Poderia ser intriga da oposição, ou mesmo uma fake news de final de semana, mas não é. Por incrível que pareça o fato ocorreu em área central da cidade, aliás ao lado da prefeitura e câmara municipal, na praça Saturnino de Brito, uma das mais tradicionais de Marília.

Um cidadão que passava pelo local, acabou filmando a cena dos roedores passeando por toda a serigueira e soltou nas redes sociais. O vídeo virou febre na tarde desta sábado e, ao mesmo tempo causou indignação por aqueles que em tempos áureos contemplavam e passeavam pelo mesma.

Convém lembrar que, o slogan desta administração no inicio era; ” CIDADE LINDA, LIMPA E PRÓSPERA”, justamente para reverter o cenário da administração anterior que é lembrada por um dezembro repleto de sacos de lixo por todas as ruas da cidade. Infelizmente, este é o retrato de uma cidade que há anos sofre com a penúria de administrações pífias, onde até os ratos fazem a festa. Confira o vídeo acessando nosso canal no Youtube: https://youtu.be/25vPwPSR_Tg

Os roedores são responsáveis pela transmissão de pelo menos 40 doenças, e o rato é considerado o principal transmissor. Entre todas as enfermidades podemos citar: leptospirose, peste bubônica, tifo murinho, febre de mordida de rato, raiva, sarnas, triquinose, salmonelose, micoses, hantavirose, entre outras.

A leptospirose, por exemplo, é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

A praça se transformou em ponto de encontro de moradores de rua, a exemplo do que já acontece com a praça Maria Izabel ( Praça São Bento) e, se tornou rotineiro os mesmos se alimentarem por ali desprezando o resto de marmitas ao pé desta que é uma das mais antigas e históricas árvores da cidade.

Como já não se bastasse a preocupação com o coronavírus, nos deparamos com a triste realidade dos números crescentes da dengue que já ultrapassaram a marca dos mil casos e, aumentando a cada dia. Temos agora, mais um sinal de alerta em pleno centro da cidade com doenças consideradas ultrapassadas, mas, que transmitidas por roedores, matam.

Não há um trabalho eficaz da secretaria competente para a limpeza do local, que, um dia já foi cartão de visita e ponto de encontro de muitos amigos e casais em meados dos anos 60, 70 e 80. Infelizmente, este é o retrato de uma administração perdida entre o egocentrismo e a arrogância menosprezando seu povo. Retrato atual de uma cidade, simbolo de amor e liberdade…. até mesmo para os ratos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.