foram solicitados exames sorológicos para Covid em 22 de dezembro. O paciente foi internado no hospital ABHU, onde foi realizado exame PCR, com resultado positivo para Covid no dia 30 de dezembro, vindo a óbito no fatídico dia de ontem, quinta-feira, dia 14 de janeiro.

O discurso pode até ser contraditório, mas, verdade é que, algumas providências só começaram a ser tomadas nesta primeira semana de janeiro sendo que, desde o mês de abril, as principais causas já eram apontadas como festas clandestinas e excesso de passageiros nos ônibus de transporte coletivo, que por sinal não estão nem realizando higienizações e oferecendo álcool gel.

Como já citamos reiteradas vezes aqui, apesar da irresponsabilidade de muitas pessoas que insistem em burlar as medidas preventivas, a responsabilidade maior é da administração municipal. A parábola é simples, todo navio tem um comandante, todo time tem um técnico, toda empresa tem um chefe, ou seja, quem manda, serve de exemplo e consegue formar seguidores e imitadores de suas ações.

No momento, Marília já registra 10.205 casos confirmados e 3.149 casos suspeitos. Sem qualquer controle mais rígido, existem 483 casos em transmissão. 118 pacientes estão internados, sendo 72 confirmados. As UTI’s seguem com lotação máxima e até o momento são 133 mortos com dois ainda aguardando a confirmação.

Regras da Fase Vermelha do Plano São Paulo

Veja como ficam horários do comércio, serviços públicos e mais em Marília -  Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

O que fecha na fase vermelha

só operam serviços essenciais

– Shoppings, comércio e galerias não podem abrir;

– O consumo em bares e restaurantes é proibido;

– Salões de beleza e barbearias não podem funcionar;

– Eventos, convenções e atividades culturais estão suspensos;

– Atividades que geram aglomeração estão proibidos;

– Academias de esportes e centros de ginástica ficarão fechados.

O que pode abrir na fase vermelha

– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal;

– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local;

– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis;

– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;

– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais;

– Segurança: serviços de segurança pública e privada;

– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

– Construção civil e indústria: sem restrições.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.