A década foi marcada por grandes avanços tecnológicos, criação de aplicativos, smartphones e formas de deixar a sociedade cada vez mais conectada.

Parece que foi ontem que começou, mas a década de 2010 já está chegando ao fim. O período foi marcado por grandes avanços tecnológicos, criação de aplicativos, smartphones e formas de deixar a sociedade cada vez mais conectada.

Há cerca de 10 anos, certamente, não era possível imaginar que hoje teríamos uma junção de vários equipamentos em apenas um telefone celular, na palma da mão. E se alguém dissesse, em 2010, que as redes sociais teriam uma mega evolução e seria método de ganhar dinheiro?

A década, sem dúvidas, foi um período de grandes revoluções. Certamente, se relembrarmos algum objeto da moda daquele ano, hoje pensaremos que é algo muito antigo. Para apimentar um pouco a nostalgia, o jornal online Folha Vitória listou 12 coisas que estavam na moda em 2010, mas que agora são tecnologias totalmente ultrapassadas. Confira:

Orkut

Se atualmente a internet é cheia de influenciadores digitais que usam as redes sociais para ganharem dinheiro, naquela época, há pouco anos da extinção, o saudoso Orkut era a mídia social do momento. O principal passatempo da galera conectada era participar de comunidades, deixar depoimentos e até aqueles famosos recados animados.

Pendrives

Um pendrive com capacidade de armazenar 4 gigabites de arquivos parecia algo gigantesco para a época, quando o dispositivo ainda não tinha muita capacidade. Atualmente, o objeto ainda é utilizado, mas foi substituído pelo arquivamento em nuvens, totalmente conectado à internet.

MP4 Player

Antes mesmo das famosas plataformas de música por streaming, a moda era o armazenamento de músicas e vídeos em MP4 players ou em MP3 players. A capacidade de armazenamento era variável, mas ter as músicas preferidas em um pequeno aparelho era algo inovador e desejado por muitos.

Sites de música

Se havia um aparelho para guardar e ouvir as músicas preferidas, era preciso, também ter alguma forma de encontrar as canções. Além de comprar os CDs dos artistas, também era possível baixar muitas músicas em sites especializados no assunto. Alguns deles, inclusive, eram ilegais. Atualmente, basta utilizar um aplicativo de streaming e ouvir qualquer música e em qualquer lugar.

Aparelhos de Som

Com capacidade para até três CDs, toca fitas K7 e os mais tecnológicos com entradas USB. Assim eram os aparelhos de som do início da década de 2010. Ouvir um álbum completo dos artistas preferidos era muito comum. Agora, os equipamentos foram substituídos por caixas de som portáteis e tecnologia bluetooth.

Bandas Restart, Djavú

Por falar em músicas, duas das bandas mais famosas do início da década eram os coloridos Restart e o tecnobrega do Djavú. Com músicas em estilos diferentes, as duas bandas não saíam da cabeça daqueles que curtiam o som. Os meninos do Restart, inclusive, lançaram moda com os cabelos arrepiados e as roupas coloridas.

Câmeras digitais

Hoje, os shows são tomados pelos Stories, fotos e vídeos de smartphones, mas no início da década, as famosas e desejadas câmeras digitais estavam no auge. Para uma geração que acabava de sair da era analógica e dos filmes de 12, 24 ou 36 poses, fazer fotos com quantidade quase ilimitada revolucionou a história da fotografia.

Aparelho GPS

O que ainda era novidade no início da década, atualmente já foi agregado e está bem melhor nos smartphones. Os aparelhos GPS apareceram para dar uma ajudinha para aqueles que não conhecem um determinado local e precisam chegar com mais facilidade a um endereço específico. O aparelho era similar a um smatphone e hoje, raramente é encontrado.

BluRay

Com a promessa de ser o avanço tecnológico do DVD, os aparelhos e discos BluRays ofereciam uma qualidade de som, imagem e capacidade superior aos filmes e vídeos registrados. No entanto, a tecnologia não vingou muito. Atualmente, com o avanço das plataformas de streaming e dos sites de vídeos, é raro encontrar quem tenha um desses em casa.

Vídeolocadoras

Sim, em 2010 ainda era comum encontrar diversas locadoras de filmes espalhados pela cidade. Se hoje muitos passam horas escolhendo o que vai assistir com um controle remoto na mão, naquela época era comum ficar um bom tempo nas locadoras escolhendo os filmes do final de semana. Hoje em dia é raríssimo encontrar algum estabelecimento do tipo.

Pulseiras do sexo

Polêmicas e muito desejadas por muitos adolescentes e jovens naquela época, as pulseiras coloridas, conhecidas como pulseiras do sexo, eram usadas por causa da moda. Muitas pessoas alegavam que os objetos favoreceriam as ocorrências de abusos sexuais. Pouco tempo depois, a moda passou e as pulseiras não eram mais facilmente encontradas.

Icegurt

Essa é para deixar saudades mesmo. Em uma região com temperaturas elevadas como o oeste paulista e, em especial a nossa cidade de Marília, nada era melhor do que encontrar, nas ruas, um vendedor com um carrinho de Icegurt. O produto era parecido com o famoso chup-chup e, com um preço acessível, caiu no gosto do povo. Pouco tempo depois, a moda do momento desapareceu do Brasil. Segundo o site Tricurioso, questões financeiras e legais foram as responsáveis pelo fim de uma era.

E você, lembra de alguma coisa que era moda em 2010 ou durante a década, mas não existe mais ? Então anote nos comentários, afinal, recordar é viver em uma época de evolução tão rápida.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.