A saúde bucal vai muito além da estética. Entre os inúmeros benefícios, os cuidados com a boca permitem melhora na qualidade de vida e, também, no rendimento nas atividades físicas, em especial dos atletas de alto rendimento. Nova parceria da Universidade de Marília (Unimar) visa garantir, ainda mais, a saúde dos jogadores do Marília Atlético Clube (MAC), com atendimentos realizados pelos acadêmicos e docentes do curso de Odontologia.

Segundo o coordenador da Clínica Odontológica da Unimar, Marcus Vinicius Tenuta Araújo, é fundamental manter a saúde bucal dos atletas em dia. “O trabalho é importante, porque investe na saúde do atleta, de maneira que, além da melhora do desempenho atlético que o jogador vai desenvolver pela equipe, também, irá representará melhora na sua qualidade de vida”, conta.

O diretor executivo do MAC, Vagner Silva, destaca os vários benefícios destes cuidados. “O tratamento odontológico é extremamente importante para um atleta de alto rendimento. Ao contrário do que muitos pensam, não é só pela questão da estética, mas estudos mostram que o tratamento odontológico contribui na diminuição dos riscos de lesões, uma vez que as cáries e infecções na gengiva podem atingir a corrente sanguínea e, consequentemente, os músculos, agravando ou dificultando o tratamento dessas lesões”, explica.

Ainda segundo Vagner, estar com a saúde bucal em dia colabora, também, com a correção postural do atleta. “Por incrível que pareça, a correção da mordida contribui com o equilíbrio motor do atleta. O tratamento odontológico corrige o alinhamento da mordida repercutindo no alinhamento de cabeça, coluna, do quadril e consequentemente, no equilíbrio nas pernas. Quando não há equilíbrio, o próprio corpo tenta gerar compensações exigindo mais que uma musculatura normal, ocasionando as lesões”, complementa.

Os atendimentos realizados pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Unimar surgem como extensão da parceria que a Universidade possui com o clube, já firmados com os cursos de educação física e nutrição. “A parceria proporciona aos alunos o contato com a odontologia do esporte, nova área em ascensão, que reforça o conceito de saúde integralizada, em que o organismo é entendido como um todo. Assim, as questões são tratadas pelos especialistas em busca do equilíbrio de saúde, o que para um atleta de alto rendimento é fundamental”, destaca Marcus.

Os atletas foram avaliados no período pré-treino e naqueles em que houve a identificação das necessidades de cuidados, o tratamento foi iniciado e terá sequência na Clínica de Odontologia da Unimar.

A coordenadora do curso de Odontologia da Unimar, Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, destaca a importância da parceria. “Para os alunos que atendem na Clínica Odontológica, a parceria é mais
um diferencial para sua formação, pois a atuação se dá com um público diferente dos quais estão acostumados a atender. O acesso ao novo atendimento causa grande benefício, tanto para os atletas quanto aos alunos. Nós, docentes do curso de Odontologia, nos sentimos honrados em fazer parte deste atendimento, porque contribuímos com a saúde dos atletas e, também, a experiência profissional dos nossos alunos”, finaliza.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.