Pode parecer mentira, mas é fato que existem pessoas que não sabem como jogar baralho ou, melhor, não estão familiarizadas com nenhum jogo de cartas.

Para a geração anterior aos anos 2000, que cresceu jogando canastra com a vó, truco com os vizinhos e poker com os primos, a probabilidade de alguém que não saiba jogar baralho (nada, zero, nadinha mesmo) pode soar como algo impossível.

Mas, se considerarmos que a geração que nasceu na era da internet e do videogame teve uma infância e opções de jogos bem diferentes, bom, é triste, mas pode acontecer.

Porém, não temas, porque aqui no JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA,  a gente não discrimina ninguém! Muito pelo contrário, queremos neste período de quarentena as famílias reunidas, seja para orar, ou, simplesmente para se divertir de forma unida naquela mesa que da sala ou da copa ou da cozinha. Por isso, separamos 3 jogos de cartas adorados por gerações para apresentar a quem quer aprender como jogar baralho. Confira!

3 jogos clássicos para você aprender como jogar baralho

Velho conhecido da humanidade, o baralho tem séculos de existência e os mais diversos jogos que se originaram a partir desse conjunto de cartas, encontra suas origens em diferentes épocas, por todo o mundo.

Cartas pertencentes ao baralho turco conservadas no Museu Topkapi, Istanbul, encontradas por L.A. Mayer em 1939. Embora não sejam anteriores a 1400, conhecem-se cartas que poderiam provir de baralhos similares e anteriores a este (séculos XII e XIII).

Passa o tempo, mudam-se culturas e hábitos e os jogos de cartas permanecem, como um lembrete feliz de que o que é bom, nunca desaparece.

Neste hall de jogos, alguns parecem se popularizar com mais facilidade, agradando e fazendo parte da rotina de pessoas das mais diversas idades e situações.

Os clássicos jogos de cartas costumam ser aqueles divertidos e fáceis de aprender a jogar, perfeitos para uma partida em qualquer lugar, seja em casa ou num bar. 

A lista é grande, mas reunimos 3 jogos que consideramos perfeitos para quem quer aprender como jogar baralho e aproveitar esse novo conhecimento para se divertir com amigos, familiares e até mesmo sozinho. 

1. Poker Texas Hold’Em

No imenso catálogo de jogos de cartas, é seguro dizer que o Poker Texas Hold’Em é provavelmente um dos mais conhecidos do mundo.

Nessa versão texana do Poker, das 5 cartas que você precisa para fazer uma boa mão e ganhar a aposta, 2 são distribuídas aos jogadores e 5 são baixadas na mesa, ficando visíveis e acessíveis a todos os participantes.

Para jogar, apenas certifique-se de ter um baralho, fichas (ou qualquer outra coisa com que apostar) e escolha um Dealer para iniciar o jogo. 

Mas fique calmo se não começar arrasando, apesar de ser fácil aprender suas regras, para pegar a verdadeira “manha” do jogo são necessárias boas horas e dias de prática.

Afinal, só aprender seu extenso vocabulário de termos e expressões  já leva um tempo considerável.

E não desanime com essas informações, lembre-se que há um motivo pelo qual o Poker se tornou uma verdadeira febre em todo o mundo, capaz de movimentar torneio milionários, servir de carreira para jogadores e garantir seu lugar de destaque nos filmes de Hollywood.

2. Truco

Para jogar Truco você precisa de pelo menos mais uma pessoa. Embora seja melhor com 4, para jogar em duplas e deixar tudo mais emocionante (e barulhento). 

Normalmente jogado com um BARALHO ESPANHOL , atualmente, nós temos 3 versões de truco praticadas no Brasil: o TRUCO MINEIRO, O TRUCO PAULISTA, E O TRUCO GAÚCHO OU GAUDÉRIO.

O objetivo principal do Truco é fazer 12 pontos antes dos seus adversários.

Os pontos são disputados em mãos que são divididas em 3 rodadas (“melhor de três”), onde cada uma começa valendo 1 ponto, sendo possível aos jogadores aumentarem para 3, 6, 9 e 12 pontos, nessa ordem. Como? Trucando!

Em cada disputa, uma carta é virada na mesa (vira) definindo quais serão as cartas mais altas (manilhas) naquela mão.

Barulhento e alegre, é difícil acreditar que o truco tem origem européia, afinal, é realmente a cara do Brasil.

Com suas expressões únicas, sinais que indicam manilhas e diversas regras extra-oficiais divertidas, como obrigar quem perdeu de zero a passar por debaixo da mesa do jogo, esse é definitivamente um jogo que você quer aprender.

3. Paciência

Finalmente, se você estiver sozinho, querendo passar o tempo, relaxar, se divertir ou testar sua concentração, Paciência é o nome do jogo que pode ser seu melhor amigo. 

Jogo de cartas para um jogador, você só precisa de um baralho e uma mesa para começar.

O jogo popular de Paciência utiliza um baralho completo (52 cartas) e o objetivo é empilhar todas as cartas em sequências agrupadas por naipes.

Durante o jogo você vira cartas do monte em uma sequência de valores de naipes alternados (naipes pretos e vermelhos). 

É preciso tempo, estratégia e, como o próprio nome sugere, ser paciente para ganhar.

A Paciência apareceu oficialmente pela primeira vez em 1783, em livros alemães, nos quais era descrito como um jogo individual, praticado para que os jogadores pudessem elevar suas habilidades para jogos competitivos.

Diz a lenda que Napoleão Bonaparte  jogou quando foi exilado na ilha de Santa Helena, para trabalhar suas habilidades mentais e estratégicas. 

Bom, certamente funcionou para ele, então, porque não dar uma chance para você e toda a família, certo? Uma dica legal, apostem, porém sem se exceder, as partidas serão muito mais emocionantes e, se possível peçam uma pizza de sua preferência….

veja 10 games grátis para jogar na quarentena pelo celular

Lista reúne jogos gratuitos para baixar em smartphones e tablets durante o período de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mário Kart, Brain Out e Johnny Trigger estão entre sugestões de games para jogar durante a quarentena do novo coronavírus pelo celular. Jogadores de todo o mundo estão em isolamento devido à pandemia do Covid-19 e, por isso, o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA separou uma lista de jogos grátis para que todos possam se divertir em seus smartphones e tablets.

Para quem prefere jogar em consoles ou no PC, há também uma lista dedicada a títulos gratuitos para essas plataformas. Confira a seleção de 10 jogos para dispositivos Android e iOS ( iPhone e iPad ) para se distrair em casa por conta do coronavírus.

Johnny Trigger é um jogo divertido para passar o tempo em seu smartphone ou tablet — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Johnny Trigger é um jogo divertido para passar o tempo em seu smartphone ou tablet — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

A maioria dos jogos conta com classificação indicativa livre, o que significa que podem ser jogados por toda a família. As exceções ficam por conta de alguns dos games mais voltados para a ação, como Johnny Trigger  e Assassino Caçador, devido à representação de armas e violência, além de Rescue Cut que traz também violência mas de forma mais cômica. O resto da lista traz títulos de quebra-cabeça, como Brain Out e Woodturning; corrida, como Mário Tour; e simuladores, como Take Off: Fligth Simulator, o liberados para todas as idades. Vamos lá então famílias de Marília e região….

1. Johnny Trigger (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: 12 anos

Um agente secreto que atira primeiro e pergunta depois: este é Johnny Trigger. O game coloca jogadores para controlar Johnny em fases lotadas com vilões da máfia enquanto ele elimina a todos com cenas de ação em câmera lenta. O papel do jogador é controlar o momento dos disparos para ter certeza que Johnny não vai errar nenhum tiro e acabar atingido.

Jump Force: todos os personagens confirmados no jogo

Jump Force: todos os personagens confirmados no jogo

2. Woodturning (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

Woodturning desafia jogadores a esculpirem certas formas em divertidos desafios — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Woodturning desafia jogadores a esculpirem certas formas em divertidos desafios — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Para usuários que procuram um tipo diferente de quebra-cabeça, Woodturning traz uma experiência curiosa na qual seu objetivo é esculpir um objeto de madeira. O objeto é girado continuamente enquanto o jogador utiliza diferentes tipos de talhadeiras para tentar chegar o mais perto possível da forma originalmente proposta.

3. Draw Climber (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

Draw Climber traz uma divertida mecânica na qual o jogador desenha as pernas de seu competidor — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Draw Climber traz uma divertida mecânica na qual o jogador desenha as pernas de seu competidor — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Uma corrida bastante estranha espera jogadores em Draw Climber, um game no qual você desenha as pernas do seu personagem. Meros riscos na tela de toque tornam-se membros que vão impulsionar o seu competidor através de percursos variados. O tipo de perna desenhado determina se o jogador consegue vencer adversários e obter moedas suficientes pelo caminho.

4. Mario Kart Tour (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

Mario Kart Tour traz a clássica fórmula da Nintendo simplificada para smartphones e tablets — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Mario Kart Tour traz a clássica fórmula da Nintendo simplificada para smartphones e tablets — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

A popular franquia de corrida com o encanador da Nintendo está presente também nos smartphones com um game viciante. Mario Kart Tour coloca jogadores para correrem em pistas tanto no Reino do Cogumelo quanto do mundo real como Londres e Paris. Seu método de controle é também simplificado com aceleração automática do kart para que o usuário se foque apenas nas curvas e no uso de itens.

5. 8 Ball Pool (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

8 Ball Pool oferece bastante variedade para os amantes de sinuca — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

8 Ball Pool oferece bastante variedade para os amantes de sinuca — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Para os amantes de sinuca, 8 Ball Poll  traz um pacote com muita variedade e confrontos contra oponentes de todo o mundo. Jogadores podem se enfrentar em partidas tradicionais de Bola 8, Bola 9, tentar a sorte em Lucky Shot para ganhar extras e mais. O game conta com diversos bares, clubes e salões como cenário e o próprio jogador pode ter uma coleção de diferente tacos para usar.

6. Take Off: Flight Simulator (Android, iPhone e PC)

Classificação Indicativa: Livre

Take Off: Flight Simulator é um simulador de avião com várias missões diferentes — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Take Off: Flight Simulator é um simulador de avião com várias missões diferentes — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

O Take Off: Flight Simulato é um popular simulador de voo que permite aos jogadores pilotarem diversos tipos de aeronaves em variadas missões. Ainda é possível abrir suas próprias companhias de aviação para realizar viagens por todo o mundo. O game tem uma estrutura de missões e administração de companhia semelhante a de simuladores de caminhão, porém com um desafio muito maior para aterrissar inteiro em vez de estacionar.

7. Brain Out (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

Brain Out apresenta quebra-cabeças simples mas sempre com alguma pegadinha para enganar os jogadores — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Brain Out apresenta quebra-cabeças simples mas sempre com alguma pegadinha para enganar os jogadores — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Para quem gosta de quebra-cabeças, Brain Out oferece uma grande quantidade deles – todos bastante desafiadores. O jogo exige que o usuário pense fora da caixa para resolver problemas que podem parecer simples mas normalmente envolvem alguma pegadinha. Ocasionalmente é possível ficar travado em alguma das questões, mas há também um sistema de ajuda em último caso.

8. Assassino Caçador – Hunter Assassin (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: 10 anos

Assassino Caçador (ou Hunter Assassin) é um jogo de ação no qual o jogador precisa eliminar inimigos sem ser avistado — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Assassino Caçador (ou Hunter Assassin) é um jogo de ação no qual o jogador precisa eliminar inimigos sem ser avistado — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Diferente de outros games de ação mobile, Assassino Caçador coloca o jogador no papel de um soldado em desvantagem contra inimigos mais poderosos e bem equipados. Sua única alternativa é eliminar seus oponentes sorrateiramente, porém é preciso estar atento ao fato de que ao eliminar um inimigo os outros vêm verificar o que aconteceu com ele.

9. Rescue Cut (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: 14 anos

Em Rescue Cut jogadores tentam resgatar um homem pendurado sem o machucar por acidente — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Em Rescue Cut jogadores tentam resgatar um homem pendurado sem o machucar por acidente — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Resgatar um homem pendurado ao cortar uma corta parece uma premissa bastante simples, porém Rescue Cut apresenta diversas situações progressivamente mais complexas. O jogador interage com a tela apenas ao cortar cordas. O movimento dos objetos pendurados podem lançar o homem pendurado para sua liberdade ou para espinhos e outras armadilhas.

10. Parkour Race (Android e iPhone)

Classificação Indicativa: Livre

Parkour Race traz um estilo de corrida infinita um pouco diferente do tradicional com saltos e manobras — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Parkour Race traz um estilo de corrida infinita um pouco diferente do tradicional com saltos e manobras — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Jogos de corrida infinita não são novidade, mas Parkour Race introduz um interessante elemento de parkour à jogabilidade e também de competição. Usuários apenas precisam mover seu personagem para a esquerda ou direita na tela. Porém, de acordo com o cenário, eles podem executar saltos, deslizar por baixo de obstáculos e até correr pelas paredes – tudo para tentar chegar à frente dos outros personagens.

Se você gostou das sugestões para otimizar sua quarentena em família, compartilhe essa matéria e vamos transformar este período em grandes momentos de diversão entre os amigos e entes queridos. Uma campanha do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.