É importante lembrar que a quarentena não é um período de férias, por este motivo, os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado

O mundo todo está vivendo um período crítico por conta da pandemia covid-19, e por este motivo, várias Instituições estão cancelando suas atividades. Em praticamente todo o país as aulas tanto de escolas públicas quanto privadas, foram suspensas até o final de março por orientações do Governo.

Por conta dessa suspensão famílias que tem crianças e adolescentes precisam usar a criatividade para entreter e educar os filhos em casa. Mas o que fazer nos casos em que colégios não ofereçam atividades pela internet? Como manter o ritmo de aprendizado das crianças? Veja algumas dicas para os pais que querem adaptar os estudos a essa nova situação, e até mesmo atividades para entreter os pequenos.

Organizar uma rotina para os filhos

Primeiramente é importante lembrar que a quarentena não é um período de férias, por este motivo, os pais  devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado. 

Nas redes sociais, como o Instagram, contadores de histórias já estão fazendo lives. Ainda tem a opção de jogos educativos e os canais do Youtube.

A leitura, é uma atividade para todas as idades. Um momento ideal para a família relembrar histórias que marcaram a infância. Uma dica para tornar a leitura divertida é fazer uma “cabaninha” com lençol e ler um livro com uma lanterna.

Crianças de 6 meses até 3 anos de idade precisam trabalhar as áreas do cérebro voltadas à atenção, a memória operacional, que está relacionada ao raciocínio e aprendizado e a linguagem. Brincadeiras simples, como “esconde/achou” ou jogos de imitação, que envolvam repetições de gestos ou ações, já funcionam como bons desafios para exercitar a mente dos pequenos.

Brincadeiras

É importante adaptar brincadeiras e atividades no dia a dia das crianças. Resgatar brincadeiras de infância como pular corda ou amarelinha, pode ser interessante como atividade física. Além dessas brincadeiras ajudar a gastar energia, não exigem muito espaço. Um corredor de casa pode se transformar em amarelinha. 

Outras brincadeiras também ajudam a desenvolver a coordenação motora dos pequenos. Pular elástico ou corda e brincar com o bambolê são ótimos para isso. 

Brincar com massinha, também é uma boa pedida e se os pais não tiverem em casa, eles podem fazer utilizando farinha de trigo.

Jogos de montar e encaixar peças exigem também atenção e foco. Bolinha de sabão é distração garantida.

Para as crianças que estão cursando no ensino fundamental I é interessante manter o foco nas matérias já apresentadas. Atividades que envolvam a escrita ou o ato de soletrar, como jogar Stop, podem e devem ser adaptadas e reinventadas para ajudar os pais na tarefa de educar. Encontrar as palavras na forca também vale. 

Os jogos de tabuleiro também são excelentes para brincar em família. Além de entreter, os jogos desenvolvem aspectos sociais, cognitivos e desenvolvem o lado afetivo de saber ganhar ou perder. 

E que tal adaptar o velho bingo para contas matemáticas ou português?

Adolescentes

Durante a pré-adolescência os interesses e as necessidades mudam. Por isso, o YouTube pode ser útil para entreter e educar. Existem alguns canais que focam  no aprendizado através de experiências, viagens e mais, mantém um conteúdo informativo e relevante para toda a família.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL R.7

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.