A medida já foi implantada na cidade de Artur Nogueira (SP) desde o dia 22 ( domingo ) de março para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus. A medida proposta é o aproveitamento de aviões agrícolas, já utilizados na eliminação de pragas.

Depois de um longo silêncio, porém com atividades voltadas para ações sociais que preferiu não divulgar por enquanto, o vice-prefeito Antonio Augusto Ambrósio (Tato) concedeu uma entrevista ao JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, mostrando-se preocupado com a evolução do COVID-19.

Em suas palavras, Tato Ambrósio sugeriu à Administração Municipal uma pulverização aérea de diluição de água sanitária contra o Covid-19. A proposta é o aproveitamento de aviões agrícolas, já utilizados na eliminação de pragas. Nas áreas de difícil alcance, outros recursos do Campo seriam operados, como tratores e maquinários.

Deputado propõe projetos que proíbem agrotóxicos e pulverização ...

Pelo que apuramos, ideia semelhante foi adotada pela Prefeitura de Artur Nogueira (SP) que começou a aplicar, na noite domingo retrasado (22), uma mistura à base de cloro e água para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus. A medida adotada chamou a atenção dos moradores. Segundo médico patologista, a limpeza funciona no combate a doença e não oferece risco à população.

Segundo a prefeitura, a pulverização é feita com uma bomba de pressão e será realizada em todos os pontos públicos e privados com grande concentração de pessoas, como postos de saúde, rodoviária, supermercados, bancos, entre outros, tanto nas fachadas, quando dentro dos ambientes.

Os profissionais da saúde utilizam equipamentos de proteção individual completo, incluindo roupa especial. A Secretaria de Saúde do município faz a pulverização no período noturno. De acordo com o médico patologista Alex Galoro, a medida foi utilizada com sucesso em outros países e é um método eficaz de combate ao coronavírus.

“Devido à presença do vírus ativo na superfície, quanto mais esterilizar, maior a efetividade e diminuição do contágio por esses meios. O cloro tem uma ação oxidante e atua direto na parede celular do vírus. Dessa forma, ele consegue matar e inativar esse agentes patológicos”, explica.

Prefeitura de Artur Nogueira (SP) começa aplicação de mistura à base de cloro para combater coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV

Segundo Galoro, o método não oferece risco à saúde das pessoas. Ele orienta ainda que limpeza dentro das residências também pode ser feita com água sanitária, mas precisa ser repetida várias vezes.

“A concentração que é utilizada desses agentes não é nociva para a saúde humana. É interessante fazer fora dos horários de maior circulação de pessoas para que seja mais efetivo e que não tenha contato com o público”, disse.

Prefeitura de Artur Nogueira começa aplicação de mistura à base de cloro para combater coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV

Questionado novamente sobre o seu afastamento desde novembro de 2018, O vice prefeito citou estar atuante e atento as necessidades do povo, porém com ações realizadas no anonimato e que este momento requer a união de todos para o combate ao COVID-19.

“O momento não é de rixas políticas, é de salvar vidas. Entrei em contato com o secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, e com o gestor da Fazenda, Levi Gomes, e apresentei essa sugestão. O coronavírus hoje é o nosso adversário em comum e, é ele que temos que combater”, declarou.

De acordo com o vice-prefeito, por contra do período entressafra, o momento é oportuno para solicitar o apoio do Campo para a pulverização aérea. “A medida funciona nas plantações para o controle de pragas e funcionaria nas cidades. A lavagem do solo, como tem sido feita não elimina o vírus que esteja nas superfícies, como paredes, janelas, vidros, maçanetas, etc”.

A alternativa da água sanitária se apoia na afirmação de autoridades de Saúde sobre a eficácia desse composto e o vice prefeito acrescentou; “O Coronavírus tem uma capa de proteína que o protege, mas que não resiste à água sanitária. Por outro lado trata-se de um produto comum que não faria mal à população”.

1ne6ilq15vlb3utnblk3lz3nk

Tato Ambrósio declarou que adotou a medida de limpeza, com uma diluição de água sanitária e álcool em água, em sua casa e em sua empresa, a Estruturas Metálicas Brasil.

“Em locais menores é possível limpar chão e superfícies, mas no caso da cidade a pulverização com aviões agrícolas poderia resolver essa questão”. Para as regiões periféricas da cidade, onde a pulverização aérea não surtiria efeito, sugere o uso de tratores e maquinários agrícolas.  

Audiência Pública em Porto Alegre vai debater pulverização ...

Ele é contra a abertura do comércio, sendo favorável ao trabalho alternativo dentro das empresas, sem atendimento presencial a representantes ou clientes e seguindo todas as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Antes do decreto municipal e estadual de fechamento das empresas, já havíamos dispensado os funcionários com mais de 60 anos ou com algum comprometimento de saúde, finalizou.

USO DA ÁGUA SANITÁRIA CONTRA O CORONAVÍRUS

Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS (em inglês WHO: World Health Organization), o coronavírus humano pode permanecer infeccioso em superfícies inanimadas (chão e certos objetos) por até 9 dias. Portanto, acredita-se que o SARS-Cov-2, causador da doença Covid-19, apresente um comportamento similar. Então, deve-se ter cuidado, pois os pneus dos automóveis podem trazer o vírus para as dependências de sua residência e a sola de calçados pode carregar o vírus para dentro das casas, hospitais, farmácias, supermercados, etc.

Embora o álcool líquido ou em gel 70% seja um dos produtos mais indicados para a desinfecção contra o coronavírus, torna-se impraticável usá-lo para limpar pisos ou grandes superfícies. Uma das alternativas contra o SARS-Cov-2 seria a água sanitária, um produto sanitizante que contém em sua formulação o hipoclorito, que por sua vez, gera cloro ativo que ataca e inativa o coronavírus.

Contudo, de acordo com orientações da OMS e recente publicação sobre agentes biocidas, a água sanitária deve ser usada com certos cuidados e em concentrações específicas para aplicações distintas. A tabela abaixo apresenta as concentrações indicadas para cada finalidade.

ConcentraçãoAplicações (recomenda-se usar borrifadores)
0,1%
É a concentração mais comum e usada no combate ao novo coronavírus.
 Objetos tocáveis: Maçanetas, corrimões, torneiras, interruptores.
– EPIs: Luvas não descartáveis, óculos de segurança de plástico, protetor facial do tipo visor.
– Móveis: camas, aparadores, cabeceiras, cadeiras, escrivaninhas, etc.
– Superfícies em banheiros: pia, vaso sanitário, aparadores, torneiras, azulejos, etc.
0,5%
A água sanitária nessa concentração é indicada, principalmente, para desinfecção de superfícies que possam conter secreções ou fluidos corporais de suspeitos de infecção.

– Pisos e calçadas.

– Objetos que façam contato direto com o chão: base de bengalas, de andadores, pneus, sola de calçados, etc.

Cuidados:

1-Em todas as situações, recomenda-se que, objetos, pisos ou azulejos sejam limpos com água e sabão antes da aplicação da água sanitária;

2-Preparar a solução de água sanitária em local arejado, de preferência com luvas;

3-A água sanitária não poderá estar vencida, e o frasco deve ser mantido sempre fechado, para evitar a evaporação do cloro, que pode fazer variar a concentração do princípio ativo;

4-Não misturar com outras substâncias: somente água sanitária e água limpa (da torneira);

5-A água sanitária pode manchar tecidos, couro ou madeira que contenham pigmentos (coloridos), por isso recomenda-se cautela;

6-Espere secar antes de manusear objetos ou transitar;

7-Em caso de problemas com o cheiro da água sanitária pode-se enxaguar ou passar um pano umedecido com água após 10 minutos da aplicação;

8-Para limpeza da sola de calçados, umedeça um pano com a solução e esfregue bem;

9-Recomenda-se a limpeza diária de locais de circulação pública ou em residências com suspeitos de infecção;                                       

10-Não armazene a mistura pronta, ela deve ser preparada no ato de usar. Se sobrar, jogue em ralos ou canaletas.

ATENÇÃO: Lavar as mãos com água e sabão continua sendo a principal recomendação nessa luta contra o coronavírus!
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.