Motoristas estão deixando aberto o porta malas de seus veículos para impedir que ladrões quebrem os vidros dos carros para roubar. Esta foi uma maneira encontrada por pessoas que residem na Califórnia, estado localizado na costa oeste dos Estados Unidos.

Para evitar a sensação horrível que surge depois de ter um carro arrombado, os motoristas não conseguiam mais ver outra solução. O número de arrombamentos de carros aumentou no estado norte-americano. Informações locais afirmam que, em 2021, houve um aumento de 32% nos furtos de veículos em comparação com o ano anterior. Em geral, na Califórnia, há uma onda crescente de crimes que incluem saques em carros parados e em lojas.

Uma foto vista nas redes sociais mostrava dois SUVs estacionados lado a lado, na Baía de São Francisco, com os porta-malas abertos e nenhum dono à vista. A cena indicava ser aquele o único recurso dos motoristas para evitarem, pelo menos, o vandalismo em seus veículos.

Parisa Hemmat, dona de uma loja de flores em Oakland, na Califórnia, deixou a porta traseira de seu SUV aberta para mostrar aos possíveis ladrões que não há nada para roubar no veículo. “Não há nada em meu carro e eles [os ladrões] podem ver que não há nada para levar”, disse.

Motoristas não devem deixar seus veículos abertos

A polícia local não vê com bons olhos essa tática. O ex-chefe adjunto do Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), Garret Tom, diz que deixar a porta aberta para ladrões é literalmente abrir a porta para mais problemas. Dentre os erros desse método inusitado usado pelos proprietários de veículos, Tom aponta a possibilidade dos ladrões roubarem documentos no porta-luvas e até mesmo vandalizarem o interior dos carros, levando a bateria embora ou o próprio carro inteiro.

Para o oficial de informação pública do SFPD, Adam Lobsinger, não é assim que funciona a prevenção ao crime. “As pessoas devem apenas se certificar de que não deixaram nada de valioso no carro e que ele está trancado. Caso ocorra uma invasão, elas devem denunciar à polícia e, assim, contribuir com dados para a identificação dos focos de crime. O que, por sua vez, leva a mais ações policiais naquela área”, explica.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.