Quem nunca esticou a mão para fazer carinho num cãozinho vira-lata caramelo que aparece do nada por aí? Ele, que já sofreu tanto nas sarjetas, hoje ele vive seu auge, sendo devidamente exaltado como um representante digno da cultura brasileira. Como isso aconteceu? A verdade é que o cãozinho já foi muito humilhado no Brasil.

Por influência da cultura pop ou do estilo de vida, as raças de cachorro mais populares variam conforme a época. No entanto, se tem um cão que nunca sai de moda no Brasil esse peludo é, sem dúvida, o vira-lata caramelo!

De acordo com pesquisas realizadas por diferentes instituições, os cães sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros. Embora possam ter diferentes cores, tamanhos e características, muitos deles são assim: de porte médio, pelo curto e pelagem ocre. Tanto é que é difícil passar um dia sem trombar com um cachorro caramelo vira-lata por aí, né?

Quer saber mais sobre o pet mais amado e famoso do país?

Como muita gente sabe, em geral as raças de cachorro não surgiram de maneira espontânea. Ao contrário, elas são resultado de cruzamentos seletivos a fim de realçar e de reproduzir certas características.

Já os cães vira-lata vêm de cruzamentos em que manter a pureza das raças não é uma preocupação. Mais do que isso: muitos são resultado de gerações e gerações de cruzamentos aleatórios. Daí a dificuldade de estabelecer a origem do cachorro vira-lata!

Um bom exemplo disso vem dos resultados de uma pesquisa realizada pelo projeto MuttMix, em 2018. Eles revelaram o quanto é praticamente impossível determinar a olho nu as raças que deram origem a um indivíduo vira-lata.

Vira-lata caramelo: por que ele é um símbolo nacional?

Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas, muitos veem o pet praticamente todos os dias. No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.